Guia da Semana



Se você sofre constantemente com gripes e resfriados, fique atento, pois seu organismo está pedindo socorro e sua imunidade está em baixa por algum motivo. A dieta tem grande intervenção no sistema imune e alguns nutrientes tem ação direta para deixar seu sistema imunológico funcionando a todo vapor.

No entanto, para melhorar a imunidade e deixá-la em alta, é essencial cuidar bem do seu intestino. Muitas pessoas não sabem, mas cerca de 80% das células imunológicas são produzidas neste órgão. Isso quer dizer que se ele não vai bem, não haverá produção suficiente de células de defesa e, consequentemente, gripes e resfriados farão parte do seu cotidiano.

Quando pensamos em saúde intestinal, geralmente lembramos se há ou não prisão de ventre, ou melhor, intestino preso, como muitos dizem. Mas a questão não é só essa. Devemos ter em mente que intestino saudável, é aquele que está íntegro para absorver vitaminas e minerais, e eliminar as toxinas e os resíduos, que o organismo não precisa mais. Tudo o que você come é absorvido por ele, portanto se ele não estiver saudável, você acabará não absorvendo os nutrientes de forma adequada, prejudicando assim o sistema imunológico.

Que tal algumas dicas para manter o intestino saudável e mandar a gripe e o resfriado para longe?

- Probióticos: alimentos acrescidos de micro-organismos que povoam a nossa flora intestinal, promovendo uma série de benefícios, como a absorção excelente de nutrientes. São os leites fermentados e os iogurtes. Se você precisar de uma ação mais rápida ou de uma quantidade maior desses micro-organismos, opte pelos lactobacilos comprados em farmácias ou em casas de produtos naturais. Ele vem pronto para ser consumido e é só diluir em água.

- Prebióticos: alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de colônias de bactérias benéficas, os lactobacilos. Assim, os lactobacilos conseguem se manter vivos e cumprir sua função na flora intestinal. Esses alimentos não digeríveis são as fibras alimentares, os fruto-oligosacarídeos (FOS) e o amido resistente, encontrados em alimentos como banana, feijão, batata e lentilha.

- Alimentos poderosos: as castanhas e os cereais integrais, como a quinua, são alimentos ricos em nutrientes que vão cooperar com o sistema imune e te deixar protegido.

- Antioxidantes: um bom suco de uva integral, sem açúcar e sem conservantes - não vale os de caixinha - pode ser um forte aliado na busca da imunidade. Ele é rico em resveratrol, que é um antioxidante que contribui para a atividade dos linfócitos, células do sistema imune.

- Trânsito normal: o trânsito intestinal não pode ser lento e nem rápido demais, por isso cuidado com os alimentos que podem causar algum tipo de transtorno, como leite e derivados em excesso, chocolates, legumes com pouca fibra, e a falta de ingestão de água, por exemplo.


Agora que você já sabe como funciona, coloque isso em prática e mãos à obra!


Para Saborear

Shake da Juventude
Ingredientes
1 copo de 200ml de suco de uva integral
1 colher de sopa de quinua em flocos
1 colher de sopa de extrato de soja
1 colher de sopa de farinha de linhaça

Preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva no lanche da tarde.

Ratatouille com quinua
Ingredientes
6 cebolas
6 tomates
6 abobrinhas italianas
1 berinjela grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 folha de louro
Manjericão fresco a gosto
Amêndoas laminadas a gosto
Azeite de oliva a gosto

Preparo
Corte a berinjela em rodelas finas e deixe de molho numa bacia com água e com quatro colheres de sopa de vinagre, durante 15 minutos, para evitar que amargue. Corte a abobrinha em rodelas finas e os tomates em cubinhos. Retire as sementes do pimentão e pique em tiras. Coloque o óleo de oliva na panela e deixe aquecer, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e deixe dourar levemente e, em seguida, coloque o alho picado. Junte os legumes, o louro, os temperos restantes e mexa bem, mas com cuidado para não "machucar" os legumes. Cozinhe em fogo baixo com a panela semitampada até que os legumes fiquem molinhos. Depois faça a quinua como se fosse um arroz, coloque as amêndoas laminadas, use tempero a gosto e bom apetite!

Quem é a colunista: Fernanda Granja .

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão .

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod:
De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: acesse seu site.

Atualizado em 10 Abr 2012.