Guia da Semana

O conjunto de qualidades tem mantido o carpete como alternativa ao longo dos anos. A variedade de cores, a possibilidade de personalizar, o resultado estético e o conforto térmico são fatores que tornam o carpete uma boa pedida. Podem ser encontrados em forma de mantas ou placas, fabricadas a partir de diferentes fibras. As opções mais comuns são os fios de poliamida (náilon) e os de polipropileno, ambos impedem a propagação de chamas e não emitem gases tóxicos quando em combustão.

A colocação do carpete exige superfícies planas, sem ondulações ou desníveis. As placas são fixadas com colas especiais, que não secam completamente, possibilitando remover e colar novamente. Já o carpete em forma de manta pode ser aplicado com cola de neoprene ou pregado em ripas de madeira instaladas no rodapé. No segundo caso, o piso deve receber revestimento prévio com feltro, permitindo o reaproveitamento do material em caso de mudança. A manutenção é simples: aspiração freqüente para evitar o acúmulo de pó. Limpezas mais profundas devem ser feitas por empresas especializadas.

Segundo a Tabacow , especializada em carpetes, "mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Embora a benzina seque rapidamente, deixe o local bem arejado. Lembramos ainda que fibras sintéticas não provocam alergias, que algumas pessoas são alérgicas a poeira, daí também a necessidade de aspirar regularmente o seu carpete".

Atualizado em 6 Set 2011.