Guia da Semana

Cuide do intestino

E livre-se de gripes e resfriados.



Se você sofre constantemente com gripes e resfriados, fique atento, pois seu organismo está pedindo socorro e sua imunidade está em baixa por algum motivo. A dieta tem grande intervenção no sistema imune e alguns nutrientes tem ação direta para deixar seu sistema imunológico funcionando a todo vapor.

No entanto, para melhorar a imunidade e deixá-la em alta, é essencial cuidar bem do seu intestino. Muitas pessoas não sabem, mas cerca de 80% das células imunológicas são produzidas neste órgão. Isso quer dizer que se ele não vai bem, não haverá produção suficiente de células de defesa e, consequentemente, gripes e resfriados farão parte do seu cotidiano.

Quando pensamos em saúde intestinal, geralmente lembramos se há ou não prisão de ventre, ou melhor, intestino preso, como muitos dizem. Mas a questão não é só essa. Devemos ter em mente que intestino saudável, é aquele que está íntegro para absorver vitaminas e minerais, e eliminar as toxinas e os resíduos, que o organismo não precisa mais. Tudo o que você come é absorvido por ele, portanto se ele não estiver saudável, você acabará não absorvendo os nutrientes de forma adequada, prejudicando assim o sistema imunológico.

Que tal algumas dicas para manter o intestino saudável e mandar a gripe e o resfriado para longe?

- Probióticos: alimentos acrescidos de micro-organismos que povoam a nossa flora intestinal, promovendo uma série de benefícios, como a absorção excelente de nutrientes. São os leites fermentados e os iogurtes. Se você precisar de uma ação mais rápida ou de uma quantidade maior desses micro-organismos, opte pelos lactobacilos comprados em farmácias ou em casas de produtos naturais. Ele vem pronto para ser consumido e é só diluir em água.

- Prebióticos: alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de colônias de bactérias benéficas, os lactobacilos. Assim, os lactobacilos conseguem se manter vivos e cumprir sua função na flora intestinal. Esses alimentos não digeríveis são as fibras alimentares, os fruto-oligosacarídeos (FOS) e o amido resistente, encontrados em alimentos como banana, feijão, batata e lentilha.

- Alimentos poderosos: as castanhas e os cereais integrais, como a quinua, são alimentos ricos em nutrientes que vão cooperar com o sistema imune e te deixar protegido.

- Antioxidantes: um bom suco de uva integral, sem açúcar e sem conservantes - não vale os de caixinha - pode ser um forte aliado na busca da imunidade. Ele é rico em resveratrol, que é um antioxidante que contribui para a atividade dos linfócitos, células do sistema imune.

- Trânsito normal: o trânsito intestinal não pode ser lento e nem rápido demais, por isso cuidado com os alimentos que podem causar algum tipo de transtorno, como leite e derivados em excesso, chocolates, legumes com pouca fibra, e a falta de ingestão de água, por exemplo.


Agora que você já sabe como funciona, coloque isso em prática e mãos à obra!


Para Saborear

Shake da Juventude
Ingredientes
1 copo de 200ml de suco de uva integral
1 colher de sopa de quinua em flocos
1 colher de sopa de extrato de soja
1 colher de sopa de farinha de linhaça

Preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva no lanche da tarde.

Ratatouille com quinua
Ingredientes
6 cebolas
6 tomates
6 abobrinhas italianas
1 berinjela grande
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 folha de louro
Manjericão fresco a gosto
Amêndoas laminadas a gosto
Azeite de oliva a gosto

Preparo
Corte a berinjela em rodelas finas e deixe de molho numa bacia com água e com quatro colheres de sopa de vinagre, durante 15 minutos, para evitar que amargue. Corte a abobrinha em rodelas finas e os tomates em cubinhos. Retire as sementes do pimentão e pique em tiras. Coloque o óleo de oliva na panela e deixe aquecer, acrescente as cebolas cortadas em rodelas e deixe dourar levemente e, em seguida, coloque o alho picado. Junte os legumes, o louro, os temperos restantes e mexa bem, mas com cuidado para não "machucar" os legumes. Cozinhe em fogo baixo com a panela semitampada até que os legumes fiquem molinhos. Depois faça a quinua como se fosse um arroz, coloque as amêndoas laminadas, use tempero a gosto e bom apetite!

  Quem é a colunista: Fernanda Granja .

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão .

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod:
De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: acesse seu site.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Turma da Mônica passa a integrar a grade da TV Cultura a partir de outubro; saiba mais!

Estreia acontece no dia 9 de outubro, junto à novidade 'Mônica Toy'

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas sobre o assunto