Guia da Semana

Grande cartão-postal do Brasil, dono de conhecidos pontos como o Cristo Redentor ou mesmo o Arcos da Lapa, o Rio de Janeiro se destaca ainda por sua recheada lista de parques.

Para quem quer ficar em contato com a natureza, por exemplo, a opção é passar algumas horas no Jardim Botânico. Se a ideia é ver animais, a dica é conhecer o Jardim Zoológico do Rio.

Confira lista com dez opções de parques no Rio:

Jardim Botânico
O Jardim Botânico tem hoje mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil e de outras partes do mundo. Possui dois museus, o Botânico e a Casa dos Pilões. Outras atrações são as estufas, o orquidário e o bromeliário. Oferece lanchonete, biblioteca e lojas e, para as crianças, um parquinho.

Parque Quinta da Boa Vista
O parque da Quinta da Boa Vista é a antiga residência da realeza. Abriga em sua extensa área o Jardim Zoológico da cidade, o Museu Nacional e o Museu da Fauna, sendo um dos maiores parques urbanos da cidade.

Sobre a arquitetura presente, destacam-se o Templo de Apolo, o busto de Glaziou, as estátuas em bronze de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina e um pagode japonês (tipo de templo).

Parque Natural Municipal Bosque da Barra


Créditos
: Juliana Coutinho

O Bosque da Barra possui uma área equivalente a 50 campos de futebol e é um dos pontos mais visitados da zona oeste do Rio de Janeiro. Possui equipamentos para a prática de esportes e atividades recreativas, como alamedas para cooper e caminhada, um lago e trilhas.

Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro do Flamengo
Mais conhecido como Aterro do Flamengo, o parque oferece mais de 1.000.000 m² de Mata Atlântica e sua extensão vai do Aeroporto Santos Dumont até a enseada de Botafogo.

Para lazer, os destaques são o Museu de Arte Moderna, o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá e a Praia do Flamengo. Aos finais de semana, as pistas são fechadas e ficam ideais para quem gosta de praticar esportes.

Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca reúne espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. É por ele que se chega à estátua do Cristo Redentor. Abriga a Pedra Bonita (Pedra da Gávea) e a Serra da Carioca, além de atrações como Cascatinha Taunay,Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, entre outros.

Parque Lage
Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage tem espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre com jardins em formas geométricas e pequenas grutas.

As trilhas levam os visitantes a recantos com vegetação e possibilitam caminhadas ecológicas que incluem um atalho para o Cristo Redentor. Eventualmente, pode-se desfrutar da companhia dos micos que transitam pelas árvores do parque.

Parque Penhasco Dois Irmãos

Créditos: FFurtado

O Parque do Penhasco Dois Irmãos tem um mirante que dá vista para cartões-postais cariocas, como as praias de Ipanema, Leblon, São Conrado, Praia do Arpoador e do Cristo Redentor.

Oferece opções de esportes radicais e de trilhas guiadas por profissionais especializados, que devem ser agendadas com antecedência. Além disso, a região também conta com um pequeno teatro de arena, quadras de futebol e playgrounds.

Parque Estadual da Pedra Branca
O Parque Estadual da Pedra Branca é a maior floresta em área urbana do mundo. Seu ponto culminante é o Pico da Pedra Branca. Possui uma rica fauna e mais de 200 espécies de flores e plantas.

Abriga a capela de São Gonçalo do Amarante, construída em 1625, e a Igreja de Nossa Senhora de Monserrat, datada de 1776.

Parque da Cidade
O Parque da Cidade (ou da Gávea) funciona na antiga propriedade do Marquês de São Vicente. Abriga o Museu Histórico da Cidade e se estende até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca. Parte dessa área é dominada por matas fechadas, enquanto o restante possui jardins a céu aberto cortados por um córrego represado.

Parque Estadual do Grajaú
O Parque Estadual do Grajaú se estende até os limites do Parque Nacional da Tijuca. Um dos principais pontos do parque é a Pedra do Andaraí, que fica a 444 metros de altitude e tem forma piramidal, atraindo um grande número de alpinistas.

RIOZOO - Fundação Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro
Conta com mais de 2 mil animais de cerca de 400 espécies, entre répteis, mamíferos e aves. O local abriga espécies raras e ameaçadas de extinção, caso do urubu-rei e da ararajuba.

O zoológico oferece restaurante, lanchonete, biblioteca, auditório, anfiteatro com capacidade para 100 pessoas, playground com área para festas, roteiros guiados, rampas e estacionamento.

Por Emerson Viana

Atualizado em 2 Fev 2012.