Guia da Semana

Para comemorar o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro, a Itubaína Retrô presenteia os paulistanos com um passeio pela capital, o Giro Itubaína. Três ônibus retrô circularão pela cidade, levando os passageiros aos melhores pontos da metrópole e proporcionando um brinde com o tradicional refrigerante. Para embarcar, basta comparecer a um dos pontos entre 10h e 18h.

+ Veja o especial do aniversário de SP
+ Saiba tudo o que acontece de graça na capital paulistana

O itinerário inclui os bairros Vila Madalena, Itaim, Jardins, Consolação e Centro. Em cada parada, os promotores distribuem mapas da cidade com as atrações sugeridas em cada região, e as pessoas podem descer para aproveitar o lazer paulistano.

Tem roteiros para todos os gostos. Quem quiser conhecer a história e a arquitetura de São Paulo pode passear pelo Centro, que tem a Pinacoteca do Estado, Palácio das Indústrias e o Edifício Martinelli.

O roteiro da Consolação é ideal para quem tem o espírito retrô, pois passa pelo bar e antiquário Caos, decorado com brinquedos antigos, e pelo salão Retrô Hair, além de estar próximo de vários cinemas de rua, como nos velhos tempos.

Nos Jardins, o destaque são as compras na Galeria Ouro Fino e na Geek.etc.br, além dos parques Mário Covas e Trianon.

Os amantes das artes vão adorar o roteiro da Vila Madalena, que inclui a galeria Choque Cultural, o Beco do Batman com suas paredes cobertas por graffitti, ateliês de design e antiquários, além dos bares do bairro mais boêmio de São Paulo.

No Itaim, algumas sugestões são as lanchonetes Hooters, para um happy hour bem informal, e Hamburgueria Nacional para um belo hamburguer gourmet. Para a sobremesa, tem também a sorveteria Cuordicrema.

Veja abaixo os roteiros sugeridos completos e pontos de embarque e desembarque:

Centro

Ponto de embarque e desembarque: R. Líbero Badaró, 589 – próximo à esquina com a Av. São João

Roteiro sugerido: Pinacoteca do Estado, Museu da Língua Portuguesa, Palácio das Indústrias (Catavento Cultural e Educacional), Museu da Diversidade, Mercado Municipal, Largo do Arouche, Centro de Memória do Circo, Edifício Martinelli.

Consolação

Ponto de embarque e desembarque: R. Matias Aires, 58 – próximo à esquina com a R. Augusta

Roteiro sugerido: Caos Bar e Antiguidades, Instituto Moreira Salles, Praça Vilaboim, Espaço Itaú de Cinema, Retrô Hair e Praça Roosevelt (pista de skate).

Jardins

Ponto de embarque e desembarque: R. Peixoto Gomide, 1018 – próximo à esquina com Al. Jaú

Roteiro sugerido: Galeria Ouro Fino, CineSESC, Frank Phillips, MASP, Geek.etc.br, Parques Mário Covas e Trianon.

Vila Madalena

Ponto de embarque e desembarque: R. Wisard, 540 – próximo à esquina com a R. Mourato Coelho

Roteiro sugerido: Beco do Batman, Choque Cultural, Fina Oficina, Maria Jovem, Posto 6, Praça Benedito Calixto, Salve Jorge, Retrô 63.

Itaim

Ponto de embarque e desembarque: R. Joaquim Floriano, 731

Roteiro sugerido: Hamburgueria Nacional, Kinoplex Itaim, Hooters, Parque do Povo, Shopping JK Iguatemi, Sorveteria Cuordicrema, Bravo Revistaria.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 21 Jan 2014.