Guia da Semana

Passeios Noturnos de Bike Em São Paulo

Conheça sete grupos de ciclistas que organizam roteiros pela cidade durante a noite.

Pedalar é uma forma de manter a saúde não apenas física, afinal, depois daquele dia cheio de compromissos, subir na magrela e curtir um passeio na cidade é uma forma de relaxar e esquecer um pouco dos problemas.

Bilhete Único é integrado a projeto Bike Sampa
Inscrições abertas para o World Bike Tour 2014
Shopping oferece segurança extra para ciclistas

Com o escurecer, a quantidade de carros diminui nas ruas e, por consequência, sobra mais espaço para pedalar. Por isso, o Guia da Semana selecionou sete grupos de ciclistas que fazem passeios noturnos pela capital. Confira!

TuttoBiker’s

Para você que é iniciante no pedal, a galera do TuttoBiker’s faz trajetos de 30 a 40km nas terças-feiras, com ritmo moderado a forte. Já às quintas, a velocidade é moderada a leve, com eventuais subidas em um trecho menor de 20 a 30 km.

O grupo conta com apoio mecânico para pequenos reparos, garantindo a tranquilidade de todos durante o trajeto, que tem como ponto de partida a Avenida Pompeia, às 20h30. 


Renata Falzoni é uma das pioneiras na organização de passeios de bike em São Paulo. Crédito: Site/Renata Falzoni

Night Bikers

O Night Biker's Club é pioneiro em passeios de bicicleta à noite em São Paulo. Renata Falzoni, sua fundadora, presidente e conhecida como a bike repórter da televisão, foi uma das primeiras organizadoras dos tours à noite em meados dos anos 80.

Hoje, com cerca de 6 mil cadastrados, os sócios saem toda as terças, às 20h45, para passear pela cidade. A partida é sempre feita na sede do clube (Rua Pacheco de Miranda, no Jardim Paulista). É obrigatório o uso de capacete e luzes de sinalização para a bike, além da recomendação de luvas, óculos e roupas apropriadas.


Encontro do grupo Starbikers. Crédito: Divulgação 

Starbikers

Fundado em 2001, o grupo de ciclistas tem espaço para os iniciantes e também para quem tem mais intimidade com o pedal. O Starbikers se reúne toda segunda-feira, às 21h, para um passeio com ritmo mais forte, acima de 20 km/h.

Às terças, no mesmo horário, a velocidade é mais moderada e o percurso não tem subidas. Já às quintas, subidas de média dificuldade fazem parte do trajeto elaborado pelo guia Prê. É obrigatório o uso do capacete.


Além de organizar cicloviagens e eventos diversos, o Sampa Bikers realiza o passeio noturno duas vezes por semana. Crédito: Divulgação

Sampa Bikers

Toda as quartas, às 21h, o grupo Sampa Bikers se reúne para percorrer um trecho de 20 a 25km. Os organizadores não realizam o passeio apenas em caso de chuva - mesmo que leve -, vésperas de feriado ou quando saem em cicloviagem (roteiros mais longos). Todo participante deve preencher o termo de responsabilidade disponível no site.


O Blue Bike promove as noites de quinta-feira seu passeio de bike. Crédito: Divulgação

Blue Bike

Indicado para quem já tem experiência e bom condicionamento físico, o tradicional passeio do Blue Bike acontece toda quinta-feira, com saída às 20h30 e retorno às 22h30. O local de partida é a loja Blue Bike, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 340, no Alto da Lapa. São cerca de 30km, e o roteiro varia entre o centro velho da cidade, a região da Avenida Paulista, a USP e o bairro do Morumbi. 


O CAB tem 11 anos de fundação e organiza terça e sábado a pedalada noturna. Crédito: Divulgação

CAB - Clube Amigos da Bike

O CAB foi fundado no ano de 1997 com o objetivo de incentivar a prática da atividade física e o uso da bicicleta. Hoje, também organiza eventos ciclísticos para empresas, além de cicloviagens. A participação na pedalada noturna é livre para todas as pessoas, mesmo para quem não é sócio.

O encontro ocorre na loja Extra-Itaim Bibi, as terças, com saída às 21h e retorno às 22h15, em percurso de 15km em trechos mais planos. Já nas quartas-feiras, com horário e partida do mesmo local, os ciclistas partem para um trecho de 25km em uma trilha mais indicada para os que têm mais tempo de pedal. A saída é às 21h, retorno às 23h. 


O Saia Na Noite é o primeiro grupo de ciclismo da América Latina voltado para o público feminino. Crédito: Divulgação

Saia Na Noite

Essa dica é especialmente para as mulheres. Com 20 anos de fundação, o grupo surgiu com o objetivo de unir o público feminino e incentivar aquelas que estão começando a prática do pedal.

O passeio noturno é realizado todas as terças, com saída às 21h da Pizzaria Primo Basílico, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Para participar, é necessário ter os equipamentos de segurança, inclusive de iluminação. O trajeto de 25km é feito em ritmo moderado.

Atualizado em 6 Dez 2013.

Por Clayton Santos
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Exposição sobre Steve Jobs no MIS é interessante, mas não reveladora; saiba mais!

Saiba o que esperar do passeio inspirado no criador da Apple e da Pixar

Vinícola em São Roque promove colheita de uva noturna com jantar especial

Vinícola Góes realiza no dia 3 de junho uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Vinho

Confira a programação dos melhores rodeios em São Paulo em 2017

Última chance: São Roque realiza programação especial para o Dia Nacional do Vinho 2017

De 19 de maio a 4 de junho, a 'Terra do Vinho' terá atrações turísticas e gastronômicas exclusivas para os amantes de vinho

Após reforma, Baden Baden é reinaugurado em Campos do Jordão com degustação e visita guiada

Local promete oferecer nova experiência ao público

Uau! Turistas jogaram mais de 1,4 milhões de euros na Fontana di Trevi em 2016

Dinheiro recuperado anualmente é doado a instituições de caridade