Guia da Semana

Blumenau, em Santa Catarina, é um charmoso destino de viagem para quem quer se sentir na Europa sem sair do Brasil. É que o lugar faz parte do Vale Europeu, região colonizada por alemães, portugueses, holandeses e italianos e, por isso, guarda características diferentes das demais cidades do nosso país.

Conhecida por receber uma das festas típicas alemãs, a Oktoberfest, o destino é o roteiro certo para quem busca um lugar recheado de atrações e com uma ótima infraestrutura. Fundada em 1850, Blumenau faz reverência à cultura alemã em cada canto da cidade: nas casas, nos parques, nos monumentos... Por lá, o turista encontra construções em estilo colonial, ruas bem cuidadas e jardins floridos!

O Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Blumenau

VILA GERMÂNICA


Foto: Shutterstock

A Vila Germânica é um dos cartões-postais de Blumenau: o espaço imita uma verdadeira vila alemã, com construções e comidas típicas. Não é à toa que o lugar é um dos passeios mais procurados pelos turistas – afinal, ter a sensação de estar na Europa sem sair do Brasil é uma experiência única.

O lugar é palco de grandes eventos, incluindo a Oktoberfest, mas é possível visitá-la em qualquer época do ano, uma vez que seus restaurantes, bares e lojinhas ficam abertos para atender os turistas.

RUA XV


Foto: Shutterstock

A Rua XV é outra parada obrigatória para quem quer sentir o clima alemão de Blumenau. É que lá estão várias construções típicas da Europa, sendo um passeio perfeito para fazer durante o dia, sem pressa. Ir caminhando e descobrindo seus cantinhos é uma boa pedida.

Dentre os destaques da rota estão pontos como o Relógio das Flores, Teatro Carlos Gomes, Castelinho da Havan, Prefeitura, Catedral São Paulo Apóstolo, além de muitas lojinhas e restaurantes.

MUSEU DA CERVEJA


Foto: Shutterstock

Em uma cidade inspirada pela cultura alemã, a cerveja não poderia faltar, certo? Por isso, para quem gosta da bebida, a dica é conhecer o Museu da Cerveja. Trata-se de um lugar onde é possível conhecer todo o processo de fabricação da bebida, sua história, como ela chegou a Santa Catarina e também observar peças de antigas cervejarias.

Entre os objetos mais curiosos do acervo estão os primeiros barris usados na Oktoberfest, uma balança usada para pesar lúpulo com capacidade para 500 quilos e moinhos de malte manuais!

PARQUE ECOLÓGICO SPITZKOPF


Foto: Shutterstock

Para fugir um pouco da cidade e curtir as belezas da natureza, o Parque Ecológico Spitzkopf é uma boa pedida. São mais de cinco mil metros quadrados de áreas verdes para serem explorados dos mais diversos jeitos. Por lá, o turista encontra trilhas, cascatas, áreas para fazer piquenique e espaço para levar a criançada.

O grande destaque, entretanto, fica por conta de um mirante localizado em cima de uma enorme rocha. Seus mais de 936 metros de altitude fazem de lá um incrível lugar para observar a natureza e toda a região.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 22 Mai 2019.