Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Village People

Saiba mais sobre o grupo que virou símbolo da música gay.



Ícone da música gay, o grupo norte-americano Village People conquistou os holofotes no final dos anos 70, pegando carona na era Disco. Idealizado pelos produtores musicais Jacques Morali e Henri Belolo, a formação clássica era composta por Victor Willis (policial), Felipe Rose (índio norte-americano), Jeff Olson (cowboy), David Hodo (operário), Alex Briley (soldado) e Glenn M. Hughes (motociclista). O nome do grupo foi inspirado no reduto homessexual, concentrado no Greenwich Village, em Nova Iorque.

Essas fantasias que usavam eram justamente uma provocação à sociedade, além de letras animadas com pequenas ironias, muitas vezes não percebidas por heterossexuais. O estouro do grupo aconteceu primeiramente na Inglaterra, em 1977, com o hit San Francisco (You´ve Got Me). A consagravação veio no ano seguinte, em Nova Iorque, com o sucesso do single Macho Man - até a música de maior êxito do conjunto. Ainda em 1978, eles lançaram o LP Cruisin´, seguido de Go West, em 1979. Desse trabalho, a faixa-título destacou-se nas pistas de dança de todo o país - em 1993, a canção foi regravada pela dupla Pet Shop Boys.

Nos anos 80, lançaram mais álbuns de estúdio, sendo o último, Sex Over the Phone, de 1985. Entre os outros hits do Village People, estão as músicas YMCA (com direito a coreografia, que ficou eternizada) e In The Navy. Em 1980, o grupo estreou nas telonas com o filme Can´t Stop the Music, considerado o pior do ano, abocanhando o troféu Framboesa de Ouro. Em 2001, o "motociclista" Glenn M. Hughes, faleceu em decorrência de um câncer no pulmão. Com isso, mudou-se a formação da banda algumas vezes.

Atualmente, é composto por Felipe Rose (índio), Alex Briley (soldado), David Hodo (operário), Jeff Olson (cowboy), Ray Simpson (policial, no lugar de Victor Willis) e Eric Anzalone (motociclista, no lugar de Glenn M. Hughes). O grupo já esteve em terras brasileiras diversas vezes. Em maio de 2011, eles retornaram ao país para uma única apresentação, em São Paulo.

Foto: Divulgação / Myspace oficial

Site oficial: http://www.officialvillagepeople.com/


Atualizado em 1 Dez 2011.

Mais notícias

Agenda: lives imperdíveis em março de 2021

Shows

Lives de Carnaval: confira a agenda completa dos shows virtuais

Shows

Agenda: lives imperdíveis de fevereiro de 2021

Shows

Shows nacionais em São Paulo em 2021

Shows

Shows internacionais em São Paulo em 2021

Shows

Confira a agenda de lives imperdíveis em dezembro de 2020

Shows