Guia da Semana

Controle seu sono

Especialista dá dicas para melhorar a aparência depois de uma noite desconfortável.

Foto: Getty Images


Não há quem não tenha percebido que uma noite sem dormir ou com poucas horas de sono entrecortado, provoca significativos prejuízos na aparência no dia seguinte. Rosto pálido, abatido, olheiras fundas e roxas e poros dilatados, sendo que, quando isso acontece, a pele não consegue fixar a maquilagem.

Muitos aparecem com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas inchadas , pálpebras caídas, que dão um ar meio devasso de quem passou a noite sabe-se lá aonde...Erupções de espinhas aparecem nos mais  jovens, acrescidas de incômoda oleosidade.

Peles mais maduras ou sensíveis podem ficar com certo ardor no rosto e a sensação de intenso ressecamento.

Tudo porque, quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas, produtos a serem descartados, resultado de nosso metabolismo diário. Além disso, a sobrecarga que a falta de repouso representa, ordena que rapidamente nosso corpo secrete hormônios corticosteróides como o adenocorticotrófico, abreviado como ACTH. Se esta substância faz com se possa aguentar a sobrecarga do cansaço, por outro lado, tem efeitos colaterais visíveis decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. Assim, aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina retenção de líquidos por todo o corpo e ordena o consumo de fibras colágenas da pele.

Desta forma, os primeiros efeitos visíveis são pele sensível e meio gordurosa que não segura a maquilagem, rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos), inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso), olheiras fundas (a pele com menos colágeno fica mais transparente para os vasos que correm no fundo, além do sangue estar mais escuro pela menor oxigenação e pela presença de toxinas). Sem contar que a falta de sono dá mais fome, vontade de comer doces e predispões à obesidade, pois queimamos menos gordura!

Para recuperar a pele "cansada" literalmente, os mais potentes cremes são à base de vitamina C, que ajudam a eliminar radicais livres e toxinas, assim como ácidos fracos bem suaves, como glicólico e mix de ácidos de frutas.

Para melhorar o aspecto, lave o rosto com água quente, que provoca momentânea vasodilatação, provendo um fluxo de nutrientes e oxigênio.O rosto já fica mais rosado e menos abatido. Em seguida, aplique hidratante (leve de preferência) com tensores, como liftline e tensine, que dão o efeito cinderela de descanso. As mulheres podem, por cima, aplicar a maquilagem e fixar com pó solto para fazê-la durar mais.

Tome um café da manhã saudável à base de frutas, queijos e pão integral e procure  descansar.

Quem é a colunista: Ligia Kogos, médica dermatologista

Pecado gastronômico: Bolo amarelinho simples na hora do chá ou café

Melhor lugar do Brasil: Qualquer cidade onde eu esteja com meu marido e meu filho

Como falar com ela: clinicaligiakogos@clinicaligiakogos.com.br


Atualizado em 6 Set 2011.

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