Guia da Semana

Nos últimos dias, cresceu o burburinho em torno do futuro da MTV: VJs se despediram no ar, ex-VJs lamentaram o fim, mas logo vieram notícias de que a emissora não morreria, apenas mudaria de dono e sinal – voltaria da Abril à Viacom e passaria a integrar os pacotes de TV por assinatura. Seja qual for o caminho, é certo que a MTV já deixou de ser aquele canal que chacoalhou as terras brasileiras em 1990 e ajudou a criar uma juventude consciente e musicólatra.

+ Conheça os participantes cotados para A Fazenda 6
+ Acompanhe a programação de stand-up nas Quintas Das Comédias
+ Anote os shows do Cultura Inglesa Festival

Enquanto as mudanças não acontecem, aproveitamos para relembrar aqueles programas que marcaram época, e que vão deixar saudades nos fãs da MTV Brasil:

Acústico MTV (1991 – 2012)

Legião Urbana no Acústico MTV

Talvez esta seja a herança mais importante da MTV para a música brasileira, desde seu lançamento até hoje. Os acústicos foram importados da MTV gringa, mas vieram como uma bênção para bandas dos anos 70 e 80 que procuravam se renovar. Não que artistas novos não tenham passado pelo palco: até Sandy e Júnior já tiveram sua vez!

Lado B (1991 a 2000)

Fábio Massari em cenário da MTV

Quando a música (como outras artes) ainda conseguia se diferenciar claramente entre "mainstream" e "alternativa", o Lado B assumiu a missão de levar aos jovens as novidades mais bacanas do rock e do pop internacional alternativo - bem diferente do que dominava as paradas do Disk. Quem comandou o programa foi Fábio Massari.

Disk MTV (1991 a 2006)

Sarah Oliveira, do Disk MTV

Como o Acústico, o Disk MTV foi um clássico da emissora - uma espécie de "top 10" das paradas mundiais de videoclipes. Bastava ligar e votar, independente do gênero musical. O programa, que lançou VJs como Astrid Fontenelle, Sabrina Parlatore e Sarah Oliveira, foi um dos primeiros a entrar no ar.

Piores Clipes do Mundo (1999-2002)

Cena ultracolorida do clipe Shiny Happy People, do REM

Supla, R.E.M., Chico César... Estes e outros artistas viraram ícones do programa comandado primeiro por Marina Person, depois Marcos Mion e, por último, João Gordo. Foi na fase de Mion que o "Piores" ficou mais famoso, apontando erros de gravação e chamando a atenção para figurantes deslocados nas chamadas "pérolas videoclípticas".

Fica Comigo (2000-2003)

Fernanda Lima no programa Fica Comigo, da MTV

Em 2001, a MTV mostrou que tinha mente aberta ao exibir o primeiro beijo gay da televisão aberta brasileira, no Fica Comigo. O programa, apresentado por Fernanda Lima, era uma brincadeira de conquista entre um participante e um time de candidatos, que passavam por desafios divertidos no palco antes de serem escolhidos pelo pretendido.

Video Clash (2003-2006)

Didi Wagner à frente do cenário no VideoClash MTV

Como era bom ver o seu clipe favorito ganhando de lavada dos outros concorrentes. No Videoclash, o espectador podia decidir o duelo entre dois clipes, enquanto o vencedor da disputa anterior era exibido na tela. A proporção de votos era mostrada ao vivo, aumentando a emoção. Didi Wagner foi a principal apresentadora.

Top Top (2004-2010)

Marina Person e Leo Madeira vestidos de maestros no Top Top MTV

A química entre Leo Madeira e Marina Person fez do Top Top um dos programas mais interessantes da MTV. Com listas temáticas (como "os fãs mais insuportáveis", em que venceram os rockeiros do Iron Maiden), os VJs comentavam cada clipe e cada tema, com um humor inteligente e um clima de bate-papo.

Ponto Pê (2006-2007)

Penelope Nova assumiu corajosamente o posto, antes ocupado pelo médico Jairo Bouer, de conselheira sexual dos adolescentes. A apresentadora atendia a telefonemas ao vivo e respondia às perguntas com bom humor, tentando encorajar os jovens a se aceitarem e não caírem em roubadas amorosas.

Por Juliana Varella

Atualizado em 21 Jun 2013.