Guia da Semana

Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, Córdoba pode não ser tão famosa como as cidades de Buenos Aires e Bariloche, mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção do turismo.

Por lá, encontramos a clássica e charmosa mistura de dois grandes opostos: o velho com o novo. É que seu centro histórico, fundado por jesuítas no século 17, se mistura com os grandes arranha-céus e edifícios mais modernos.

O destino é uma ótima opção para fugir do clichê – nada melhor do que conhecer outros lugares na Argentina além dos famosos, né? Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Córdoba:

CONHEÇA CÓRDOBA


Foto: Shutterstock

Córdoba está a 700 quilômetros de Buenos Aires e consegue manter seus ares rústicos e históricos mesmo sendo considerada a segunda maior cidade da Argentina. O clima de cidade do interior somado à cultura efervescente faz de Córdoba a capital cultural das Américas.

A cidade foi, inicialmente, ocupada por jesuítas, em 1599. Por isso, é possível observar um conjunto arquitetônico único, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para quem se interessa por história, um passeio a pé pelo seu centro histórico é uma das paradas obrigatórias na cidade.

MANZANA JESUÍTA


Foto: Shutterstock

Manzana Jesuíta é um quarteirão dedicado às memórias dos jesuítas que estiveram na cidade desde o século 17. O complexo inclui diversos lugares históricos, mas ganha destaque a Igreja da Companhia de Jesus, a Capela Doméstica e o Museu Histórico da Universidade.

Curiosidade: A Universidade Nacional de Córdoba é a mais antiga da América do Sul, construída e inaugurada em 1613.

PLAZA SAN MARTIN


Foto: Shutterstock

A Plaza San Martin, construída no século 16, é um dos cartões-postais de Córdoba, já que abriga dois lugares importantes ao seu redor: o Museu da Cidade e a Catedral de Córdoba. Vale a pena dedicar um tempo para explorar seus atrativos e observar os detalhes do interior da Catedral que, embora tenha uma fachada simples, surpreende pela riqueza da área interna.

MUSEU DA MEMÓRIA


Foto: Shutterstock

O Museu da Memória conta um pouco da história latino-americana do século 20, mais precisamente a época da ditadura militar no país. O museu foi construído em um antigo centro de detenção e tortura da época do regime, onde ativistas políticos eram presos e torturados.

Hoje, o lugar é repleto de fotos de pessoas que desapareceram no período e nunca mais foram encontradas. Além disso, o local conta detalhes sobre esse momento marcante para a história da Argentina.

BATE E VOLTA: ALTA GRACIA


Foto: Shutterstock

Para conhecer os arredores de Córdoba, a dica é visitar Alta Gracia. Trata-se de uma pequena vila no meio das montanhas, a 35 km do centro da cidade. As principais atrações são uma impressionante estância jesuíta do século 17 e o Museu Casa Che Guevara. Foi ali que o guerrilheiro passou parte da infância e da adolescência.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 2 Mai 2019.