Guia da Semana

Foto: Getty Images


Quando aquela gripe chata bate à porta, a recomendação popular é sempre a mesma: muito repouso e uma boa sopinha. Não é possível saber qual é o real efeito desses cuidados, mas que um caldo bem quentinho transmite uma sensação de bem-estar ninguém pode negar. Além disso, dependendo da composição, uma sopa pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes que beneficiam a saúde. Alguns ingredientes também ajudam dissolver o muco dos pulmões e diminuir inflamações.

Para que você consiga se recuperar mais rápido, o Guia da Semana selecionou algumas receitas simples para preparar em casa.

Sopa Nutritiva

Rica em legumes, esta receita promete dar forças para combater o resfriado, já que leva cenoura, raiz que contém vitaminas B e C, e beterraba, uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B. O caldo também conta com chuchu, um alimento rico em fibras e de fácil digestão. O preparo dura 20 minutos e serve seis porções.

Ingredientes
300 g de batata inglesa
2 cenouras
2 chuchus
1 beterraba grande
1 sachê de tempero preparado
1 colher de sopa rasa de manteiga
Salsinha picada a gosto

Preparo
Cozinhe as batatas, as cenouras, os chuchus e a beterraba cortados em pedaços com pouca água e sal. Depois, coloque tudo no liquidificador junto à água do cozimento. Então, adicione o sachê de tempero e a manteiga e bata por 2 minutos. Coloque a sopa numa tigela e, por cima, a salsinha picada.

Foto: Getty Images


Canja da vovó

"Canja de galinha não faz mal a ninguém", já dizia o mestre da música Jorge Ben Jor, em reprodução a uma antiga expressão popular. A tradicional canja é sempre uma boa pedida, principalmente em períodos de convalescença, pois essa sopinha feita à base de arroz e frango, além de ser saborosa, é extremamente nutritiva e traz uma importante combinação de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras.

Ingredientes
1 peito de frango inteiro e sem peles (se preferir pode ser sem osso)
1 cebola grande cortada em quatro partes
1 tomate cortado em quatro partes (com pele e sementes)
1 batata grande cortada ao meio
1 a 2 mandioquinhas inteiras
2 cubinhos de caldo de galinha
½ xícara de (chá) de arroz

Preparo
Em uma panela de pressão, coloque o peito de frango, a cebola, o tomate, os cubinhos de caldo, os legumes sem casca, e acrescente água até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar na pressão cerca de 30 minutos. Após desligar e retirar a pressão, os ingredientes estarão em uma consciência mole. Então, com um garfo desfie o peito de frango e desfaça os pedaços de legumes que restaram. Acrescente o arroz, tampe a panela e leve à pressão por 5 minutos. Se estiver com pouco caldo, acrescente um copo de água. Sirva com queijo parmesão fresco ralado e torradas.

Caldo Verde

Esta sopa é uma boa pedida para se recuperar de estados gripais, pois além de ser muito saborosa, traz ingredientes poderosos quando o assunto é promover saúde. O principal alimento do caldo é a couve, uma verdura rica em betacaroteno e vitamina C e E. Além disso, é uma boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. A receita também contém os carboidratos da batata, que prometem dar muita energia e disposição.

Ingredientes
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de azeite
4 batatas médias cortadas em pedaços
1,5 litro de caldo de legumes
2 xícaras de couve cortada fina

Preparo
Em uma panela, doure o alho no azeite. Acrescente o caldo de legumes, as batatas e o sal (se necessário). Cozinhe até a batata ficar macia. Com um garfo, amasse as batatas. Junte a couve e deixe ferver por 10 minutos. A receita serve quatro pessoas.

Foto: Getty Images


Caldo de carne

Para quem aprecia carne vermelha magra, esse caldo é uma boa opção, já que é uma excelente fonte de nutrientes como ferro e zinco, além de conter vitaminas do complexo B, que previnem doenças mais graves e fortalecem o organismo. A receita também leva cenoura, cujas vitaminas estimulam as defesas orgânicas contra enfermidades.

Ingredientes
½ quilo de carne magra e tenra
1 litro de água
1 colherinha de sal
1 cenoura média
1 cebola pequena (ou 1 alho poró)

Preparo
Passe a carne na roda mais fina da máquina de moer. Coloque-a na panela, junte a água fria, a cebola em rodelas e a cenoura picada. Deixe ferver por 30 minutos ou pouco mais. Se for preciso, é possível passar o caldo por um coador. Sirva bem quente com torradas e regue com azeite a gosto.

Atualizado em 10 Abr 2012.