Guia da Semana

Bolso em ordem



Que tal começar o ano com o "bolso em ordem"? Isso é possível com a elaboração do orçamento, explica o escritor Marco Falcone. Ele pode ser feito como antigamente, utilizando-se papel, lápis e calculadora ou com a ajuda de uma planilha eletrônica.

Independentemente da forma utilizada, liste os ganhos líquidos (as fontes de pagamento, os valores e as datas). Normalmente eles são provenientes dos salários, mas qualquer outra entrada financeira deve ser listada. Feito isso, passe para as despesas. As contas a serem pagas, valores e dias de vencimento também precisam ser anotados. Dividi-las em grupos (despesas fixas e despesas variáveis) ajuda na organização. Assim, a planilha pode ser criada contendo de um lado os ganhos e do outro, as despesas.

Mas após elaborá-lo, como fazer para iniciar o controle? Em primeiro lugar, atualize os valores da planilha à medida que recebe as contas em sua casa. Elas deverão ser colocadas em ordem de vencimento e um fichário ajuda muito nesta organização. Sucesso a todos e um ótimo 2010!



A Expo Money é um evento de Educação Financeira e de Investimentos, totalmente gratuito, voltado para todas as pessoas interessadas em aprender a administrar suas finanças.



Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Volta de "CQC" é certa, segundo diretor da atração

Estreia e emissora ainda não foram decididos

Transmissão do Billboard Music Awards 2017 na TV e internet

Premiação musical será exibida pelo TNT neste domingo, 21

Transmissão do MTV Movie & TV Awards 2017 na TV e Internet

O ator e comediante Adam Devine vai apresentar a premiação

Quarta temporada de ‘Adotada’ estreia nesta terça-feira (11), na MTV

Maria Eugênia vai rodar por todo o Brasil em 13 novos episódios inéditos

Marcos é expulso do BBB 17

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo nesta segunda-feira (10)

Talk show de Tatá Werneck estreia hoje no Multishow

"Lady Night" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30