Guia da Semana

Por Marjorie Ribeiro

As luzes se apagam. De repente, as inconfundíveis batidas de coração - que parecem influenciar a sua própria respiração - seguidas do som da caixa registradora. I've always been mad, I know I've been mad, like the most of us have. Very hard to explain why you're mad, even if you're not mad.* As gargalhadas e, enfim, o grito.


É com a clássica Speak to me que começa a imersão coletiva em parte do material inédito do Pink Floyd que chega no Brasil no segundo semestre. A canção abre o filme da turnê do álbum The Dark Side of the Moon, de 1975 na América do Norte, que será lançado junto com um grande projeto da gravadora EMI - que assina novo contrato com a banda, encerrando uma disputa judicial.

Com um apelo semelhante ao da discografia dos Beatles relançada no ano passado, Why Pink Floyd ... ? traz de volta ao mercado, em 26 de setembro, os 14 discos da lendária banda de rock progressivo. Todos os discos originais de estúdio foram remasterizados digitalmente por James Guthrie (co-produtor de The Wall) e ganharam capas novas e livretos criados pelo colaborador artístico de longa data da banda, Storm Thorgerson.

Três lançamentos

Os três álbuns mais vendidos da banda, The Dark Side of The Moon (1973), Wish you were here (1975) e The Wall (1979) têm versões especiais, respectivamente, em 26 de setembro de 2011, 7 de novembro de 2011 e 27 de fevereiro de 2012. Nas datas, serão apresentadas duas edições diferentes de cada um dos discos. Uma delas é a Experience, que traz o trabalho original remasterizado e outro bônus no formato digipak.

A outra, que promete seduzir colecionadores, é a Immersion, que conta com um box com material remasterizado, reproduções de memorabilia, arquivos audiovisuais inéditos em CD's, DVD's e Blu-ray, além de um livreto de 40 páginas com fotografias editadas por ninguém menos que Jill Furmanovskym, que viajou por anos clicando a banda.

Em 7 de novembro deste ano chega também ao mercado brasileiro uma coletânea com as canções mais conhecidas do grupo pela primeira vez reunidas em um álbum que recebe o nome de A Foot In The Door -The Best of Pink Floyd. Além disso, a versão 5.1 de Wish You Were Here, mixado por James Guthrie, também será distribuída, paralelamente, pelo selo independente Acoustic Sounds.

Raridades

E para quem parou o olho na palavra inédito e não conseguiu ler mais nada, pode ficar boquiaberto novamente: serão sim lançados arquivos audiovisuais nunca antes gravados. Como a banda frequentemente apresentava em seus shows algumas das músicas novas que entrariam para o próximo álbum, duas delas ficaram perdidas e, por algum motivo, não chegaram a serem gravadas. São elas: Ravind & Drooling e You've Got to Be Crazy. Ambas entrarão no pacote Wish You Were Here, que será vendido em novembro.

No mesmo lançamento, outra faixa merece atenção especial. A canção que dá nome ao disco ganha outros ares com a participação especial do consagrado violinista Stephane Grappele. Para quem ficou curioso só de pensar na inserção de um violino na já angelical Wish You Were Here pode deixar sua imaginação fluir: a sensação ao ouvi-la é de estar nos céus.

Das raridades, destaca-se também a íntegra do show Dark Side of the Moon, em 1974 no Wembley Stadium, uma gravação da BBC Radio que nunca foi lançada oficialmente. Nele, a famosa Money aparece em uma versão diferente, mais light e menos rock'n'roll. Como o lançamento do pacote The Wall será somente no ano que vem, não há ainda muita informação a respeito, mas já se sabe que a edição Immersion trará um CD que mistura duas gravações anteriores à versão final que conhecemos.

E quanto custará toda essa maravilha? Ainda não foi definido o preço, mas segundo o representante da EMI Giancarlo Santan, deve estar na média do lançamento dos Beatles - considerado bem caro por muitos fãs. No Brasil, os boxes serão importados - a Immersion será edição limitada e o país deve receber menos de 500 unidades - e os CDs avulsos serão fabricados em território nacional. E em tempos de novas tecnologias em que a música é levada no bolso para onde quer que você vá, a notícia é boa: Giancarlo Santana garante que quem comprar os discos conseguirá passar facilmente as faixas para o Ipod.

Anote na agenda!

26 de Setembro
Todos os 14 álbuns remasterizados em versões Discovery
Box-set com os 14 álbuns com livro de fotografias.
Downloads de áudio dos álbuns em formato Discovery e do box-set.
The Dark Side of The Moon nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

7 de Novembro
Coletânea A Foot In The Door -The Best of Pink Floyd
Faixas: Hey You, See emily Play, The Happiest Days Of Our Lives, Another Brick in The Wall - parte 2, Have a Cigar, Wish You Were Here, Time, The Great Gig In The Sky, Money, Comfortably Numb, High Hopes, Learnig To Fly, High Hopes, The Fletcher Memorial Home, Shine on You Crazy Diamond, Brain Damage e Eclipse
Wish You Were Here nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

27 de fevereiro de 2012
The Wall nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

Quer mais?

Para quem já achou os lançamentos incríveis, respira fundo porque ainda tem mais: a Time For Fun anunciou que o ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, virá ao Brasil em março de 2012, na turnê do disco The Wall.

* Eu sempre estive louco, eu sei que eu estive louco como a maioria de nós. Muito difícil explicar porque você está louco, até mesmo se você não está louco.

Atualizado em 1 Dez 2011.