Guia da Semana

O ano de 2018 nem acabou e nós já estamos pensando nos feriados que o ano que vem nos reserva! Quem está ansioso para marcar viagens e aproveitar essas folguinhas extras pode comemorar: 2019 terá 10 feriados em dias úteis, sendo que 7 deles são prolongados com o final de semana.

Fique por dentro da agenda de feriados em 2019 e programe-se para conhecer lugares incríveis pelo Brasil:

Ano-Novo | São Miguel dos Milagres (AL)


Shutterstock

A paradisíaca São Miguel dos Milagres, localizada no estado de Alagoas, é o destino perfeito para começar 2019 em grande estilo. A cidade faz parte da Costa dos Corais brasileira, característica que lhe rende paisagens incríveis e piscinas naturais de águas cristalinas. Os passeios de jangada e as praias do Toque, Porto da Rua e Barra do Camaragibe são os principais atrativos turísticos da região. Além disso, o local conta com um Réveillon para lá de animado.

Data: 1º de janeiro, terça-feira
Dias de folga: 4

Aniversário de São Paulo | Búzios (RJ)


Shutterstock

Data: 25 de janeiro, sexta-feira
Dias de folga: 3

A cidade de Búzios (ou Armação dos Búzios), localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, une o agito da noite carioca com uma natureza sem igual. O local conta com praias preservadas, de águas claras e paisagens rústicas, além de points turísticos destinados à gastronomia, compras e lazer. A Rua das Pedras, por exemplo, é um dos mais famosos deles, concentrando lojinhas e restaurantes renomados em uma viela de paralelepípedos. As praias de Azeda e Azedinha (foto), Ferradura e Ferradurinha, e a Orla Bardot são outros locais obrigatórios por lá.

*Esta data é válida só para a cidade de São Paulo

Carnaval | Rio de Janeiro (RJ)

Shutterstock

Data: 5 de março, terça-feira
Dias de folga: 4

O Rio de Janeiro reserva quatro dias de muita folia, passeios turísticos e praias belíssimas para quem quiser passar o feriado de Carnaval por lá. Do Arpoador à Ipanema, do Cristo Redentor ao bondinho do Pão de Açúcar, a capital carioca não é apelidada de "Cidade Maravilhosa" à toa. Além dos bloquinhos que tomam conta das ruas nesta época, a cidade ainda conta com uma programação noturna agitada, animada por barzinhos, quiosques e botequins.

Sexta-feira Santa (Páscoa) | Capitólio


Shutterstock

Data: 19 de abril, sexta-feira
Dias de folga: 3

A dica para aproveitar os três dias do feriado de Páscoa, que começa na Sexta-feira Santa, é visitar a cidade de Capitólio, em Minas Gerais. O local reúne cânions e cachoeiras de águas cristalinas, paisagem que se assemelha a um verdadeiro oásis em meio ao estado. O Lago de Furnas (foto) ganhou o apelido de "Mar de Minas" por servir para refrescar os turistas durante as épocas mais quentes do ano. As cachoeiras Dicadinha e do Poço Azul também são dicas de lugares imperdíveis.

Dia do Trabalhador | Praia do Guaiúba (SP)


Shutterstock

Data: 1º de maio, quarta-feira
Dias de folga: 1

Para a tristeza de quem trabalha, o Dia do Trabalhador cai numa quarta-feira em 2019, portanto não emenda com nenhum final de semana. Mas uma folga é uma folga e merece ser aproveitada de qualquer forma, certo? A dica para quem está na capital paulista é aproveitar a Praia do Guaiúba, no Guarujá, para um bate e volta diferente no litoral sul de SP. Escondido entre pedras e muita vegetação nativa, o local é banhado por um mar calmo e clarinho. Apesar de sua aparência rústica, existem quiosques para oferecer mais conforto aos turistas.

Corpus Christi | Santo Antônio do Pinhal (SP)


Shutterstock

Data: 20 de junho, quinta-feira
Dias de folga: 4

A cidade de Santo Antônio do Pinhal, localizada no interior de São Paulo, é uma alternativa mais econômica à badalada cidade de Campos do Jordão - principalmente durante o feriado de Corpus Christi. O destino montanhoso tem todo o charme do clima europeu para quem quer curtir o início de inverno em grande estilo. Os passeios, mais voltados para uma viagem em casal, vão desde pousadas aconchegantes até trilhas para os aventureiros, como a do Pico do Agudo (foto).

Revolução Constitucionalista | Vale dos Vinhedos (RS)


Shutterstock

Data: 9 de julho, terça-feira
Dias de folga: 4

Essa sugestão é para quem quer curtir o feriado de 9 de julho (que só vale para o estado de São Paulo) com muito vinho e friozinho! O Vale dos Vinhedos, localizado no estado do Rio Grande do Sul e a 120 km de Porto Alegre, é o principal produtor de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então uma imperdível rota do vinho. A dica é alugar um carro e percorrer a pequena distância entre as cidades para desfrutar do melhor da incrível serra gaúcha e seus vinhedos.

*Esta data é válida só para o estado de São Paulo

Proclamação da República | Jalapão (TO)

Data: 15 de novembro, sexta-feira
Dias de folga: 3

O Jalapão, no Tocantins, reserva um oásis aos turistas em meio ao cerrado brasileiro. O destino é perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais, praticamente intocadas pelo homem, com cachoeiras de águas cristalinas, fervedouros, dunas alaranjadas e paisagens surreais. O Rio Novo é um dos principais atrativos do local, onde é possível andar de caiaque, curtir uma "prainha" e até beber da água do rio (que é potável). Já a Cachoeira da Formiga é point obrigatório dos turistas, com sua queda d'água verde-esmeralda e piscina natural de água branquinha.

Dia da Consciência Negra | Praia da Lagoinha do Leste (SC)


Shutterstock

Data: 20 de novembro, quarta-feira
Dias de folga: 1

Outro feriado importante que cairá no meio da semana em 2019 é o Dia da Consciência Negra. Quem mora em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, pode aproveitar a data para curtir o dia na Praia da Lagoinha do Leste, uma das mais belas da região. A faixa de areia fofa e branquinha é banhada por um mar agitado e de águas cristalinas, abrigando também um riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o seu nome). Para chegar lá é preciso encarar uma longa trilha (partindo da Praia do Matadeiro ou Pântano do Sul) ou seguir em um passeio de barco

*Esta data não é feriado em todas as cidades do Brasil

Natal | Jericoacoara (CE)


Shutterstock

Data: 25 de dezembro, quarta-feira
Dias de folga: 1

Quem quiser abrir mão da ceia de Natal em família pode aproveitar o feriado nas águas transparentes de Jericoacoara, no estado do Ceará. Na Lagoa do Paraíso o turista encontra essas redes esticadas sob a água, que são perfeitas para relaxar e esquecer de todas as preocupações do ano (que já estará quase no fim). O vilarejo de pescadores conta com sol o ano inteiro - e a dica é assistir aos fins de tarde com a vista privilegiada da Duna do Pôr do Sol.


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Do Nordeste ao Sul: confira um roteiro imperdível de praias para curtir o verão pelo Brasil

Afinal, lugares paradisíacos não faltam pelo Brasil!

8 destinos imperdíveis para quem está afim de mochilar em 2019

Piscinas naturais, passeios históricos, arquiteturas majestosas e paisagens que só vendo para crer

10 destinos próximos a São Paulo perfeitos para se refrescar nas férias de verão

A estação mais quente do ano pode ser aproveitada em praias e cachoeiras próximas à capital

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 5 Dez 2018.