Realmente o ano de 2016 não foi nada fácil. No cenário cultural e do entretenimento, muitos nomes partiram e deixaram seu legado, como cantor britânico David Bowie, o ator brasileiro Domingos Montagner, a atriz Carrie Fisher, entre outros grandes nomes.
Em clima de nostalgia – e com muita tristeza –, o Guia da Semana relembra as personalidades que morreram em 2016. Confira:
Antônio Pompêo - 05/01
O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto no dia 5 de janeiro em sua casa, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O ator e artista plástico, que tinha 62 anos, ficou conhecido ao fazer novelas renomadas, como 'O Rei do Gado' e 'A viagem'.
David Bowie - 10/01
O cantor britânico David Bowie morreu no dia 10 de janeiro, aos 69 anos. O artista, que lutava contra um câncer há 18 meses, se manteve longe dos holofotes desde que passou por uma cirurgia cardíaca de emergência em 2004. Sua última performance ao vivo foi em um show de caridade em Nova York, em 2006. Entre seus maiores sucessos estão "Let's Dance", "Space Oddity", "Heroes", "Under Pressure", "Rebel, Rebel", "Life on Mars" e "Suffragette City".
Alan Rickman - 14/01
O ator inglês Alan Rickman morreu no dia 14 de janeiro, aos 69 anos, após lutar contra um câncer. Rickman fez sucesso em peças de teatro, na TV e em filmes, mas seu papel de mais sucesso foi o de Severus Snape, na saga "Harry Potter". O ator deixou dois trabalhos inéditos, que estreiam neste ano: fez a voz da lagarta em "Alice através dos espelhos" e atuou em "Eye in the sky".
Shaolin - 14/01
O ator e comediante Francisco Josenilton Veloso, mais conhecido como Shaolin, morreu aos 44 anos, no dia 14 de janeiro, após uma parada cardiorrespiratória. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente.
Prince - 21/04
Cantor, compositor, multi-instumentista e ator, Prince morreu no dia 21 de abril aos 57 anos. O astro pop virou um fenômeno mundial depois de 'Purple Rain'.
Billy Paul - 24/04
Ícone do soul, Billy Paul morreu no dia 24 de abril, aos 81 anos. Entre seus sucessos está 'Me and Mrs Jones', de 1972. Ele lutava contra um câncer e morreu em sua casa, em Nova Jersey (EUA).
Cauby Peixoto - 15/05
Cauby Peixoto morreu no dia 15 de maio, aos 85 anos, após ser internado por pneumonia, em São Paulo. Semanas antes, ele havia se apresentado com Angela Maria no Teatro Municipal do Rio.
Mário Sérgio - 29/05
Mário Sérgio, vocalista do grupo de samba Fundo de Quintal, morreu no dia 29 de maio, aos 58 anos, durante tratamento de um linfoma. Compositor, cantor e cavaquinista, Mário é autor de músicas como 'Além dos Sonhos da Ilusão'; 'Brasil Nagô' e 'Ira de Hortelã'.
César Macedo - 30/05
O ator, que ficou conhecido pelo papel de Seu Eugênio na versão original da 'Escolinha do Professor Raimundo', entre 1990 e 1995 e depois ao longo de 2001, morreu no dia 30 de maio, aos 81 anos. César estava internado e sofreu choque séptico provocado por pneumonia.
Renan Ribeiro - 29/05
Renan Ribeiro, que participou do programa 'The Voice', da Globo, morreu no dia 29 de maio em um acidente de carro em Mogi Mirim (SP). O cantor de 26 anos era fã do sertanejo Cristiano Araújo e tinha cantado ao lado do ídolo.
Muhammad Ali - 03/06
Muhammad Ali, considerado um dos maiores lutadores de todos os tempos, lutou contra o Mal de Parkinson por 32 anos e morreu no dia 3 de junho, aos 74 anos, por problemas respiratórios.
Christina Grimmie - 11/06
Conhecida por sua participação no programa 'The Voice' dos EUA, Christina foi morta a tiros após um show em Orlando, no dia 11 de junho. O autor dos disparos se matou logo em seguida. A cantora de 22 anos era seguida por mais de 3 milhões de pessoas no YouTube.
Hector Babenco - 13/07
Hector Babenco morreu no dia 13 de julho, aos 70 anos. O cineasta estava internado no Sírio Libanês, em São Paulo, e teve uma parada cardíaca. Nascido na Argentina, mas naturalizado brasileiro, Babenco foi indicado ao Oscar de melhor diretor pelo filme 'O beijo da mulher aranha' (1985). Ele também dirigiu clássicos como 'Pixote: A lei do mais fraco' (1982) e 'Carandiru' (2003).
Guilherme Karan - 07/07
Guilherme Karan morreu no dia 7 de julho, aos 58 anos. O ator foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa rara, a síndrome de Machado-Joseph, e estava internado havia dois anos. Estava longe das telas desde 2005, quando participou da novela 'América'.
Elke Maravilha - 16/08
Elke Maravilha morreu no dia 16 de agosto, aos 71 anos, após uma cirurgia para tratar uma úlcera. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 20 de junho.
Gene Wilder
Imortalizado no cinema como o chocolateiro Willy Wonka, Gene Wilder morreu no dia 28 de agosto, em sua casa em Stamford, no estado de Connecticut (EUA, por conta de complicações do mal de Alzheimer.
Domingos Montagner - 15/09
Domingos Montagner, que interpretava o personagem Santo na novela 'Velho Chico', da Rede Globo, morreu afogado no Rio São Francisco no dia 15 de setembro. Ao tomar banho de rio após gravar cenas da novela, o ator de 54 anos não voltou à superfície. Equipes de busca localizaram o corpo de Domingos preso nas pedras, a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem, perto da Usina de Xingó, na Região de Canindé de São Francisco, que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas.
Duda Ribeiro - 14/09
Duda Ribeiro morreu aos 54 anos no dia 14 de setembro. O ator, que era conhecido por ter participado de novelas como 'Caminho das Índias' (2010) e 'Salve Jorge' (2012) e do humorístico 'Tapas & Beijos', se tratava de um tumor neuroendócrino.
Fidel Castro - 25/11
Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, morreu no dia 25 de novembro, às 22h29 (1h29 de sábado, 26, pelo horário de Brasília), aos 90 anos.
Ferreira Gullar - 04/12
O poeta, escritor e teatrólogo Ferreira Gullar, um dos maiores autores brasileiros do século 20, morreu no dia 4 de dezembro, aos 86 anos. Gullar estava internado há 20 dias no Hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio, por complicações pulmonares. A partir de um quadro de pneumotórax, o escritor desenvolveu uma pneumonia.
George Michael - 25/12
O cantor George Michael, que ficou famoso nos anos 1980 como integrante do duo Wham! e, mais tarde, manteve o sucesso na carreira solo, morreu no dia 25 de dezembro, aos 53 anos.
Carrie Fisher - 27/12
O mundo se despediu da atriz no dia 27 de dezembro. Fisher sofreu um ataque cardíaco durante uma viagem de avião e passou dias no hospital, mas não resistiu.
Atualizado em 28 Dez 2016.