Guia da Semana


Com uma das culinárias mais ricas e características do Brasil, Minas Gerais merece uma atenção especial ao ambiente criador de tanta preciosidade gastronômica. Em mais uma edição da maior mostra de arquitetura e paisagismo do estado, a Casa Cor MG, o destaque fica para as soluções desenvolvidas para a cozinha.

Os projetos apresentados este ano tem como ingrediente principal o bem-estar, explorando a ideia de que o espaço é também centro de reunião de amigos e familiares. Uma colher cheia de sustentabilidade e uma pitada de tecnologia aliada à praticidade finalizam a receita de uma bela cozinha mineira, de acordo com as últimas tendências da decoração.

Conheça e saboreie os ambiente da Casa Cor Minas Gerais para essa parte da casa!

Ateliê Gastronômico

Foto: Divulgação
Ateliê Gastronômico, de Junior Piacesi

O Ateliê Gastronômico, criado por Junior Piacesi, propõe superar o conceito tradicional de cozinha por meio da incorporação dos valores de sustentabilidade e economia de recursos. Idealizado a partir da proposta de unificação do espaço, o ambiente é composto por uma bancada que abriga as diversas etapas da culinária, desde o preparo até a lavagem dos utensílios. A aplicação do espelho em uma das paredes é responsável por criar uma sensação de amplitude espacial.

Os copos, taças e demais utensílios, expostos em prateleiras ou em gavetas transparentes na despensa, são a própria decoração do ambiente, misturando-se aos objetos de arte e às peças de viagens do jovem gourmet. Seguindo a tendência da sustentabilidade, o espaço incorpora soluções simples e importantes, como a separação dos lixos orgânico e inorgânico e a aplicação de materiais cuja produção acarreta baixo impacto à natureza.

Lounge Gourmet

Foto: Divulgação
Lounge Gourmet, de Christine Boerger e Téia Moretzsohn

A ampla área de convivência com 65 m² explora o prazer de cozinhar e um jeito novo de viver, no qual a cozinha, a sala de jantar e de estar se integram harmoniosamente. A proposta é das arquitetas Christine Boerger e Téia Moretzsohn, ao desenvolverem o projeto do Lounge Gourmet. O espaço traz o aconchego das cores verde, laranja e grafite e reúne móveis modernos, feitos com materiais nobres, além de itens e acessórios que fazem referência aos anos 50 e 60 - numa charmosa e inusitada mistura.

A sustentabilidade aparece no mobiliário produzido com tecnologia limpa e madeira certificada; nas bancadas, material de alta resistência feito com quartzo; no piso vinílico de carvalho, que possui o selo Sustentax; nas cortinas de fibra natural e no tecido cru com estamparia exclusiva de Rebeca Duarte, feito com tinta não-tóxica, à base de matérias-primas naturais e sem nenhum produto químico.

Loft do Chef

Foto: Divulgação
Loft do Chef, de Márcia Carvalhaes

Inspirado em todas as pessoas de bom gosto que gostam de cozinhar e receber os amigos, o Loft do Chef é um espaço com estar, cozinha e quarto integrados. Criado pela arquiteta Márcia Carvalhaes, o projeto tem 73 m² e prioriza os materiais naturais e as cores bege e marrom, com alguns detalhes coloridos que dão mais sofisticação ao ambiente. No quesito sustentabilidade, destaque para o uso da madeira Lyptus dourada, por ela ter certificado e ser uma madeira sustentável.

Cozinha e Sala para Amigos

Foto: Divulgação
Cozinha e Sala para amigos, de Adriana Diniz

O ambiente é resultado da integração de uma cozinha com uma sala, visando valorizar a interatividade e a comunicação entre amigos. Assim, o grande objetivo de Adriana Diniz, decoradora responsável pelo projeto, foi criar artifícios que despertassem um caráter confortável, aconchegante, descontraído e resultante de longas conversas. Um ambiente organizado com garantia de receptividade.

No piso, foram usados dois tipos de materiais: um porcelanato cinza na área molhada e carpete, dando mais aconchego ao local. Na cozinha, prevalece o acabamento em aço inox, juntamente com um charmoso jardim iluminado. Ao centro, a ilha com cooktop vitrocerâmico, bancada, pia e coifa, também em inox, ressaltam a modernidade e ainda mais a praticidade do ambiente. Outro destaque é a iluminação, que é toda indireta, sem nenhuma luz proveniente do teto.

Cozinha Alternativa

Foto: Divulgação
Cozinha alternativa, de Alexandre Rodrigues da Costa

Uma cozinha urbana e contemporânea, que pode ser adaptada em qualquer pequeno espaço. Ideal para as pessoas que buscam praticidade, sem abrir mão de tudo que existe numa cozinha de chef e sem perder a sofisticação de um espaço destinado a receber. A configuração em "T" possibilita o aproveitamento setorizado do espaço, que foi dividido em três: Cristaleira e Adega; Ilha de Trabalho e Despensa e Horta.

Destaque para o uso do aço inox nos pisos, paredes e revestimento de parede, proporcionando visual sofisticado e moderno. Móveis em MDF, pintura especial, concreto aparente, acabamento fosco, persianas em alumínio, iluminação em LED e decoração humanizada completam a composição do ambiente.

Serviço:
Data: Até 5 de outubro.
Horário: Terça a sexta, 14h às 22h; sábado, 13h às 22h; domingo, 13h às 19h00.
Preço: R$ 36,00 (estudantes e idosos pagam meia-entrada)
Endereço: Av. João Pinheiro, 580 - Lourdes - Belo Horizonte/MG.
Tel: (31) 3286-4587
Site: http://www.casacorminas.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.