Guia da Semana

Carpete

O conjunto de qualidades tem mantido o carpete como alternativa ao longo dos anos. A variedade de cores, a possibilidade de personalizar, o resultado estético e o conforto térmico são fatores que tornam o carpete uma boa pedida. Podem ser encontrados em forma de mantas ou placas, fabricadas a partir de diferentes fibras. As opções mais comuns são os fios de poliamida (náilon) e os de polipropileno, ambos impedem a propagação de chamas e não emitem gases tóxicos quando em combustão.

A colocação do carpete exige superfícies planas, sem ondulações ou desníveis. As placas são fixadas com colas especiais, que não secam completamente, possibilitando remover e colar novamente. Já o carpete em forma de manta pode ser aplicado com cola de neoprene ou pregado em ripas de madeira instaladas no rodapé. No segundo caso, o piso deve receber revestimento prévio com feltro, permitindo o reaproveitamento do material em caso de mudança. A manutenção é simples: aspiração freqüente para evitar o acúmulo de pó. Limpezas mais profundas devem ser feitas por empresas especializadas.

Segundo a Tabacow , especializada em carpetes, "mensalmente, após a retirada da poeira com o aspirador de pó, passe um pano branco e limpo umedecido em benzina. Embora a benzina seque rapidamente, deixe o local bem arejado. Lembramos ainda que fibras sintéticas não provocam alergias, que algumas pessoas são alérgicas a poeira, daí também a necessidade de aspirar regularmente o seu carpete".

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Turma da Mônica passa a integrar a grade da TV Cultura a partir de outubro; saiba mais!

Estreia acontece no dia 9 de outubro, junto à novidade 'Mônica Toy'

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas da nova TV brasileira