Guia da Semana

Confira os espetáculos que estreiam neste final de ano! O Guia da Semana preparou um roteiro para você aproveitar a cena cultural da cidade.

2 de dezembro

A Cia. Borelli de Dança apresenta o espetáculo Produto Perecível Laico, com preços populares, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. Dirigido e coreografado por Sandro Borelli, o espetáculo é inspirado na poesia A Morte, do catarinense Cruz e Souza, importante autor do simbolismo brasileiro.

O espetáculo Na Infinita Solidão Dessa Hora e Desse Lugar, no O Lugar, com direção geral de João Andreazzi, se inspira no ambiente da Rua Augusta e nos personagens típicos dessa região, para criar movimentos que compõem as coreografias.

Na trama de Os Sete Gatinhos, Silene, de apenas 16 anos, é a caçula das cinco filhas de dona Aracy e seu Noronha, contínuo da Câmara de Deputados. A garota é e "pura", mas de repente é acusada de matar a pauladas uma gata grávida, e a partir daí desvendam-se os segredos da família. No Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

Máquina Hamlet Fisted, no Espaço Cariris, é um espetáculo teatro-coreográfico político, concebido e encenado por Wolfgang Pannek. Diferente da obra Máquina Hamlet, de Heiner Müller, situada diante das ruínas da Europa do século XX, esta montagem mostra Hamlet e Ofélia no limiar entre a aceitação e a revolta contra as tradições de poder da América do Sul.

O Grande Inquisidor comemora os 40 anos de carreira do ator e diretor Celso Frateschi e é inspirado em cena do romance Os Irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski. No SESC Pompeia.

Cinco espetáculos que foram destaque nos palcos paulistanos durante este ano fazem três apresentações cada pelo projeto 2011 Em Cena. As montagens ocupam dois teatros sempre às 21h de sexta e sábado, já no domingo, as encenações começam às 19h. Confira a programação.

O espetáculo Eldorado, solo de ator Eduardo Okamoto, tem como estímulo criativo a observação da realidade e a interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco, de três, quatro ou seis cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. No Espaço Elevador.

3 de dezembro

Com mais de 50 anos de trajetória, a Companhia de Danças da Bielorússia chega ao Memorial da América Latina para apresentações nos dias 3 e 4 de dezembro. A companhia é reconhecida em toda a Europa e traz as tradições históricas da cultura local, traduzindo-as para uma linguagem contemporânea.

Cyrano de Bergerac conta a história de um herói romântico que luta contra a covardia e a estupidez. A peça foi escrita por Edmond Rostand em 1897 e se passa em Paris. Cyrano é cadete da Cia. Militar Cadetes da Gasconha e apaixonado por sua prima Roxane. No Centro Cultural Banco do Brasil.

6 de dezembro

Em Fritada, Diogo Portugal recebe sempre um convidado para ser o "frito" da noite. Ele e seis humoristas fazem perguntas ácidas ao convidado da noite, que de forma divertida responde dentro do clima do espetáculo, oferecendo ótimos momentos de riso. No dia 6 de dezembro, o convidado será o polêmico Inri Cristo e humoristas surpresas ajudam Diogo na missão. No Teatro das Artes.

7 de dezembro

Comemorando 34 anos de existência, a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta o tradicional espetáculo O Quebra-Nozes no Teatro Alfa. É a 28ª edição do evento conta com 15 apresentações, que ocorrem ao som da música de Tchaikovsky. Este ano, além do corpo fixo de bailarinos, solistas convidados participam das sessões.

Além de apresentar grupos e artistas marcantes da dança contemporânea brasileira, a edição 2011 do Panorama SESI de Dança conta com a participação do grupo suíço Alias, que traz duas produções para o palco do Teatro do Sesi São Paulo. As apresentações marcam a estreia no país da companhia dirigida pelo paulista Guilherme Botelho.

A Companhia Borelli de Dança, inspirou-se na poesia de Adalgisa Nery e na obra do pintor e poeta Ismael Nery, um dos ícones da vanguarda brasileira, para o espetáculo Eu em Ti. No SESC Pompeia.

8 de dezembro

A Companhia 3 de Paus apresenta o espetáculo Adoniran na CAIXA Cultural Sé. Criada em 1998 e apresentada, com sucesso de público e crítica, em diversos festivais e eventos de dança, no Brasil, a montagem retorna aos palcos para celebrar o centenário do sambista.

Por Camila Boehm

Atualizado em 10 Abr 2012.