Guia da Semana

Fotos: Divulgação

O lutador Dourado em entrevista ao canal Combate

Não há como negar que somos o país do futebol. Em qualquer canto com o mínimo de espaço meninos, meninas e marmanjos estão correndo atrás da bola. Na tevê então, nem se fala. São sagrados os jogos de quarta-feira e domingo, seguido das mesas-redondas e boletins esportivos com os resultados. No entanto, os canais de TV a cabo hoje oferecem opções para todos os gostos, trazendo a diversidade do mundo do esporte para a telinha.

O futebol ocupa a maior parte da grade dos canais esportivos, transmitindo de campeonatos juniores até torneios da Rússia e África. Mas as demais modalidades também têm o seu quinhão. Mesmo sem dados oficiais, Fábio Costa Moraes, coordenador de programação da BandSports avalia crescimento do segmento não-futebolistico. "Em nossa grade houve um aumento natural dessa programação em busca de atingir todos os públicos". Para o canal ESPN, a tendência pode ser medida pela interação do público, seja por e-mail, carta e participação em programas, bem como a venda de cotas publicitárias.

Junto com a transmissão de corridas, partidas e torneios nacionais e internacionais, os canais investem em programas aqui produzidos, oferecendo tanto cobertura jornalística como análise das modalidades e eventos. Automobilismo basquete, ciclismo, vôlei e tênis são as modalidades mais citadas.

Há também fãs tão aficionados que compram os canais a la carte, com programação especializada por segmento. Com o desenvolvimento da alta definição e da TV Digital, mais opções desse tipo devem ser oferecidas pelas operadoras.

Os canais fazem parte das principais operadoras de TVs a cabo do país. Veja o perfil dos canais, os eventos de destaque a serem exibidos nos próximos meses e programas específicos por modalidades. Depois, é só montar sua programação!


O Tour de France, exibido pela ESPN

ESPN
O primeiro canal voltado apenas para esportes entrou em operação no Brasil em 1998, trazendo para cá a paixão pelos astros da NBA. De lá para cá, os investimentos na diversidade da grade se mantém, sendo a emissora com maior número de eventos esportivos. Fora dos gramados, modalidades como basquete, golf, futebol americano, ciclismo, surf e até baseball e rúgbi marcam presença. Outro destaque é o pôquer, com cada vez mais brasileiros adeptos.

Os programas seguem a mesma linha, dando visibilidade à natação e ao surf (Planeta Água), ao automobilismo e à motovelocidade (Limite), ao atletismo (Vamos Correr), aos esportes radicais (Planeta EXPN), entre outros. Até dezembro serão exibidos a Liga de Futebol Americano, a NBA, a Liga de Baseball, o World Series of Poker e Campeonato Mundial de Basquete Feminino.

SporTV
A emissora procura cobrir a totalidade das modalidades mais apreciadas pelos brasileiros, dividindo programas e eventos em dois canais gerais e um voltado para alta definição. Até o final de 2010, o SporTV transmitirá Moto GP de Velocidade e os mundiais de motocross, basquete (feminino), vôlei (masculino e feminino), ginástica e natação. Os programas específicos apresentam esportes radicais (programa Zona de Impacto), lutas (Sensei SporTV), automobilismo (Linha de Chegada) e golfe (Golfe Brasil) .


Competições automobilísticas fazem a programação do canal Speed

Speed
É um canal dedicado ao mundo do automobilismo e demais esportes a motor. A programação é direta dos Estados Unidos e não consta programas nacionais. Competições como Las Vegas 350, Nationalwide Series e Motobike road racing são alguns dos programas.

BandSports
O Canal de todos os Esportes. Essa é a chamada do BandSports. Sua grade tenta fazer jus ao mote, indo do atletismo e esportes olímpicos (programa Vila Olímpica), tênis (Ace Bandsports), automobilismo (Supermotor) e até futebol americano (Bandsports Football). Até o final do ano, os mundiais de basquete feminino e o de Superbike, a Liga de Futebol Americano, Fórmula Indy e as competições de tênis ATP 500 e WTA Tour terão espaço garantido na programação.

Combate
O universo das artes marciais tem espaço específico no universo da TV. É o canal Combate, produzido pela Globosat e comercializado no sistema a la carte, no qual o cliente compra a exibição. Entre as atrações, eventos ao vivo como o Ultimate Fighting Championship (UFC), a maior competição de artes marciais mistas do mundo, e o World Extreme Cagefighting (WEC). O canal transmite ainda disputas de boxe por títulos mundiais. Entre os programas, entrevistas com celebridades brasileiras sobre o universo das lutas, entre outros.

Atualizado em 21 Set 2011.