Infelizmente a famosa série global A Grande Família vai acabar. Após 12 anos no ar, o programa, que já proporcionou muitas risadas e até gargalhadas aos telespectadores, vai se despedir das telinhas no dia 11 de setembro, logo após a novela Império.
Desde o começo, a série, que já foi uma das maiores audiências da emissora carioca, contou com os atores Marco Nanini, Marieta Severo, Pedro Cardoso, Guta Stresser e Lúcio Mauro Filho no elenco principal. Porém, durante os 12 anos de programa, muitos personagens passaram pela trama, como a cabeleireira Marilda (Andréa Beltrão), a Vivi (Leandra Leal), a Gina (Natália Lage), entre outros.
Em clima de nostalgia, o Guia da Semana listou os personagens inesquecíveis da famosa série global. Confira:
Seu Floriano
Seu Floriano é uma das grandes saudades de ‘A Grande Família’. O pai da Nenê era vivido pelo ator Rogério Cardoso, que morreu em 2003. Além de ser uma pessoa engraçada, Seu Flor, como era mais conhecido, vivia brigando com Agostinho e repetindo mais um prato do cozido da Nenê
Marilda
Marildinha, como carinhosamente era chamada, marcou época no seriado. A personagem, interpretada pela atriz Andrea Beltrão, era a melhor amiga da Nenê e patroa da Bebel. Durante os sete anos de participação, Marilda viveu muitas situações divertidas em seu salão, além de um tórrido romance com Tuco.
Beiçola
Beiçola e os seus pasteis já deixam muitas saudades. Mesmo sendo uma pessoa medrosa e um tanto insegura, Beiçola era muito firme na hora de cobrar o aluguel de Agostinho. Mesmo sendo amigo de Lineu, ele nunca escondeu sua paixão pela Dona Nenê.
Vivi
Viviane causou em A Grande Família e na vida do Tuco. Interpretada pela atriz Leandra Leal, Vivi era uma golpista de primeira. Em 2004 a moça foi namorada do Tuco, com quem teve um filho, o Nelsinho. Porém, anos depois foi descoberto que o menino na verdade era filho do amigo do Tuco, o Fumaça.
Mendonça
Durante todo o tempo em que Lineu trabalhou na repartição, Mendonça foi o seu chefe. Além de festeiro e um tanto quanto relaxado no trabalho, Mendonça sempre foi apaixonado por Marilda.
Paulão da Regulagem
Paulão é uma das figuras mais engraçadas da série. O mecânico é aquele típico malandro que, com um jeitinho brasileiro, consegue consertar as coisas e se dar bem. O grande charme dele é a confusão que faz com as palavras. Atualmente o personagem namora Lurdinha (Maria Clara Gueiros), a empregada da casa do Lineu.
Agostinho
Agostinho é o personagem mais malandro da série. O genro de Lineu tem o costume de se fazer de vítima toda vez que é desmascarado. Além de se meter em muitas confusões, o marido da Bebel é dono de um estilo um tanto quanto peculiar – ele gosta de combinar camisas listradas com calças xadrez, camisas de bolinhas com calças de cores berrantes, entre outros looks
Bebel
A filha mais velha de Nenê e Lineu é também a mais mimada. Atualmente ela está à frente da Carrara Táxi, empresa se seu marido. Por conta disso, ela e Agostinho vivem brigando e fazendo as pazes.
Tuco
Tuco é talvez a pessoa mais preguiçosa da série. Além de ser relaxado e não gostar de trabalhar, ele ainda se mete em muita confusão quando escuta Agostinho ou Paulão.
Lineu
Lineu é o chefe da Família Silva. O ex-fiscal sanitário é uma pessoa extremamente responsável e mão de vaca, sendo até um pouco neurótico às vezes. Casado com Nenê, ele vive resolvendo os problemas dos filhos e do genro, Agostinho.
Nenê
Nenê é a dona de casa mais amada do Brasil. Superprotetora, ela sempre acaba defendendo os filhos e o marido. Atualmente ela é chefe de cozinha de um restaurante no bairro onde moram.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 7 Set 2014.