Guia da Semana

Foto:Divulgação


Pela sexta vez, durante 24 horas, São Paulo recebe evento que reúne artes, música, dança, teatro e cinema por toda a cidade. A Virada Cultural 2010 ocupa o centro da capital paulista em 47 pontos. Realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival pretende reunir mais de cinco milhões de pessoas. O Guia da Semana separou alguns dos shows que acontecem no primeiro dia, 15 de maio.

Para os apaixonados por música clássica, a Estação da Luz receberá programação especial. Com regência de João Maurício Galindo, a Jazz Sinfônica inicia a noite às 18h. No programa estão obras de Cole Porter, Robert Irving III, Billy Strayhorn, David Liebman e Johnny Richards, entre outras. Criada em abril de 1990, a big band já se apresentou ao lado de Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, João Donato e Hermeto Paschoal.

A Praça Julio Prestes recebe artistas nacionais e internacionais de diversos estilos. Às 18h, abrem o espetáculo Barbarito Torres e Ignacio Mazacote. Torres, "o rei do alaúde", é um dos criadores do Buena Vista Social Club, enquanto Mazacote destaca-se no conjunto La Sonora Cubana e é fundador do Afro Cuban All Stars. Mazacote é compositor dos hits Cuéntame de Ti e Muere una Ilusión.

No palco Vieira do Carvalho, no Largo do Arouche, às 21h, André Abujamra e a Banda Desengolçalves prestam homenagem a um dos grandes intérpretes da música brasileira: Nelson Gonçalves. Os clássicos do cantor ganham toques de blues, bolero e ska. O público poderá ouvir A Volta do Boêmio, Negue e Ai, Que Saudades da Amélia. O grupo é formado por André Abujamra (guitarra), Guilhermoso Wild Chicken (voz), Loco Sosa (bateria) e Odayr Baptista (contrabaixo).

Já a Praça da República reunirá amantes do samba. Wilson Simonal e Max de Castro, às 23h, apresentam o Baile do Simonal, projeto em que homenageiam o pai Wilson Simonal. O repertório é composto por canções lançadas nos anos 60 e 70 por Simonal, como Mustang Cor de Sangue, Terezinha, País Tropical, Nem Vem Que Não Tem, Balanço Zona Sul, Mamãe Passou Açúcar Em Mim, Que Maravilha, Aqui É o País do Futebol e Meu Limão, Meu Limoeiro, entre outras.

Confira aqui a programação completa dos shows da Virada Cultural 2010.

Atualizado em 6 Set 2011.