Guia da Semana

Caldinho poderoso

Uma boa sopa pode oferecer vitaminas e nutrientes importantes no combate à gripe. Confira algumas receitas rápidas e nutritivas para ajudá-lo a se recuperar.

Foto: Getty Images


Quando aquela gripe chata bate à porta, a recomendação popular é sempre a mesma: muito repouso e uma boa sopinha. Não é possível saber qual é o real efeito desses cuidados, mas que um caldo bem quentinho transmite uma sensação de bem-estar ninguém pode negar. Além disso, dependendo da composição, uma sopa pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes que beneficiam a saúde. Alguns ingredientes também ajudam dissolver o muco dos pulmões e diminuir inflamações.

Para que você consiga se recuperar mais rápido, o Guia da Semana selecionou algumas receitas simples para preparar em casa.

Sopa Nutritiva

Rica em legumes, esta receita promete dar forças para combater o resfriado, já que leva cenoura, raiz que contém vitaminas B e C, e beterraba, uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B. O caldo também conta com chuchu, um alimento rico em fibras e de fácil digestão. O preparo dura 20 minutos e serve seis porções.

Ingredientes
300 g de batata inglesa
2 cenouras
2 chuchus
1 beterraba grande
1 sachê de tempero preparado
1 colher de sopa rasa de manteiga
Salsinha picada a gosto

Preparo
Cozinhe as batatas, as cenouras, os chuchus e a beterraba cortados em pedaços com pouca água e sal. Depois, coloque tudo no liquidificador junto à água do cozimento. Então, adicione o sachê de tempero e a manteiga e bata por 2 minutos. Coloque a sopa numa tigela e, por cima, a salsinha picada.

Foto: Getty Images

       
Canja da vovó

"Canja de galinha não faz mal a ninguém", já dizia o mestre da música Jorge Ben Jor, em reprodução a uma antiga expressão popular. A tradicional canja é sempre uma boa pedida, principalmente em períodos de convalescença, pois essa sopinha feita à base de arroz e frango, além de ser saborosa, é extremamente nutritiva e traz uma importante combinação de carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras.

Ingredientes
1 peito de frango inteiro e sem peles (se preferir pode ser sem osso)
1 cebola grande cortada em quatro partes
1 tomate cortado em quatro partes (com pele e sementes)
1 batata grande cortada ao meio
1 a 2 mandioquinhas inteiras
2 cubinhos de caldo de galinha
½ xícara de (chá) de arroz

Preparo
Em uma panela de pressão, coloque o peito de frango, a cebola, o tomate, os cubinhos de caldo, os legumes sem casca, e acrescente água até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar na pressão cerca de 30 minutos. Após desligar e retirar a pressão, os ingredientes estarão em uma consciência mole. Então, com um garfo desfie o peito de frango e desfaça os pedaços de legumes que restaram. Acrescente o arroz, tampe a panela e leve à pressão por 5 minutos. Se estiver com pouco caldo, acrescente um copo de água. Sirva com queijo parmesão fresco ralado e torradas.

Caldo Verde

Esta sopa é uma boa pedida para se recuperar de estados gripais, pois além de ser muito saborosa, traz ingredientes poderosos quando o assunto é promover saúde. O principal alimento do caldo é a couve, uma verdura rica em betacaroteno e vitamina C e E. Além disso, é uma boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. A receita também contém os carboidratos da batata, que prometem dar muita energia e disposição.

Ingredientes
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de azeite
4 batatas médias cortadas em pedaços
1,5 litro de caldo de legumes
2 xícaras de couve cortada fina

Preparo
Em uma panela, doure o alho no azeite. Acrescente o caldo de legumes, as batatas e o sal (se necessário). Cozinhe até a batata ficar macia. Com um garfo, amasse as batatas. Junte a couve e deixe ferver por 10 minutos. A receita serve quatro pessoas.

Foto: Getty Images


Caldo de carne

Para quem aprecia carne vermelha magra, esse caldo é uma boa opção, já que é uma excelente fonte de nutrientes como ferro e zinco, além de conter vitaminas do complexo B, que previnem doenças mais graves e fortalecem o organismo. A receita também leva cenoura, cujas vitaminas estimulam as defesas orgânicas contra enfermidades.

Ingredientes
½ quilo de carne magra e tenra
1 litro de água
1 colherinha de sal
1 cenoura média
1 cebola pequena (ou 1 alho poró)

Preparo
Passe a carne na roda mais fina da máquina de moer. Coloque-a na panela, junte a água fria, a cebola em rodelas e a cenoura picada. Deixe ferver por 30 minutos ou pouco mais. Se for preciso, é possível passar o caldo por um coador. Sirva bem quente com torradas e regue com azeite a gosto.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Turma da Mônica passa a integrar a grade da TV Cultura a partir de outubro; saiba mais!

Estreia acontece no dia 9 de outubro, junto à novidade 'Mônica Toy'

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas da nova TV brasileira