Guia da Semana

A cerâmica é aplicada como revestimento desde o século VI a.C., nos palácios da Babilônia. É um material higiênico, durável, impermeável, de alto valor estético, além de fácil manutenção e limpeza. A instalação é feita através de placas, ´coladas´ com argamassa industrializada, que chegou ao Brasil na década de 60.

Segundo Cláudio Thuler, gerente de suporte técnico e treinamentos, da Cerâmica Gyotoku , "as placas de cerâmica são resistentes à chuva por serem de material impermeável" . Assim, são indicadas para o revestimento de pisos externos. A manutenção deve ser feita com água limpa e sabão neutro. Para ambientes mais agressivos - e quando necessário -, deve-se fazer uma limpeza com produtos químicos específicos. Para mantê-la sempre nova, além da manutenção adequada, é preciso ficar atento ao rejunte: "Recomenda-se a utilização do rejunte epóxi que leva vantagens com relação aos rejuntes cimentícios, uma vez que são impermeáveis, mais duráveis, com acabamento superior e, além disso, não mancham" , alerta Thuler.

Manchou? A remoção da mancha irá depender da placa cerâmica utilizada, do agente e do tempo de exposição. A Gyotoku possue o ´Gyoclean Limpeza Pesada´, que é um detergente de forte ação indicado para cerâmica convencional e porcelanato. "O produto não ataca a placa cerâmica, não contém ácidos e, deve ser deixado sobre a superfície durante 15minutos, esfregando-se com escova de cerdas plásticas", recomenda.

Thuler também explica que a evolução da cerâmica é o porcelanato. "Hoje, na Itália, a produção de porcellanto já ultrapassa 60% da produção da indústria cerâmica" , conta. São inúmeras as variações e modelos das placas cerâmicas. Além dos diversos formatos, existem variações de textura, tais como brilhantes, rústicos, acetinados, monocolores, marmorizados, com coeficiente de atrito, entre outros. "Além das cores certas para os ambientes certos, da textura ideal para o local, é preciso lembrar que as placas cerâmicas possuem características técnicas que devem ser levadas em conta no momento da aquisição com relação ao local que será assentado. Por exemplo, para um escritório é necessário que a placa cerâmica tenha uma resistência ao risco superior para que tenha durabilidade" , finaliza Thuler.

Atualizado em 6 Set 2011.