Guia da Semana

Visitar o Sul do Brasil é como mergulhar em uma cultura nova e conhecer cenários deslumbrantes. São tantas diferenças com as demais regiões que nem parece que estamos falando de um mesmo país - talvez essa seja a grande caraterística marcante do Brasil e de sua grande diversidade!

Não é à toa que o Sul é um dos principais destinos de turismo seja para nós brasileiros ou para turistas do mundo inteiro. São tantas paisagens, praias paradisíacas e destinos marcados pela cultura européia que é quase impossível não se apaixonar! Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares que provam que a região sul do Brasil é incomparável. Confira:

Horto Florestal, Curitiba (Paraná)


Reprodução Shutterstock

O Horto Florestal mais famoso do país é o de Curitiba e foi construído como uma homenagem à urbanista Francisca Maria Rischbieter, que fez muitos projetos urbanos na cidade. O jardim tem quase 24 anos de existência e é um dos pontos turísticos mais bonitos do Brasil! Não é pra menos, já que conta com 27 hectares e uma estufa central com diversas plantas típicas da floresta atlântica brasileira.

Ópera de Arame, Curitiba (Paraná)


Reprodução Shutterstock

Outro famoso cartão-postal de Curitiba é o incrível Teatro Ópera de Arame! Vale a pena visitar mesmo em dias que não rolam nada por lá, mesmo que for só para apreciar o local e sua estrutura! Ao todo, são dois teatros que formam o complexo: a Ópera de Arame, que é feita de uma estrutura metálica e paredes transparentes, dando a impressão de ser construída de arame e a Pedreira Paulo Leminksi, a céu aberto e com capacidade para até 30 mil pessoas.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu (Paraná)


Reprodução Shutterstock

O segundo destino turístico que mais atrai estrangeiros no país não está na costa brasileira e nem é tampouco uma metrópole de negócios. Com uma população que enche um pouco mais que três Maracanãs, a região encanta por apresentar aos visitantes uma das molduras naturais mais bonitas do planeta: as Cataratas do Iguaçu. Com 275 quedas d'água - algumas chegam a medir 90 metros de altura - Foz do Iguaçu divide com a vizinha Argentina Puerto Iguazu, espetáculo de águas, biodiversidade e esportes radicais.

Beto Carrero World, Penha (Santa Catarina)


Reprodução Beto Carrero

Beto Carrero é um parque de diversões para todas as idades! Tem atividades para crianças, como Crazy River e Xícara Maluca. Já para os adultos, as principais atrações são kart e barco vikking. Além disso, montanhas russas, teatros, exposições fazem parte da programação. O passaporte custa cerca de R$ 205 para crianças de 10 a 59 anos e R$ 195 para crianças de 4 a 9 anos. Os ingressos são válidos para 2 dias. A venda é feita tanto na bilheteria quanto online. Vale lembrar que já foi eleito como melhor parque de diversão da América do Sul, segundo pesquisa do TripAdvisor.

Serra do Rio Rastro, Bom Jardim da Serra (Santa Catarina)


Reprodução Shutterstock

Considerada uma das mais belas estradas do mundo, a Serra do Rio Rastro impressiona pela altitude e beleza. Ela fica a mais de 1400 metros de altura e corta a SC-390. Repleta de cachoeiras e uma natureza sem igual, a visão que ela permite ter da serra é coisa de cinema. Em um trecho famoso da estrada, é possível parar o carro e apreciar a vista em um mirante.

Ilha do Campeche, Florianópolis (Santa Catarina)


Reprodução Shutterstock

Sabemos que Florianópolis por si só já é um passeio mais do que obrigatório quando passamos por Santa Catarina. Por lá, além das belíssimas praias, a dica é conhecer a paradisíaca Ilha do Campeche. Sua riqueza é comprovada com o título de Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, sendo a única ilha brasileira a receber essa nomeação! Além de praias espetaculares, a ilha conta com um sítio arqueológico que pode ser visitado com acompanhamento de guias turísticos.

Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul)


Reprodução Viajando Bem e Barato e Vale dos Vinhedos

No sul do país, a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos. A região, que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX, é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil! São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.

Parque do Caracol, Canela (Rio Grande do Sul)


Reprodução Shutterstock

Após conhecer o processo de fabricação dos vinhos e espumantes da região da Serra Gaúcha, nada melhor do que aproveitar as atrações imperdíveis da cidade vizinha. No município de Canela, encontra-se o Parque do Caracol, um incrível passeio em meio à natureza. Com uma beleza indescritível, é uma das atrações turísticas que não podem deixar de ser visitadas na região! Há duas formas possíveis de curtir o visual da cascata: a partir dos mirantes do Parque do Caracol ou do recém-inaugurado bondinho Parques da Serra.

Cânion Itaimbezinho, Cambará do Sul (Rio Grande do Sul)


Reprodução Commons Wikimédia via Valdiney Pimenta e Germano Roberto Schüür

Considerado um dos cânions mais famosos do Brasil, o Itaimbezinho não só atrai por sua beleza como por conta de seu tamanho sem igual - belos paredões de 720 metros de altura e seis quilômetros de extensão. Localizado na cidade de Cambará do Sul, está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas.

Gramado, Rio Grande do Sul


Reprodução Shutterstock

Gramado é uma cidade única em solo brasileiro. Contando com uma cultura muito particular, arquitetura característica e inúmeras opções de lazer para turistas, é um destino mais do que recomendado para quem quer ter contato com o que a cultura local tem a oferecer de melhor. Por meio da forte influência da cultura europeia, a região oferece aos visitantes a experiência de visitar a Europa sem sair do Brasil.

Por Juliana Sartori

Atualizado em 2 Mai 2017.