Guia da Semana

Curitiba conta diversas programações gratuitas, além da ampla oferta de serviços e eventos. E a melhor maneira de se conhecer a capital é explorando seus pontos históricos, bem como seus parques, responsáveis pela fama de Capital Ecológica de Curitiba.

+ Dicas de o que fazer no final de semana em Curitiba
+ Festival Petisca chega a Curitiba para eleger o melhor happy hour da cidade

O Guia da Semana selecionou algumas possibilidades de passeios gratuitos na capital que são ideias para os momentos de lazer. Confira!

Ópera de Arame

O teatro consiste em uma grande estrutura, com o teto e as paredes transparentes erguidas sobre um lago. Neste local são recebidas peças, shows e outras apresentações. Uma excelente oportunidade de conhecer uma belíssima estrutura localizada próxima a um complexo de Mata Atlântica.

Rua João Gava, s/n - (41) 3213-7522 Leia mais

Jardim Botânico

Sendo um dos grandes referenciais de Curitiba, a estrutura do Jardim Botânico foi inspirada por antigos salões ingleses de cristal. Neste local, os visitantes entram em contato com as algumas espécies da Mata Atlântica. O Jardim Botânico, maior cartão postal da cidade, oferece atrações como "O Belo Jardim Francês", "O Jardim das Sensações" e o "Museu da Botânica". No Jardim das Sensações, são reveladas mais de 50 plantas e suas formas, texturas e aromas. Já no Museu da Botânica, há um espaço dedicado a uma coleção belíssima de orquídeas.

Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/nº - (41) 3264-6994 Leia mais

Parque Barigui

O parque Barigui é hoje um dos maiores e mais frequentados de Curitiba. Aos finais de semana ou mesmo em feriados é um dos principais pontos de encontro da cidade, oferecendo aos seus visitantes diversas opções de lazer. O parque conta com aparelhos de ginástica, churrasqueiras, restaurantes, Museu do Automóvel, Estação Maria Fumaça e pista de aeromodelismo

Avenida Manoel Ribas, s/n - (41) 3339-8975 Leia mais

Feira do Largo da Ordem

A feirinha, que acontece aos domingos, é um espaço multicultural, onde estão diversas barracas de artesanatos, comidas, livros, bolsas e roupas. Além de caracterizar um ponto de cunho comercial, é também um excelente lugar para quem busca conhecer um pouco mais do centro histórico da cidade, passando pela Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins (mais antiga de Curitiba) e o Memorial de Curitiba.

Rua Claudino dos Santos, s/nº Leia mais

Parque Tingui

Inaugurado em 1994, o Parque se encontra às margens do Rio Barigui. Nele foram construídas pontes de madeira cobertas, parques infantis, ciclovias e encontra-se bastante área verde preservada. Há também o Memorial Ucraniano (uma réplica de igreja ortodoxa eslava). É uma excelente opção de lazer.

Rua José Valle, s/ nº Leia mais

Parque São Lourenço

O Parque São Lourenço tem um pouco mais de 200 mil m². O local conta com ampla área de recreação, com pista para carrinhos de rolimã, play-ground, pista de cooper, ciclovia, churrasqueiras, canchas de futebol e de vôlei. No parque está também o Centro de Criatividade, administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, que realiza atividades ligadas às artes plásticas. Conta ainda com biblioteca, local para exposições, auditório e sala de projeção.

Rua Mateus Leme, s/n - (41) 3350-9182 Leia mais

Atualizado em 5 Ago 2013.