Guia da Semana

Entre os dias 16 e 20 de novembro, Porto Seguro recebe o Festival Internacional de Cinema de Trancoso 2021. O evento posiciona o distrito baiano no calendário dos principais festivais de cinema do Brasil, com cinco dias de exibições e debates em diversos locais do vilarejo.

O cinema tem o poder de gerar interpretações únicas no espectador, em seus sentimentos, emoções e afetos. O resultado reflete refletindo em suas referências pessoais de família, educação, amor, moral e ética. É nesse sentido que o tema desta quarta edição será Revolução do Afeto.

O evento acontecerá no período da Lua Cheia, valorizando as belezas naturais e respeitando as novas formas de convívio para as sessões presenciais, que também serão transmitidas on-line.

As Oficinas de Cinema são gratuitas com inscrições realizadas no site festivaldecinemadetrancoso.com.br, de 1 a 10 de setembro.

O conceito envolve apresentar um clássico do cinema mundial e as 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) e produzir, junto com os alunos, um curta-metragem que será apresentado Cerimônia da Abertura, em 16 de novembro.

Além disso, a edição deste ano chega com uma novidade deliciosa: o Circuito Gastronômico. A convite do evento, restaurantes da vila apresentarão pratos inspirados em personagens, cineastas ou filmes, agregando ainda mais afeto e cinema no festival.

A programação completa, assim como maiores detalhes, será divulgada em breve.

Por R. Martins

Atualizado em 21 Set 2021.