Guia da Semana
Viagens
Por Clayton Santos

Passeios Noturnos de Bike Em São Paulo

Conheça sete grupos de ciclistas que organizam roteiros pela cidade durante a noite.

Ciclista do Blue Bike em sua pedalada noturna (Divulgação)

Pedalar é uma forma de manter a saúde não apenas física, afinal, depois daquele dia cheio de compromissos, subir na magrela e curtir um passeio na cidade é uma forma de relaxar e esquecer um pouco dos problemas.

Bilhete Único é integrado a projeto Bike Sampa
Inscrições abertas para o World Bike Tour 2014
Shopping oferece segurança extra para ciclistas

Com o escurecer, a quantidade de carros diminui nas ruas e, por consequência, sobra mais espaço para pedalar. Por isso, o Guia da Semana selecionou sete grupos de ciclistas que fazem passeios noturnos pela capital. Confira!

TuttoBiker’s

Para você que é iniciante no pedal, a galera do TuttoBiker’s faz trajetos de 30 a 40km nas terças-feiras, com ritmo moderado a forte. Já às quintas, a velocidade é moderada a leve, com eventuais subidas em um trecho menor de 20 a 30 km.

O grupo conta com apoio mecânico para pequenos reparos, garantindo a tranquilidade de todos durante o trajeto, que tem como ponto de partida a Avenida Pompeia, às 20h30. 


Renata Falzoni é uma das pioneiras na organização de passeios de bike em São Paulo. Crédito: Site/Renata Falzoni

Night Bikers

O Night Biker's Club é pioneiro em passeios de bicicleta à noite em São Paulo. Renata Falzoni, sua fundadora, presidente e conhecida como a bike repórter da televisão, foi uma das primeiras organizadoras dos tours à noite em meados dos anos 80.

Hoje, com cerca de 6 mil cadastrados, os sócios saem toda as terças, às 20h45, para passear pela cidade. A partida é sempre feita na sede do clube (Rua Pacheco de Miranda, no Jardim Paulista). É obrigatório o uso de capacete e luzes de sinalização para a bike, além da recomendação de luvas, óculos e roupas apropriadas.


Encontro do grupo Starbikers. Crédito: Divulgação 

Starbikers

Fundado em 2001, o grupo de ciclistas tem espaço para os iniciantes e também para quem tem mais intimidade com o pedal. O Starbikers se reúne toda segunda-feira, às 21h, para um passeio com ritmo mais forte, acima de 20 km/h.

Às terças, no mesmo horário, a velocidade é mais moderada e o percurso não tem subidas. Já às quintas, subidas de média dificuldade fazem parte do trajeto elaborado pelo guia Prê. É obrigatório o uso do capacete.


Além de organizar cicloviagens e eventos diversos, o Sampa Bikers realiza o passeio noturno duas vezes por semana. Crédito: Divulgação

Sampa Bikers

Toda as quartas, às 21h, o grupo Sampa Bikers se reúne para percorrer um trecho de 20 a 25km. Os organizadores não realizam o passeio apenas em caso de chuva - mesmo que leve -, vésperas de feriado ou quando saem em cicloviagem (roteiros mais longos). Todo participante deve preencher o termo de responsabilidade disponível no site.


O Blue Bike promove as noites de quinta-feira seu passeio de bike. Crédito: Divulgação

Blue Bike

Indicado para quem já tem experiência e bom condicionamento físico, o tradicional passeio do Blue Bike acontece toda quinta-feira, com saída às 20h30 e retorno às 22h30. O local de partida é a loja Blue Bike, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 340, no Alto da Lapa. São cerca de 30km, e o roteiro varia entre o centro velho da cidade, a região da Avenida Paulista, a USP e o bairro do Morumbi. 


O CAB tem 11 anos de fundação e organiza terça e sábado a pedalada noturna. Crédito: Divulgação

CAB - Clube Amigos da Bike

O CAB foi fundado no ano de 1997 com o objetivo de incentivar a prática da atividade física e o uso da bicicleta. Hoje, também organiza eventos ciclísticos para empresas, além de cicloviagens. A participação na pedalada noturna é livre para todas as pessoas, mesmo para quem não é sócio.

O encontro ocorre na loja Extra-Itaim Bibi, as terças, com saída às 21h e retorno às 22h15, em percurso de 15km em trechos mais planos. Já nas quartas-feiras, com horário e partida do mesmo local, os ciclistas partem para um trecho de 25km em uma trilha mais indicada para os que têm mais tempo de pedal. A saída é às 21h, retorno às 23h. 


O Saia Na Noite é o primeiro grupo de ciclismo da América Latina voltado para o público feminino. Crédito: Divulgação

Saia Na Noite

Essa dica é especialmente para as mulheres. Com 20 anos de fundação, o grupo surgiu com o objetivo de unir o público feminino e incentivar aquelas que estão começando a prática do pedal.

O passeio noturno é realizado todas as terças, com saída às 21h da Pizzaria Primo Basílico, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Para participar, é necessário ter os equipamentos de segurança, inclusive de iluminação. O trajeto de 25km é feito em ritmo moderado.


Por Clayton Santos

Atualizado em 6 Dez 2013.

Mais notícias

7 lugares imperdíveis para conhecer em Cascais, em Portugal

Viagens

10 lugares imperdíveis para conhecer na Cracóvia, cidade na Polônia

Viagens

10 trilhas incríveis para fazer na América do Sul

Viagens

Conheça Açores, um incrível arquipélago português

Viagens

10 castelos incríveis para conhecer na Itália

Viagens

Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, recebem título inédito da UNESCO

Viagens