Guia da Semana

Localizada na região mais austral da América do Sul, mais precisamente na Argentina e no Chile, a Patagônia é conhecida por suas paisagens geladas e por abrigar cenários fascinantes. Um dos lugares mais visitados da região é a Patagônia Argentina, mais precisamente El Calafate.

É lá que está um dos cenários mais impressionantes do mundo: os glaciares. Trata-se de massas de gelo que se formam nas regiões mais frias do planeta, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo. Na Argentina, existe um lugar perfeito para quem quer admirá-lo: o Parque Nacional dos Glaciares.

O Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa saber sobre os glaciares e o Parque Nacional dedicado a eles:

PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES


Foto: Shutterstock

O Parque Nacional dos Glaciares ocupa uma área de mais de 700 mil hectares e está localizado no sudoeste da província de Santa Cruz, na Argentina. Em 1971, foi decretado Parque Nacional e Reserva Nacional, para dez anos depois, em 1981, a UNESCO o declarar como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Nele, estão três glaciares principais [Perito Moreno, Spegazzini e Upsala], sendo que apenas o primeiro é possível observar através da estrutura do parque. Os outros dois só podem ser vistos em um passeio de barco.

PERITO MORENO


Foto: Shutterstock

A principal atração do Parque é o Glaciar Perito Moreno. Ele é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, com uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia!

Seu tamanho impressiona, já que são mais de 250 quilômetros quadrados de glaciar. Para conhecer tal espaço, o parque disponibiliza diversos quilômetros de passarelas que te levam até uma distância segura do glaciar. A caminhada é supertranquila e a estrutura impecável.

Outro jeito de conhecer o Glaciar Perito Moreno é através de um passeio de barco. Nesse roteiro, os visitantes conseguem chegar bem próximo à geleira, escutar o estrondo das placas de gelo se desprendendo da massa congelada, além de ter um guia turístico junto para contar curiosidades.

Para os mais aventureiros, é possível fazer um trekking no Perito Moreno, ou seja, andar em cima da geleira. Existem duas possibilidades de trilha que variam a intensidade, sendo a mais longa de três horas e meia. O visitante pode passar por túneis de gelo e conseguir beber wisky com gelo retirado diretamente do glaciar!

GLACIAR SPEGAZZINI


Foto: Shutterstock

O Spegazzini Glacier, que foi nomeado em homenagem ao botânico Carlos Spegazzini, tem uma estrutura espacial que o faz produzir icebergs de todas as formas e cores diferentes. Ele é considerado um dos mais charmosos da Patagônia e também faz parte do Parque Nacional dos Glaciais.

Mesmo não sendo tão famoso, atrai olhares de turistas do mundo inteiro por conta de suas formações inusitadas. A dica é aproveitar o Glaciar Spegazzini como parte das geleiras no Tour Navegação pelas Geleiras da Patagônia, que leva o turista a uma série de geleiras importantes de barco.

GLACIAR UPSALA


Foto: Shutterstock

A segunda maior geleira da América do Sul é conhecida como Glaciar Upsala e, assim como os anteriores, está localizado dentro do Parque Nacional dos Glaciais. O glaciar possui cerca de 800 quilômetros quadrados de área e é uma das visões mais fantásticas de todo o parque.

Ao contrário do Glaciar Perito Moreno, que é possível observar através de passarelas e mirantes, só é possível conhecer o Glaciar Upsala [junto com o Spegazzini] através de um passeio de barco. Um mesmo roteiro engloba todos os glaciares do parque, sendo uma boa opção para quem está sem tempo e precisa conhecer tudo em um só dia.

BÔNUS: GLACIAR VIEDMA


Foto: Shutterstock

Para quem quer fazer o roteiro de glaciares argentinos completo, não pode deixar de conhecer o Glaciar Viedma, considerado a maior geleira do continente, com uma superfície que chega a 900 quilômetros quadrados. O local é um dos preferidos dos aventureiros que vão até a Patagônia Argentina.

É possível conhece-lo a partir de um passeio de barco que navega no Lago Viedma. Para isso, os turistas precisam ir até a cidade de El Chalten, próximo a El Calafate, e de lá comprar um tour guiado que passeia pelo lago, passando por icebergs e por fim, chegando ao glaciar.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 5 Jun 2019.