Guia da Semana

A tradicional comemoração do aniversário de São Paulo tem se tornado mais inusitada a cada ano. Em 2014, o paulistano está cheio de opções de passeios diferentes para fazer no fim de semana dos dias 25 e 26 de janeiro, como aula de ciências no Parque do Ibirapuera, Bike Tour pelo centro histórico, e rolê com um ônibus retrô tomando Itubaína.

+ Confira os shows que acontecem no aniversário de São Paulo
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

Confira as opções de passeios diferentes no aniversário de SP:

Desfile de leões e dragões na Paulista - Ano Novo Chinês

No aniversário da cidade, nos dias 25 e 26 de janeiro, o entorno do MASP é invadido por um desfile de leões e dragões, homenagem da 9ª Festa do Ano Novo Chinês para os 460 anos de São Paulo. O evento antecipa a celebração dos dias 1º e 2 de fevereiro na Praça da Liberdade. A apresentação inclui demonstrações de artes marciais e é aberta ao público.

Walking Tour e Bike Tour SP

Para comemorar o aniversário de São Paulo, nos dias 25 e 26 os shoppings Top Center e Lightrealizam os projetos Bike Tour SP, que consiste em um tour de bicicleta por alguns dos principais pontos turísticos da cidade, e o Walking Tours, visita guiada realizada a pé e que leva o público para conhecer o centro histórico de São Paulo.

Show de ciências no Parque do Ibirapuera

No dia do aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, o Parque do Ibirapuera recebe um Show de Ciências repleto de atividades lúdicas e divertidas para o público, a partir das 11h45. O show mistura os conceitos de Física, Química e Ciências, e demonstra como é possível produzir neve artificial utilizando um polímero presente em alguns tipos de fraldas descartáveis.

Programação da Biblioteca de SP

Na semana de aniversário da capital paulistana, a Biblioteca de São Paulo realiza uma série de atividades especiais em comemoração. A programaçao acontece nos dias 23, 24, 25 e 28 de janeiro, e oferece leituras em grupo, oficina de estêncil, debates, entre outros. A entrada é gratuita para todas as atividades. Saiba mais.

Giro Itubaína

Para comemorar o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro, a Itubaína Retrô presenteia os paulistanos com um passeio pela capital, o Giro Itubaína. Três ônibus retrô circularão pela cidade, levando os passageiros aos melhores pontos da metrópole e proporcionando um brinde com o tradicional refrigerante. Para embarcar, basta comparecer a um dos pontos entre 10h e 18h. O itinerário inclui os bairros Vila Madalena, Itaim, Jardins, Consolação e Centro. Saiba mais.

Conexão Cultural no MIS

Dentre os principais destaques do evento estão a exposição São Paulo, Terra da Garoa, no qual usuários do Instagram podem expor suas fotos da relação de São Paulo com a chuva; a Umbrella 011 Parade, exposição de guarda-chuvas estilizados por diferentes artistas, além de shows na área externa, com os grupos Trupe Chá de Boldo e Boss Traditional Jazz. Veja a programação completa.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 15 Jan 2016.