Guia da Semana

Consulta médica, cirurgia, UTI e laboratório de análises clínicas são espaços obrigatórios em hospitais - isso é óbvio. O que não é óbvio é saber que um lugar igualzinho a este existe em São Paulo e atende exclusivamente aos gatos: é o Sr. Gato, a única clínica veterinária especializada nos felinos em São Paulo, que fica em Pinheiros. Um lugar surpreendente para levar o bichano ao médico ou encontrar amantes dos gatos para um bate-papo descontraído no espaço de convivência.

+ Conheça o banco de sangue para animais em São Paulo
+ Saiba mais sobre a padaria para cães em SP

Mas espera aí, isso é realmente uma clínica? "Quem gosta de gato vem aqui. É um ambiente totalmente felino", afirma a proprietária da Sr. Gato, Luciana Deschamps. Ela é uma das veterinárias e montou o espaço há seis anos, baseada na experiência no atendimento aos felinos e no seu amor a eles. "Sou apaixonada por gatos".

Para ela, a ideia de criar a Sr. Gato surgiu há seis anos e veio da necessidade de encontrar um lugar onde os felinos pudessem ser atendidos sem a tensão das clínicas tradicionais. "Sempre achei que o gato precisasse ter um espaço só para ele, que o gato possa aguardar pelo atendimento no colo dos seus donos. Fazemos de tudo para minimizar o estresse", explica. Faz sentido. Afinal, em clínicas veterinárias tradicionais, eles dividem a sala de espera com animais de outras espécies - e isso costuma deixar bichanos nervosos.

Ao entrar, você é recepcionado pelos atendentes do local e também pelos "donos" da casa: gatos que moram lá e convivem harmoniosamente com os "pacientes" e seus proprietários. Enquanto esperam o atendimento, as pessoas podem aproveitar para tomar cafezinho, vinho, água, comer alguma coisa e trocar experiências - além, é claro, de fazer "amizade" com os gatinhos que andam pelas dependências. "Aqui, elas encontram gente com identidade parecida, trocam telefones... unimos pessoas em um lugar aconchegante", explica.

Além de ser uma clínica, Sr. Gato tem também um hotelzinho, onde os donos podem deixar seus bichinhos para viajar. E é como uma colônia de férias: eles participam de atividades recreativas e até têm direito a uma inusitada sessão de filmes. Sim, filmes para gatos! "Os filmes têm muito movimento, como esquilos, borboletas e ratos se mexendo, e sons também. Eles ficam enlouquecidos! Depois que eles assistem, ficam felizes e dormem tranquilos", conclui Luciana.

Atualizado em 20 Fev 2014.