Guia da Semana

São Paulo é uma cidade engraçada, onde nos impressionamos por ser bem tratados e não o contrário. Desde que passei a usar a bicicleta como meio de transporte eu me acostumei com o “certo descaso” na hora de estacionar a magrela em alguns lugares da cidade. Foi com muito espanto que o Shopping Higienópolis chamou minha atenção para o tratamento quase que exclusivo para as bicicletas.

+ Confira o melhor da programação grátis em SP
+ Veja a agenda com passeios imperdíveis no Centro

Frequentemente nos deparamos com estabelecimentos que não possuem bicletário ou simplesmente não permitem bicicletas em seu estacionamento. Nesse caso, temos que nos contentar em parar a bike em um poste na rua. Há aqueles lugares que pedem para você parar no estacionamento das motos – que normalmente não possui apoio para bicicletas sem “pezinho” – ou que soltam a famosa expressão “deixa lá num canto”. O problema é que “o tal canto” é sempre é um lugar escuro, sem apoio e sem segurança.

Um exemplo de um péssimo estacionamento para bikes é o bicicletário da estação Vila Prudente, que fica do lado de fora da estação e longe de qualquer segurança, fazendo do local um belo convite para assaltantes.

Já no shopping da Zona Oeste, funciona mais ou menos assim: ao chegar ao bicicletário um segurança pede sua identidade (RG e nome) e, após você estacionar a sua bicicleta, ele vai lá e a fecha com um cadeado do local – tudo bem que o bicicletário é pequeno, com espaço para mais ou menos 15 bicicletas, mas o que vale é o sentimento de segurança extra para a minha bike.

O que mais me impressionou em relação ao bicicletário do Higienópolis é que, segundo um segurança do shopping, o serviço foi implementado devido aos – muitos – pedidos dos clientes. Não foi uma ação publicitária de um banco ou companhia de seguro querendo ganhar a simpatia dos ciclistas, mas sim uma reação a uma exigência da comunidade.

A meu ver, essa ótima iniciativa do local poderia ser repetida por muitos outros estabelecimentos comerciais da cidade. Assim, eu e os outros ciclistas não precisaríamos mais nos contentar em simplesmente “deixar a bicicleta lá no canto”.

Dicas na hora de procurar um bicicletário

Por Edson Castro

Atualizado em 3 Fev 2014.