Guia da Semana

Morro de São Paulo, na Bahia, é um destino de férias perfeito para visitar em qualquer época do ano, fator que o faz atrair turistas de todos os cantos do mundo durante o ano todo. Localizado na Costa do Dendê, mais precisamente na Ilha de Tinharé, o lugar é a verdadeira definição de paraíso: praias de águas cristalinas, muita natureza e uma pegada rústica.

Com ruelas que não passam carros, as pousadas de charme, lojinhas e restaurantes com música ao vivo fazem o agito de lá. Parte de tanto sucesso de dá por sua localização: é preciso pegar um barco ou avião monomotor para se chegar a Morro de São Paulo. Quem embarca nessa aventura não se arrepende e conhece um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer em Morro de São Paulo na Bahia. Confira:

PRAIAS PARADISÍACAS


Foto: Shutterstock

Ao todo são cinco praias oficiais em Morro de São Paulo e mais duas na Ilha de Tinharé, que são acessíveis a pé. Para todos os gostos, esses lugares possuem uma característica em comum: formar piscinas naturais durante a maré baixa. As praias de Morro são nomeadas de acordo com a sua ordem: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Praia do Encanto.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO

PRIMEIRA E SEGUNDA PRAIA


Foto: Shutterstock

Para quem gosta de curtir uma praia com fácil acesso e infraestrutura, a Primeira e Segunda Praia são as melhores escolhas - uma está do lado da outra. É lá que estão os quiosques a beira-mar, atrativos para a criançada, lugares badalados e os principais restaurantes de Morro de São Paulo. Mas engana-se quem pensa que tudo isso estraga a beleza natural de lá: águas cristalinas e limpas esperam os banhistas.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO

PRAIA DO ENCANTO


Foto: Shutterstock

A Praia do Encanto ou Quinta Praia é um pouco mais afastada do centro de Morro de São Paulo, por isso é mais tranquila e deserta. Para quem gosta de sossego, o lugar é a pedida certa uma vez que não oferece tanta infraestrutura como as demais, e por isso é menos visitada. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO


CENTRO HISTÓRICO


Foto: Shutterstock

Nem só de praias que se vive Morro de São Paulo. É lá que está a segunda cidade histórica mais antiga do Brasil, com ruínas e construções históricas datadas de 1630. O grande destaque fica por conta da Igreja Nossa Senhora Senhora da Luz, a padroeira de Morro de São Paulo.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO

FORTE DO MORRO


Foto: Shutterstock

O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII já que o local tinha uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos. O nome oficial da construção é Fortaleza de Tapirandu e ela está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje, as ruínas guardam muitas lendas e o local é perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol da ilha.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO

BATE E VOLTA: ILHA DE BOIPEBA


Foto: Shutterstock

Um dos passeios bate e volta mais buscado por lá é a visita à Ilha de Boipeba, que fica muito próxima ao Morro, sendo separada apenas por um rio. Boipeba possui apenas 20 quilômetros de extensão e também guarda uma reserva natural muito bonita e importante para a Bahia. Passar um dia em uma praia diferente, fazer trilhas ou simplesmente relaxar são apenas algumas opções de o que fazer por lá. O passeio é vendido por qualquer hotel/pousada da região, basta negociar o preço.

+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM MORRO DE SÃO PAULO

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 21 Nov 2018.