Explore lugares históricos imperdíveis na América do Sul!.
Foto: Shutterstock
Você sabe o que significa um lugar ser tombado pela UNESCO? São cidades ou espaços que, por causa de sua importância histórica, arquitetônica ou natural, são considerados um verdadeiro patrimônio mundial. O título é dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [ou UNESCO].
Assim como no Brasil e espalhados pelo Mundo, é possível encontrar lugares tombados aqui mesmo na América do Sul, sendo uma ótima opção de roteiro de viagem para quem quer conhecer lugares históricos e importantes.
O Guia da Semana fez uma galeria com 10 lugares tombados pela UNESCO que você precisa conhecer na América do Sul:
Considerado um dos destinos mais desejados do mundo, Machu Picchu, no Peru, também está na lista das sete maravilhas do mundo moderno. Trata-se de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo inteiro e um dos destinos mais cobiçados no país.
Os restos dessa cidade inca construída em 1450 até hoje impressionam. Acredita-se que a cidade foi construída para o Imperador Inca Pachacuti e que cerca de 750 pessoas viveram ali durante seu reinado. Machu Picchu foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983.
Foto: Shutterstock
CUSCO, PERU
Cusco, no Peru, está localizada no Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, e encanta por suas construções históricas e sua forte cultura. A cidade foi o mais importante centro administrativo e cultural do Império Inca e hoje guarda vestígios desta população.
Por isso, seu Centro Histórico foi tombado pela UNESCO em 1983 como Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo que o governo peruano considerada a cidade como a Capital Histórica do país.
Foto: Shutterstock
CATARATAS DO IGUAÇU (BRASIL E ARGENTINA)
Com 275 quedas d'água, algumas chegam a medir 90 metros de altura, Foz do Iguaçu divide com Puerto Iguazu, cidade da Argentina, um verdadeiro espetáculo de águas, biodiversidade e esportes radicais. O lugar é considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO desde 1986.
A parte brasileira está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e que hoje é o habitat de diversas espécies em extinção como a onça-pintada. Os visitantes acessam o lugar de carro, pagam um ingresso e conseguem ter acesso a diversas áreas do espaço. O ponto mais visitado, entretanto, é o Mirante e Passarela, que oferece a melhor visão das quedas d'água.
Foto: Shutterstock
PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES, ARGENTINA
O Parque Nacional dos Glaciais, na Argentina, é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho em seus glaciares [espécies de geleiras] com o passar dos anos, com uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia
O lugar mais famoso é o GlaciarPerito Moreno, sua fama leva em consideração as formações naturais, além da paisagem que cerca a geleira. O parque é considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1981.
Foto: Shutterstock
GALÁPAGOS, EQUADOR
O Arquipélago de Galápagos é composto por 12 ilhas principais e dezenas de outras menores. Além disso, o destino possui um 'hot spot' de onde sai lava vulcânica, que forma novas ilhotas, essas formações desaparecem com o tempo ou migram para leste, de acordo com a maré.
O local é considerado desde 1978 um Patrimônio Mundial da UNESCO por conta de sua importância para a natureza, afinal, trata-se de um lugar único no mundo e para conscientizar a todos de que precisa ser preservado.
Foto: Shutterstock
VALPARAÍSO, CHILE
Valparaíso é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que buscam um destino charmoso no país e querem fugir de Santiago. Localizada no litoral, a 120 km da capital, o destino ganha destaque por suas construções históricas, casinhas coloridas, arte de rua e um charme sem igual.
O destino foi a escolha de Pablo Neruda, poeta chileno que dedicou vários dias de sua vida na cidade e até mesmo conseguiu transformar sua antiga residência em um incrível museu. Tantos atrativos renderam a Valpo, como é conhecida pelos locais, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 2003.
Foto: Shutterstock
ILHA DE PÁSCOA, CHILE
Embora não esteja exatamente no continente, a Ilha de Páscoa, a cerca de 3.500 km da costa, pertence ao Chile e é um dos destinos mais surpreendentes do mundo. Para chegar até lá, é preciso pegar um voo por cerca de 5 horas e se deparar com os moais: gigantescas estátuas de pedras vulcânicas, de 1 a 10 metros de altura e até 80 toneladas, que se espalham por todo o perímetro.
Existem muitas dúvidas sobre o lugar, atraindo olhares curiosos e infinitas teorias. O que mais intriga os visitantes e moradores é o fato de não saberem como essas grandes esculturas foram parar lá. O lugar está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1995.
Foto: Shutterstock
SUCRE, BOLÍVIA
Quem gosta de conhecer cidades históricas não pode deixar de visitar Sucre, considerada a capital institucional da Bolívia. Caminhar por suas ruas é como voltar no tempo onde antigos casarões e igrejas históricas dominavam a cidade. O melhor de tudo é que a maioria das construções possui uma peculiaridade: cores brancas e telhados marrons.
Estando por lá, aproveite para conhecer seus museus e aprender um pouco mais sobre a história da cidade. Visitar suas igrejas charmosas também é um ótimo passeio. A charmosa cidade histórica ocupa a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1991.
Foto: Shutterstock
SANTA CRUZ MOMPOX,
Fundada em 1540, a cidade de Santa Cruz de Mompox não é muito conhecida pelos turistas, mas guarda construções históricas bem conservadas que lhe renderam o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Localizada no norte da Colômbia, a pequena cidade é caracterizada pela sua religiosidade e influência da igreja em suas construções. Seus edifícios são heranças de povos como os Jesuítas, Franciscanos e Agustinos que deixaram por lá diversas igrejas e conventos.
Foto: Shutterstock
COLÔNIA DEL SACRAMENTO, URUGUAI
Colônia del Sacramento é uma pequena cidade histórica no Uruguai que se assemelha bastante com a famosa Paraty, no Rio de Janeiro. Com construções antigas e românticas, contornadas por vielas, o local foi fundado no século 17 e tem seu centro histórico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Estando por lá, vale conhecer a Plaza Mayor e um farol erguido no século 19. Carros antigos parados em ruelas e casinhas com lamparinas completam a paisagem.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Nov 2019.
Mais notícias
Tour virtual: 12 atrações turísticas brasileiras para ver online