Guia da Semana

"Ninguém me ama. Ninguém me quer. Falam mal de mim, dizem que sou lenta, depressiva e insuportável. Até as crianças me odeiam. Nada de bom acontece quando eu chego... É o que todo mundo acha. Quem eu sou? Eu sou a Segunda-Feira."

Assim inicia-se o primeiro episódio da série brasileira "Odeio Segundas". Como o próprio nome já diz, as cenas abordam a raiva coletiva que as pessoas - em especial as empresas e seus funcionários - nutrem em relação ao primeiro dia útil da semana.

Com um roteiro delicioso, que prende a atenção do início ao fim, a série é um prato cheio para quem gosta do humor ácido, irônico e inteligente. Confira os motivos pelos quais você deveria assistí-la:

HISTÓRIA

Com 10 capítulos, a série se passa no escritório Ashausa & Shuasha. Ali, seis colegas enfrentam situações típicas do dia a dia de trabalho, sempre às segundas. Valéria é uma recém-divorciada que foi promovida por engano à chefe na empresa em que trabalha, a Ashausa & Shuasha. Murtinho, seu colega, é casado, mas isso não impede que eles se envolvam. Assim como Sueli, que, apesar de casada, se envolve com Guedes, um funcionário que inveja a promoção de Valéria. Enquanto isso, Brenda é desejada por Lipe, um nerd que não sabe que sua musa é gay.

ROTEIRO

O roteiro, feito por Fernanda Young e Alexandre Machado, brinca com diversos clichês do ambiente de trabalho: mau humor, competição, bullying, adultério e romances ilícitos, e abuso de anglicismos (branding, briefing, freedback, networking etc). A série se passa em poucos cenários e segura-se no texto, que une o humor peculiar e satiriza o cotidiano.

ATORES E PERSONAGENS

GNT

Fernanda Paes Leme, Thiago Rodrigues, Marisa Orth, Anderson Müller, Carol Machado, Lyv Ziese e Flavio Pardal dão vida aos personagens que, de "longe", parecem normais mas, vistos de perto, mostram comportamentos únicos e extravagantes.

FORMATO

Com um formato diferenciado, os episódios são narrados pela própria segunda-feira - que ganha vida na voz de Fernanda Young. Assim, além de haver uma conversa entre ela e os telespectadores, algumas curiosidades sobre o odiado dia da semana são reveladas, como os desastres e índices de mortes que aconteceram nas segundas-feiras.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 6 Jan 2016.