Guia da Semana



Que tal começar o ano com o "bolso em ordem"? Isso é possível com a elaboração do orçamento, explica o escritor Marco Falcone. Ele pode ser feito como antigamente, utilizando-se papel, lápis e calculadora ou com a ajuda de uma planilha eletrônica.

Independentemente da forma utilizada, liste os ganhos líquidos (as fontes de pagamento, os valores e as datas). Normalmente eles são provenientes dos salários, mas qualquer outra entrada financeira deve ser listada. Feito isso, passe para as despesas. As contas a serem pagas, valores e dias de vencimento também precisam ser anotados. Dividi-las em grupos (despesas fixas e despesas variáveis) ajuda na organização. Assim, a planilha pode ser criada contendo de um lado os ganhos e do outro, as despesas.

Mas após elaborá-lo, como fazer para iniciar o controle? Em primeiro lugar, atualize os valores da planilha à medida que recebe as contas em sua casa. Elas deverão ser colocadas em ordem de vencimento e um fichário ajuda muito nesta organização. Sucesso a todos e um ótimo 2010!



A Expo Money é um evento de Educação Financeira e de Investimentos, totalmente gratuito, voltado para todas as pessoas interessadas em aprender a administrar suas finanças.



Atualizado em 6 Set 2011.