Guia da Semana

Foto: Getty Images


Há quem goste de reunir os amigos em casa e promover boas rodas de conversa e gargalhada, além disso, dá para fazer um social com a mulherada. Mesmo que seja um evento menor, é muito comum que de última hora apareça mais gente. E nesse momento o que fazer? O que preparar para beber e não fazer feio na frente da galera? E os petiscos? Meros detalhes podem fazer toda a diferença e para ajudá-lo na hora do apuro, o Guia da Semana separou algumas dicas, confira!

Acerte a mão

Há quem prefira os destilados, outros a clássica cerveja. Para não encalhar nada na sua geladeira, o melhor a fazer é consultar com antecedência quantas pessoas preferem determinada bebida. É interessante levar em conta que existem os amigos que não bebem tanto. mas em compensação há outros que viram o caneco. Um drinque considerado coringa para quem não está esperando uma visita, é a caipirinha.

De fácil preparo e ingredientes comuns, a bebida é tradição no país e unânime na preferência. Para não correr o risco de errar, o melhor a fazer é escolher os ingredientes e saber dosar. De acordo com Rodrigo Marcusso, proprietário da Bar&Barman, uma conhecida escola de barman em São Paulo, a caipirinha clássica leva somente limão, açúcar e a cachaça,

Foto: Getty Images


Preparo

O gosto vai de cada um, mas para que você não erre a mão é indicado que se use três colheres de açúcar para uma unidade e meia da fruta e uma dose (50ml) da bebida. "Usa-se muitas frutas, já que o país é rico em variedades. Limão, abacaxi, kiwi, morango, tangerina são as básicas e dão uma cara legal para a bebida", aconselha.

Para incrementar, o barman indica alguns itens fáceis de encontrar em mercados e que podem dar uma outra cara ao drinque. "Se quer dar um sabor especial, inclua gengibre, cravo, alecrim; eles complementam a bebida e podem dar um sabor diferente".

Dependendo do gosto dos seus amigos, você opta por qual destilado se adequa mais ao gosto ou alterne entre os dois tipos. No Brasil, a tradicional é feita com cachaça mesmo. Já a caipiroska é composta de vodca. A segunda é mais neutra o que faz sentir melhor o sabor da fruta. Já a de cachaça é mais aromativa e destaca-se na composição.

Foto: Getty Images


Para beliscar

Claro que, além da bebida, os petiscos fazem parte da reunião dos amigos. Dispense o tremoço e o amendoim bolinha e ofereça opções diferentes para beliscar. Nessa hora o que cabe bem são os queijos e frios. Para combinar com a cerveja gelada ou a caipirinha, algumas opções como: presunto cru e cozido, salame, peito de peru defumado, presunto de peru cozido, salsichão temperado, mortadela italiana, Blanquetes (peru, frango e chester), lombo canadense, etc. Já os queijos seguem uma linha de sabores mais fortes como: gorgonzola, roquefort, parmesão, provolone, cheddar, queijo do reino, brie e mais suaves como: gouda, itálico, emmenthal, gruyère, estepe e Port Salut.



Identificar o que combina com as frutas pode dar um paladar diferente a caipirinha, portanto experimente fazer alguns drinques, quando possível, para testar.

A bebida mais indicada vai do gosto de quem consome. O ideal é usar uma cachaça mineira tradicional para sentir o sabor da cana misturado aos demais elementos.

Não é necessário amassar muito a fruta durante o preparo para que o gosto não sobreponha o do restante dos ingredientes.

A caipirinha combina com qualquer ambiente e não é recomendada para acompanhar petiscos como bolinhos fritos. Os mais indicados são os secos como amendoim ou queijos.

Atualizado em 10 Abr 2012.