Guia da Semana

A cidade litorânea de Paraty, considerada Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro, é um pólo de turismo nacional e internacional. Conhecida por seu aspecto colonial, pela cachaça, trilhas, bares nas ruas e charmosas hospedagens, Paraty recebe durante o ano diversos festivais, como a Flip 2013, que acontece entre 3 e 7 de julho, além de outras festas.

>> Restaurantes em Búzios e Paraty
>> Saiba quais os principais points para surf
>> Confira a programação da Flip 2013

O Guia da Semana preparou um roteiro de hotéis, pousadas e albergues para te ajudar na hora de viajar:

Albergues / Hostels:

Paraty Hostel Casa do Rio


Filiado ao Hostelling Internacional, o albergue trabalha com pacotes fechados para a FLIP, do dia 3 ao dia 7 de julho. Fica localizado a dois quarteirões do Centro Histórico e dois quarteirões da rodoviária. Acomoda até 70 pessoas, com quartos privados para casal, quartos para família ou quartos compartilhados com banheiros privativos. Além disso, possui áreas de convivência, como sala de tv com videoteca e duas cozinhas equipadas. Para mais informações, acesse o site oficial ou ligue (24) 3371-2223.

Chill Inn Hostel e Pousada


Localizado bem próximo ao Centro Histórico, bares e restaurantes, o Chill Inn Venha oferece quartos privativos para casal, quartos para família com ar acondicionado ou ventilador, frigobar e TV a cabo, quartos compartilhados femininos ou mistos para mochileiros; todos com banheiros em suíte e ar condicionado. Para fazer reservas ou conhecer mais, acesse o site do Chill Inn.

Che Lagarto Hostels

É uma rede de hostels, com franquias no Chile, Argentina, Uruguai e Peru, além de várias cidades brasileiras. Possui quartos privativos e compartilhados, e oferece cozinha, computadores, wi-fi, piscina, frigobar, sala de TV, entre outros. Para saber mais, acesse o site oficial.

Geko Hostel e Pousada

O Geko possui ar condicionado e banheiros em suítes nos quartos compartilhados e privativos. Além disso, o transporte é gratuito desde a rodoviária e o check-in pode ser feito a qualquer hora. Possui espaço comum com vista ao mar, e o café da manhã é servido na beira da praia! Saiba mais no site oficial do hostel.

Hotéis / Pousadas:

Porto Imperial



A Pousada Porto Imperial fica bem no centro histórico de Paraty, em um casarão colonial do início do século XIX, totalmente preservado. As 47 suítes oferecem ao mesmo tempo o conforto da modernidade e a atmosfera do período colonial, com muito charme e requinte

Villas de Paraty

A pousada, com vista para as montanhas, está localizada às margens do Rio Perequê-Açu, perto do Centro Histórico, da Praia do Pontal e da Baía de Paraty. A a arquiteta Cláudia Ota e o paisagista Marcelo Renato Mello conseguiram criar um ambiente aconchegante, onde predominam muito verde, o clima mágico de Paraty e o conforto de instalações modernas.

Casa de Paraty

A pousada fica localizada na parte mais tranquila do Centro Histórico, vizinho ao Cais, cartão Postal da cidade, e possui apenas três suítes exclusivas. Ainda oferece aos hóspedespasseios de escuna, tours ecológicos para cachoeiras e alambiques, caminho do ouro, Trindade, praia do Sono, Mamanguá, bike tours, city tours, mergulho, cavalgadas, Teatro Espaço, etc.

Cigarras Pouso Familiar

No Largo do Rosário, um dos lugares mais encantadores do Centro Histórico de Paraty, encontra-se este sobrado colonial que já foi cenário de várias novelas, filmes e propagandas.

Pousada da Marquesa



Localizada no coração da histórica Paraty, possui um conjunto único de construções dos séculos XVIII e XIX, dispostas em torno do maior jardim privativo da cidade. 20 apartamentos e 1 suite, todos com banheiro privativo, ar condicionado, telefone, frigobar, televisão e cofre.

Pousada do Sandi

Localizada no Centro Histórico, a Pousada do Sandi tem decoração contemporânea, marcada por cores fortes. Há três tipos de acomodações, suíte master, suíte júnior e apartamento luxo. Todas têm cama king size, ar-condicionada, TV LCD, frigobar e banheiro privativo.

Casa Turquesa

Com nove suítes, a Casa Turquesa está instalada no Centro Histórico, em frente ao cais do porto. A fachada é de antigo sobrado do século 18, restaurado para abrigar a hospedagem. A arquitetura alia a estrutura colonial com conforto e luxo.

Pousada das Canoas

Com 48 acomodações, o Hotel Pousada das Canoas hospeda de duas a quatro pessoas. Há quartos exclusivos para casais e para grupos, com opções de conjugados. Nas instalações, ar-condicionado, frigobar, telefone e varanda com rede.

Pousada das Bromélias



Com 10 bangalôs, a Pousada Bromélias está a 20 minutos do Centro Histórico de Parati, a 7 km da Prainha e a 15 km da Praia de São Gonçalo. A estrutura reserva cachoeira e piscina natural, massagem terapêutica com óleos essenciais e banho de ofurô.

Pousada Aldeia de Paratii

Instalada entre as praias do Pontal e Jabaquara, a hospedagem está próxima do Centro Histórico de Parati. Com 12 suítes, abriga até cinco pessoas nas acomodações, equipadas com frigobar, ar-condicionado, TV com sinal a cabo e wi-fi, além de piscina com hidromassagem e cachoeira.

Solar das Margaridas

Localizada na região da Vila Colonial a pousada possui ambientes aconchegantes destinados para casais. Suas 11 suítes têm varanda individual, com chaise long e rede para descanso, voltadas para uma piscina rodeada de palmeiras e espreguiçadeiras. Além disso, ar condicionados, telefones centrais, TVs planas LCD e DVDs completam o ambiente.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 2 Jul 2013.