Guia da Semana

Que o Laerte não é das pessoas mais normais ninguém duvida. Desde o início da novela "Em Família" o flautista já mostrava sinais de loucura – quem não se lembra do surto do menino de olhos azuis com o seu melhor amigo Virgílio? A cicatriz no rosto do leiloeiro acompanhou o marido de Helena em toda a trama (recentemente Virgílio retirou a cicatriz).

No entanto, com a chegada do fim da trama de Manoel Carlos, mais conhecido como Maneco, a loucura de Laerte está cada vez pior. Nos últimos capítulos, o flautista chegou a ser agressivo até mesmo com a sua mãe, Selma, com quem sempre se preocupou.

Para ilustrar a decadência de Laerte, o Guia da Semana listou as maiores loucuras do flautista na novela global. Confira:


PACTO DE SANGUE


Quando criança (no início da novela), Laerte (Eike Duarte) exigiu que Helena (Julia Dalavia) fizesse um pacto de sangue com ele prometendo que os dois sempre estariam juntos. Se ela soubesse que o pacto era com o Diabo, com certeza ela não iria aceitar...


ARRASTÃO


Sempre ciumento, Laerte já mostrava sinais de loucura na adolescência. Um dia, o menino de olhos azuis (Guilherme Leicam), que não suportava nem ver Helena (Bruna Marquezine) perto de outras pessoas, fez a amada passar vergonha ao invadir a escola dela e arrastá-la pra fora de lá.


CICATRIZ ETERNA


Após surtar com Vírgilio (Nando Rodrigues) por causa de Helena (Bruna Marquezine), Laerte (Guilherme Leicam) partiu para cima do melhor amigo e acabou desfigurando o seu rosto. Além disso, o flautista achou que o amigo estava morto e decidiu o enterrar vivo.


TAPA NA CARA


Na terceira fase da trama – vinte anos após ser preso –, Laerte (Gabriel Braga Nunes) volta ao Brasil e se reencontra com Helena (Julia Lemmertz). Bastante tenso, o flautista perde o controle e acaba batendo na leiloeira.


DESAFIO DA MORTE


Tomado pelo ciúme louco por Luiza (Bruna Marquezine), Laerte (Gabriel Braga Nunes) surta ao ver a amada dançando com seu ex-namorado, André (Bruno Gissoni). Descontrolado, o flautista desafia o estudante a saltar o vão que havia entre eles. Bêbado, André salta, mas acaba ficando pendurado à beira da morte.


FILHO INGRATO


A loucura do músico não dá desconto nem mesmo para sua mãe, Selma (Ana Beatriz Nogueira). Ao avisar que não quer mais trabalhar no galpão, a mãe do flautista fica extremamente constrangida ao ser agredida pelo próprio filho. Bastante nervoso e sem paciência, Laerte pergunta o que deve fazer com a mãe diante dessa situação. Ele sugere que Selma tenha uma acompanhante em tempo integral, ou uma babá, e ainda é irônico ao dizer que uma boa solução seria amarrar a mãe em casa para impedir que ela faça besteiras pela rua.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 14 Jul 2014.