Guia da Semana

Foto: Getty Images


Com este friozinho, nada melhor que ficar no aconchego de sua casa e, se for para receber os amigos, melhor ainda. Uma boa opção para isso é preparar caldos, queijos e vinhos para a festinha.

Para isso, comece a fazer uma lista de convidados e pensar no cardápio. O interessante é fazer um festival de caldos com várias opções para atender todos os paladares. Acho interessante uma variedade de, no mínimo, cinco tipos.

O bacana é fazer somente o caldo e os acompanhamentos serem servidos à parte: assim, não tem problema se os convidados não consumirem por não gostarem de algum ingrediente. Podemos colocar neste cardápio algumas variedades como caldo verde, de feijão, creme de queijo, de mandioca, de abóbora, lentilha e, para os acompanhamentos, bacon, parmesão ralado, croutons, pães diversos, torresmo e carne seca, entre outros.

Estes caldos devem ser armazenados em réchauds de cerâmica, que dão um charme a mais na sua mesa. Para criar uma harmonia, os acompanhamentos podem vir em travessas de cerâmica.

Podemos colocar também um arranjo de flores no centro da mesa para completar esta decoração. O interessante é usar como base do arranjo algum objeto da casa, como uma sopeira de família, um vaso mais rústico ou uma chaleira de ágata. Com este tipo de material, conseguimos dar um aconchego maior para este ambiente.

Caso não possua uma estrutura para que todos os convidados possam se sentar, uma opção bacana para servir os caldos são as cumbucas, que podem ser encontradas para locação em diversas cores.

Montada a mesa de caldos, vamos pensar na mesa de queijos. O bacana é fazer uma mesa também com uma variedade de pastas e pães. Pensando sempre no mesmo estilo em que foi montada a mesa de caldos, vamos utilizar tábuas para os queijos e facas para os patês, além de uma cesta bem bacana com diversos tipos de pães.

Nesta montagem, você já possui dois pratos diferentes. Agora, vamos elaborar o ponto de bebidas com os vinhos e taças. Caso necessite de outro tipo de bebida, pode colocar também copos apropriados para este tipo escolhido.

Como hoje há várias empresas que alugam materiais, você pode receber com elegância, aconchego e estrutura sem gastar muito. O importante é sempre conhecer o perfil de seu convidado e usar a sua criatividade.

Leia as colunas anteriores de Will Araújo:

Casando no jardim

Chá de bonecas

Almoço de Páscoa

Quem é o colunista: Will Araújo, que se resume a um pensamento de Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

O que faz: Formado em Administração de Empresas, atuo na área de Eventos há nove anos, sendo seis deles dedicado ao casamento; docente do Senac na área de Eventos e Assessor de Eventos.

Pecado Gastronômico: Chocolate e pizza.

Melhor lugar do mundo:Minha casa.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Elis Regina, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Orlando Moraes.

Fale com ele: [email protected] ou siga seu twitter: @wilcasamenteiro




Atualizado em 6 Set 2011.