Guia da Semana

Foto: João Raposo


Depois de uma série de boatos a respeito da dificuldade de se atrair convidados, o programa Agora É Tarde estreou bem na Band. Apresentada por Danilo Gentili, a atração foi lançada e já recebeu nomes pra ninguém botar defeito, como Marcelo Adnet, Marília Gabriela e Lobão. Além disso, apresentou ao público um Danilo Gentili menos ácido, mas não menos inventivo, e mais disposto a se divertir diante das câmeras e, por consequência, divertir sua audiência.


Agora É Tarde, exibido no fim das noites de quarta e quinta-feira na Band, bebe da fonte do late show americano, cujo maior expoente é o Late Show with David Letterman. No Brasil, a atração original pode ser vista na TV a cabo, enquanto a "genérica" foi lançada por Jô Soares há anos e hoje ocupa as madrugadas da Globo. Trata-se de um programa de entrevistas, permeado com muito humor e comentários sobre o noticiário, realizado pelo comandante. Agora É Tarde difere do Programa do Jô pelos quadros de humor que recheiam a atração, que vão de matérias de rua às opiniões sobre a programação da televisão brasileira. A influência do stand up comedy, tão comum na atual TV brasileira, é latente em Agora É Tarde.

No ar há pouco mais de um mês, Agora É Tarde disse a que veio: registra índices de audiência satisfatórios para os padrões da Band. Passada a tensão da estreia, é possível ver um Danilo Gentili bastante à vontade na condução de seu talk show, com tiradas espirituosas e que não descambam para a grosseria gratuita. Além de Gentili, seus partners também se destacam: Marcelo Mansfield, Murilo Couto e Leo Lins são mais do que meros coadjuvantes e dão um ar ainda mais stand-up ao programa. A participação da banda Ultraje a Rigor é outro ponto forte da atração que, até aqui, só peca por ter pouco espaço para a entrevista do dia. Convidados que poderiam ter sido mais bem explorados, infelizmente, não o foram pelo tempo curto.

Mais do que dar uma cara nova ao final das noites da Band, Agora É Tarde representa um novo momento da associação entre a emissora e a Eyeworks, produtora fundada na Holanda, e que se fundiu à argentina Cuatro Cabezas. A produtora foi quem trouxe o CQC, atração popular argentina, ao Brasil, dando início a um bem-sucedido casamento que já dura três anos e rendeu outros frutos na grade da emissora. Agora É Tarde é apenas o fruto mais recente desta parceria e, ao contrário do CQC e outros programas produzidos neste meio-tempo, desta vez o formato foi desenvolvido no Brasil.

O pioneiro, CQC, apenas abriu caminho. Logo em seguida, outros formatos importados trazidos pela Eyeworks - Cuatro Cabezas (hoje apenas Eyeworks) emplacaram. Logo vieram E-24, reality show que mostrava o cotidiano de um hospital; A Liga, atração jornalística que traz diferentes abordagens acerca de um mesmo tema; e Polícia 24 Horas, atração que acompanha operações policiais reais. A Band e a Eyeworks também produziram juntas O Mundo Segundo os Brasileiros, série sobre o olhar de turistas brasileiros em diferentes lugares do mundo, exibida durante as férias de A Liga, em 2011; e O Formigueiro, programa apresentado por Marco Luque, que não emplacou por não conseguir adequar seu formato ao público, e por ter sido exibido em horário equivocado.

Mesmo assim, o saldo é positivo e a Band conseguiu diversificar seu público graças aos programas desenvolvidos em parceria com a Eyeworks. Sua atual linha de shows abriga alguns de seus programas mais vistos, chegando a alcançar a terceira colocação no ranking da audiência. Sem nenhuma dúvida, a Eyeworks injetou uma necessária dose de jovialidade e criatividade à, até então, antiquada grade da emissora.

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Cidade Alerta volta na Record

Por um jornalismo mais informal

Dramaturgia em crise

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Atualizado em 10 Abr 2012.