Guia da Semana

A cidade de São Paulo é famosa pela grande diversidade cultural, por ter recebido imigrantes de muitos países e por ser o maior centro econômico do país. Por tantos reconhecimentos, é uma das cidades que mais incentiva a cultura no país. Pela forte presença de grandes empresas instaladas na capital paulista, os invertimentos em obras, montagem de espetáculos e patrocínio de artistas, por exemplo, são perceptíveis.

+ Confira a programação de teatro em SP
+ Confira quais são os musicais em cartaz em SP

Esse é um dos motivos para a cidade abrigar vários ambientes dedicados às artes, principalmente ao teatro. Os mais antigos já receberam balés, óperas e montagens famosas no mundo todo. Confira nesse atigo quais são os teatros mais antigos de São Paulo.

Existe um estudo sendo realizado pelo grupo de arquitetura da USP, que visa catalogar todos os teatros mais antigos da cidade. Estima-se que existam 150 prédios que abrigaram ou abrigam teatros que remontam ao início do império e também da república. O objetivo do estudo é apontar os níveis de investimentos públicos e privados realizados no setor desde os tempos do império. Não perca a oportunidade de conhecer muitas décadas de histórias vividas nessas belas construções. Bom espetáculo!


Tatro Sâo Bento

O Teatro de São Bento possui mais de um século de história. Em 2004 passou por uma reforma estrutural completa que garantirá no mínimo mais um século de existência. Pelo Teatro de São Bento já passaram pessoas ilustres e renomadas tais como: Oswald de Andrade, Haroldo, Augusto de Campos, Sérgio Cardoso, Raul Cortez e Renato Borghi. O espaço também era utilizado como cineclube em meados das décadas de 50 e 60.

Largo de São Bento, - 3328-8799 Leia mais

Teatro Renault

O teatro que hoje se chama Renault já foi conhecido como Teatro Abril e antes disso tinha o nome de Teatro Paramount. Após sua inauguração em 1969, o até então Paramount fechou suas portas depois de um incêndio devastador consumir todas as suas instalações. Somente em 2001 o grupo Abril iniciou o processo de apoio e ajudou a revitalizar o edifício, época em que o teatro ganhou o nome da empresa. Atualmente o mantenedor é o grupo Renault e o nome ofi novamente modificado

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411 - (11) 2846-6060 Leia mais

Theatro São Pedro

O espaço foi construído dentro dos padrões da arquitetura neoclássica e foi inaugurado em 1917. É considerado o segundo teatro mais antigo da cidade. Começou a receber diversas montagens de vários diretores ainda em 1917, mas hoje em dia oferece aos visitantes a exibição de filmes e espetáculos de música clássica.

Rua Barra Funda, 171 - (11) 3667-0499 Leia mais

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo surgiu para substituir o Teatro São José, que teve suas instalações inutilizadas por um grande incêndio. Este era palco para a atuação de toda a classe artística de São Paulo, recebendo vários espetáculos ao mesmo tempo. A obra do substituto, o Theatro Municipal de São Paulo, foi assinada pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, juntamente com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Sua inauguração ocorreu em 1911, com mais de 20 mil pessoas. O Teatro Municipal de São Paulo já recebeu artistas de diferentes segmentos como cantores, bailarinos, atores, etc, como: Maria Callas, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Claudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington e Ella Fitzgerald.

Praça Ramos de Azevedo, s/ nº - (11) 3397-0327 Leia mais

Atualizado em 25 Nov 2013.