Guia da Semana

Alimentos bons pra gripe

A nutricionista Solange Saavedra dá dicas de alimentos que ajudam na recuperação da gripe e outros que devem ser evitados.

Foto: Getty Images


É consenso que a vida contemporânea tem se tornado cada vez mais corrida e intensa. Com essa agitação, é comum que muitas coisas não recebem a atenção merecida, entre elas, a alimentação. Muitas vezes as pessoas só se dão conta disso quando algo como uma gripe, por exemplo, atrapalha o desenvolvimento de suas atividades cotidianas.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que as gripes podem se dar justamente em consequência da má alimentação e que, ao mesmo tempo, uma dieta equilibrada pode ajudar na recuperação da doença. "Embora não curem as gripes, os alimentos podem minimizar os seus sintomas", afirma a nutricionista Solange Saavedra. Segundo ela, uma pessoa com hábitos saudáveis tem um sistema imunológico menos suscetível ao vírus da gripe.

Mas o que seriam esses hábitos saudáveis? Solange explica que o prato do dia a dia "deve conter todos os nutrientes necessários para as funções orgânicas, especialmente vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e criam defesas para combater o vírus".

Não existe um alimento completo que forneça tudo o que o nosso organismo necessita. Essas propriedades nutricionais podem ser encontradas em frutas, vegetais (principalmente os verdes escuros), legumes, carnes magras, grãos integrais, ovos, leite e derivados. "Entre as vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico, merecem destaque as vitaminas A, C e E, os antioxidantes e os minerais zinco e selênio", destaca Solange.

A feirante Ana Cristina Ribeiro, que trabalha com itens orgânicos como alho, gengibre, cebola, limão, laranja, chá verde, brócolis e espinafre, acredita que seus produtos ajudam na recuperação das gripes. "Você não vai sarar, mas a sua gripe vai ser bem mais leve", explica. E ela está certa. Juntos, esses alimentos são fontes de alicina, que é um poderoso agente antiviral, catequina e gengirol, antioxidantes encontrados no chá verde e no gengibre, respectivamente, além das vitaminas A, C e E.

De acordo com Solange Saavedra, durante a gripe devem ser evitados refrigerantes, que não têm valor nutricional; produtos industrializados, que em geral possuem muito sal, corantes e conservantes; e frituras, doces e itens gordurosos, que diminuem as defesas do organismo. "O que a pessoa gripada precisa é de nutrientes que ajudam a melhorar sua imunidade, assim, deve-se dar preferência aos alimentos in natura", avisa a nutricionista.

Foto: Getty Images

Um prato colorido contém nutrientes de diversos grupos

Apesar de serem fundamentais para transportar e auxiliar na absorção dos nutrientes, os líquidos, ao contrário do que muita gente pensa, não devem ser os principais componentes da dieta de quem estiver gripado. Eles podem auxiliar quem está com muita tosse, a garganta irritada ou sem fome nenhuma. "Mas se o apetite não se alterou, a recomendação é manter a alimentação normal, preparando um belo prato multicolorido", esclarece Solange.

Dicas

Além da correria do dia a dia, o fato de muita gente morar sozinha acaba dificultando ou tornando menos prazeroso o preparo de refeições caseiras. E quando se está doente fica ainda mais difícil ir até o fogão. Para facilitar a vida, a boa notícia é que nessas horas é bom consumir verduras cruas, sem cozinhá-las ou refogá-las. Nesse caso, é bom valorizar os temperos,que podem levar desde tomate e cebola até itens mais inusitados, como linhaça moída, castanhas quebradas, alho, azeite extra-vrigem e limão. Com esses ingredientes, é possível variar no modo de preparo e sempre conciliar o sabor às propriedades que ajudam na recuperação do sistema imunológico.

Para quem não abre mão de alimentos quentes, uma combinação que não dá muito trabalho e supre boa parte das necessidades do nosso organismo é arroz integral com legumes como berinjela, cenoura e abobrinha - que ficam prontos rápidamente - e filé de salmão grelhado. Além do atrativo visual, uma refeição multicolorida como essa indica que o prato contém diversos grupos de alimentos. Outra dica importante da nutricionista é sempre finalizar a refeição com uma fruta, que sacia a vontade que algumas pessoas sentem de comer doces e contêm propriedades que ajudam na recuperação. Seguindo essas instruções sua gripe vai te incomodar muito menos e dificilmente voltará.


Atualizado em 10 Abr 2012.

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