Guia da Semana

O universo do Direito é, sem dúvidas, extremamente atrativo e envolvente por diversos fatores. Não por acaso, a arte está intimamente ligada a casos, teorias e dinâmicas e, assim, somos presenteados com livros, séries, filmes e documentários extremamente instigantes.

Pensando nisso, e para quem amou a recente série documental "Making a Murderer", o Guia da Semana lista 9 documentários incríveis que prendem sua atenção do início ao fim. Confira:

MORTE NA ESCADARIA

O documentário/série é dividido em oito partes e dirigido pelo francês Jean-Xavier de Lestrade, vencedor do Oscar 2002. As cenas abordam os mecanismos da Justiça americana a partir do caso do escritor Michael Peterson. Para quem não conhece, após a morte da mulher, Kathleen, em um suposto acidente na queda de uma escada, ele se tornou suspeito de assassinato, mesmo sem provas de seu envolvimento. A questão desemboca na moral do país: a polícia e a Justiça dão como certa sua culpa ao descobrir que o escritor é bissexual.

JUSTIÇA

Justiça nos faz refletir sobre o dia a dia judiciário brasileiro com foco nas varas criminais do Rio de Janeiro e a atuação de promotores, defensores públicos e juízes, além do que se passa na vida dos réus, expondo a deplorável estrutura carcerária.

A TÊNUE LINHA DA MORTE

O assassinato de um policial durante uma abordagem rotineira de trânsito provoca grande comoção pública na cidade de Dallas, Texas, em 1976. Mais de uma década depois Randall Adams, condenado pelo crime, aguarda sua execução em uma penitenciária estadual. Alternando depoimentos dos envolvidos no caso e reconstituições, Errol Morris apresenta uma investigação absorvente e imprevisível com uma conclusão surpreendente e controversa.

APESAR DE VOCÊ - CAMINHOS DA JUSTIÇA

O documentário fala sobre a luta jurídica no Brasil contra a impunidade dos torturadores do regime militar de 1964. Indo contra a tortura, as cenas nos mostram a discussão sobre os fatos ocorridos na época e a briga pela responsabilização dos torturadores.

COCAINE COWBOYS

Na década de 1980, chefões do tráfico colombiano invadiram Miami com uma marca de violência inédita no país desde a Lei Seca, colocando a cidade no mapa do crime. Assim, "Cocaine Cowboys" é a verdadeira história de como Miami se tornou a capital norte-americana do dinheiro, da cocaína e do assassinato, contada pelas pessoas que fizeram isso acontecer.

SEM PENA

O documentário fala sobre o crescimento desenfreado da população carcerária no Brasil em seus mais diversos presídios. Assim, as cenas nos mostram a realidade do sistema penitenciário, expondo sua cultura, suas limitações, desafios e tudo o que está longe dos olhos de muitas pessoas.

Além disso, através de depoimentos de detentos, ex-presidiários, promotores, psicólogos, antropólogos, sociólogos, advogados, funcionários do sistema penal e magistrados, também nos mostra o abismo social que vivemos e relata como isso afeta as diferentes classe sociais.

MAKING A MURDERER

Steven Avery havia acabado de ser pai quando foi preso como suspeito de estuprar uma mulher no interior do Estado de Wisconsin, onde morava. Steven tinha mais de um álibi e não tinha ligações com o crime, mas, com passagens pela polícia nas mais variadas causas - inclusive a de ter queimado um gato e jogado o carro de uma prima (casada com um policial), acabou sendo preso.

Dezoito anos depois, um teste de DNA conseguiu provar que ele era inocente e que, inclusive, o verdadeiro culpado já havia sido encontrado e estava preso. Solto, pediu uma indenização de US$ 36 milhões pelo tempo que ficou preso injustamente, mas, pouco tempo depois, Teresa Halbach, uma fotógrafa, desapareceu depois de tirar algumas fotos da casa de Steven e seus ossos foram encontrados queimados em seu terreno. Assim, acusado de novo, Steven aceitou um acordo de indenização de US$ 400 mil, valor bem abaixo do que havia pedido inicialmente.

AS FITAS DO HOMEM DE GELO: CONVERSAS COM UM ASSASSINO

Richard Kuklinski era um marido dedicado e pai amoroso, mas também um assassino cruel de mais de 100 pessoas. Você vai encontrá-lo neste documentário poderoso que apresenta uma das entrevistas mais vívidas e perturbadoras já registradas - gravada por trás das grades da prisão onde Kuklinski cumpria suas penas de prisão perpétua consecutivas.

WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?

O documentário conta a história da vida da cantora, pianista e ativista Nina Simone (1933-2003). Usando gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas com pessoas próximas a ela, as cenas fazem um retrato de uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos. Além disso, também nos insere na realidade de quem vive a violência doméstica.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 4 Ago 2016.