Guia da Semana

A crise chegou ao Brasil e, junto a ela, o medo de fazer viagens internacionais. Com o dólar extrapolando o valor de R$4, esse medo é mais do que natural mas, na verdade, ele não precisa acontecer. Mesmo nessa época, é possível viajar com a família por alguns países, ou mesmo aqui pelo Brasil, desde que você saiba escolher.

O Guia da Semana separou 8 destinos de viagem para você curtir bastante mesmo em tempos de crise. As opções vão dos nossos vizinhos sul-americanos, de cidades brasileiras até chegar no Velho Continente.

Quer viajar sem medo de gastar altas quantias de dinheiro? Confira:

América do Sul

Uma série de vantagens para os brasileiros colocam os países sulamericanos na frente como uma opção de viagem: não é necessário nada além da carteira de identidade para passear pelos países do Mercosul, e você não precisará se preocupar com burocracias em relação a visto e passaporte. As moedas e os preços não são caros também, ou seja, você não gastará muito. Confira alguns países que podem hospedar sua próxima aventura:

1) Argentina

A Argentina também está em crise, e isso mantém os preços dos serviços bem baixos. Hotéis, restaurantes e lojas estão baratinhos e, inclusive, aceitando o dólar. Caso você tenha alguns guardados, aproveite! O país é lindo e cheio de pontos turísticos, como o Caminito, a Casa Rosada e La Bombonera.

2) Peru

O Peru é um dos países mais fascinantes do continente, cheio de cultura a ser explorada e descoberta. Não deixe de conhecer as belezas naturais do local, como o famoso Machu Picchu, o Centro Histórico de Cusco e os diversos templos que desvendam muito sobre os Incas.

3) Colômbia

A Colômbia está de fora do Mercosul, mas não sai para trás como opção de destino. O país é exótico e cheio de cantinhos para serem explorados, tal como seu Museu Nacional, o Jardim Botânico e Cartágena. Não deixe de ir na primeira oportunidade!


Brasil

Não é necessário deixar o país para fazermos uma viagem enriquecedora e divertida. O Brasil está cheio de destinos por cada cantinho de sua extensão, e não para de ser procurado pelos estrangeiros. Por que os próprios brasileiros deveriam ficar por fora dessas descobertas? Veja alguns lugares para visitar sem gastar muito:

4) Bahia

Para quem quer aproveitar praia, sol e se deliciar com uma das mais conhecidas e deliciosas culinárias do país, a Bahia é o destino certo. Cidades menores como Itacaré, Ilhéus e Boipeba costumam ser ainda mais baratas, sem perder nada da beleza do estado nordestino. Salvador, a capital, é sempre uma boa pedida.

5) Minas Gerais

Minas Gerais é escolha certa para quem deseja conhecer mais sobre a história do país. Lar de diversas cidadezinhas charmosas, o estado é lotado de museus, comida gostosa e paisagens lindíssimas. Ouro Preto e Tiradentes são bastante procuradas!

6) São Paulo

São Paulo é o centro de praticamente tudo em nosso país, e você precisa conhecer o estado. Cheio de programas culturais e passeios interessantes, esse é um destino ótimo para conhecer com a família. Além disso, você pode fazer uma série de passeios grátis por lá! Não vai perder, né?


Europa

Sim, é possível viajar para a Europa em tempos de crise e moedas estrangeiras em alta. Alguns dos países europeus também estão passando por época de economia balançada, tal como o Brasil e a Argentina estão por aqui. Nesse caso, aproveite os preços atrativos que estão rolando por lá mesmo com o euro em alta e leve a família para conhecer o continente através de países como:

7) Portugal

Portugal é um país incrível e ainda sai com a vantagem da semelhança em relação à língua nativa. Não é possível viajar para lá e se arrepender, e todos voltam cheios de histórias e fotografias maravilhosas dos cenários que podem ser vistos por lá. Conheça Lisboa, Braga, Porto e se encante!

8) Espanha

O país é a mistura perfeita entre o novo e o velho, e junta cidades históricas com centros cosmopolitas. Barcelona fará você se apaixonar pela arquitetura modernista de Gaudí e obras surrealistas de Dalí, enquanto Madri nos prende pela clara representação da cultura espanhola, como no flamenco e nas touradas. Conhecer a Espanha é uma escolha acertada, e sua viagem será inesquecível.

Atualizado em 14 Out 2015.