Guia da Semana

30 anos de Tartarugas Ninja: conheça o histórico de quadrinhos, séries e filmes com os heróis

Em cartaz na TV e nos cinemas, as Tartarugas Ninja continuam fazendo a cabeça das crianças (e de seus pais)

Há tartarugas por todos os lados. Na televisão, nos games, nas bancas, nas lojas de brinquedos e, daqui a alguns dias, nos cinemas. Para as crianças, as aventuras dos irmãos Donatelo, Leonardo, Michelangelo e Rafael podem parecer novas, mas quem tem entre vinte e trinta e poucos anos sabe que elas sempre estiveram ali: desde 1984, quando Kevin Eastman e Peter Laird desenharam as primeiras páginas de uma revista chamada “Tartarugas Ninja”.

+ Confira o especial Geek do Guia da Semana
+ Conheça as melhores lojas nerds em São Paulo
+ Relembre os programas infantis que marcaram época na TV brasileira

A febre atual começou em setembro de 2012, quando a Nickelodeon lançou uma nova série das Tartarugas Ninja em sua grade, com visual invocado e o mesmo humor de sempre. No Brasil, o canal pago começou a exibir o desenho em novembro e, em junho de 2013, a Band se responsabilizou pela transmissão em rede aberta.

A série foi um fenômeno instantâneo e rendeu uma nova linha de quadrinhos, com história levemente diferente da original, além do merchandising infindável envolvendo brinquedos, brindes em lanchonetes, estatuetas, revistas, um álbum de figurinhas e dois novos jogos de vídeo-game. Neste mês, as três décadas da franquia serão comemoradas com o lançamento de um filme produzido por Michael Bay e dirigido por Jonathan Liebesman, com Megan Fox no papel de April.

Megan Fox no set de "As Tartarugas Ninja" (2014)

Este é o sexto longa-metragem dos herós mutantes, que já foram vividos por atores em 1990 (As Tartarugas Ninja), 1991 (As Tartarugas Ninja: O Segredo dos Ooze) e 1993 (As Tartarugas Ninja III) e protagonizaram filmes animados em 2007 (As Tartarugas Ninja: O Retorno) e 2009 (Turtles Forever, especial para TV).

As séries também foram numerosas: a primeira foi ao ar entre 1987 e 1996 (lançada para acompanhar uma série de brinquedos); em 1997, estreou uma série com atores que durou apenas um ano; a terceira versão chegou à TV em 2003 e se manteve firme até 2009. Três anos depois, foi a vez da Nickelodeon renovar a franquia.

Tartarugas Ninja 2003

Depois de tantos anos na TV e nas bancas, seria um erro pensar que o público das Tartarugas seria, hoje, exclusivamente infantil: cada vez mais, adultos se rendem à nostalgia e cultivam coleções com personagens da infância, ou sentam-se ao lado dos filhos para conhecer as novas versões de seus heróis favoritos.

Longe de representar um retrocesso, o apego de adultos às referências dos anos 80 é uma tendência de mercado e vem sendo captada com esperteza pelas marcas em diversos segmentos, do vestuário ao entretenimento. Basta olhar para o lado para flagrar uma camiseta de super-herói ou a miniatura de um animal usando nunchakus. Uma obra de arte, talvez diga o dono para se justificar. Digo então: uma autêntica e valiosa Tartaruga Ninja.

Atualizado em 10 Jun 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Volta de "CQC" é certa, segundo diretor da atração

Estreia e emissora ainda não foram decididos

Transmissão do Billboard Music Awards 2017 na TV e internet

Premiação musical será exibida pelo TNT neste domingo, 21

Transmissão do MTV Movie & TV Awards 2017 na TV e Internet

O ator e comediante Adam Devine vai apresentar a premiação

Quarta temporada de ‘Adotada’ estreia nesta terça-feira (11), na MTV

Maria Eugênia vai rodar por todo o Brasil em 13 novos episódios inéditos

Marcos é expulso do BBB 17

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo nesta segunda-feira (10)

Talk show de Tatá Werneck estreia hoje no Multishow

"Lady Night" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30