Guia da Semana



Muito antes da fada dos dentes visitar os pequenos, os pais devem ter cuidado dobrado com a dentição das crianças. Todo mundo sabe que chicletes, doces, balas, caramelos, chocolates e refrigerantes em excesso fazem mal, não só para a saúde, mas também para os dentinhos da garotada. Ingerir esses alimentos exageradamente, em qualquer idade, traz aquela dorzinha conhecida como cárie.

Causada pela ação de uma bactéria em resíduos de alimentos e açúcar, a cárie é uma doença infecciosa. É o ácido que esse microrganismo solta que fura o esmalte do dente. "Se a criança não fizer a escovação, pelo menos, três vezes ao dia, a superfície do dente vai ficando porosa. Depois de um certo tempo aparecem algumas manchinhas marrons e, finalmente a dor de dente", explica a odontopediatra Claudia Ferreira.

Para o cirurgião-dentista Antonio Salazar Fonseca, o problema não é comer guloseimas em si, e sim a frequência. "Depois de ingerir açúcar, os dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 minutos. Então, se consumir esses alimentos cinco vezes ao dia, serão 100 minutos", alerta.

Quando aparece?

Se você pensa que as cáries só aparecem quando os pimpolhos já estão maiores, pode estar muito enganado. As crianças de colo podem ter a chamada cárie de mamadeira, que acontece quando a mãe amamenta o bebê durante a madrugada e sem qualquer tipo de higiene bucal. Fonseca explica que durante a noite é momento de descanso e não de mamar. Além disso, os pais estão cansados e acabam esquecendo de limpar a boca dos pequenos. "Algumas vezes o leite vem adoçado com açúcar e achocolatados, permanecendo em contato com os dentinhos por um tempo prolongado. Isso é muito perigoso".

A cárie também pode aparecer na fase dos dentes de leite. A troca da dentição começa mais ou menos aos 7, e vai até os 12 anos. Não é só porque eles vão cair que não tem problema. Pelo contrário. Segundo Claudia, esses dentinhos são essencialmente importantes para a preparação da arcada permanente. "Se os novos dentes chegam em um ambiente ruim, a chance de aparecer cáries é muito maior e a criança leva essa tendência por toda a vida", explica.

Como evitar?



Para que esta cárie seja evitada é muito importante que a limpeza comece com a erupção dos primeiros dentes, principalmente à noite após a última mamada. A gaze ou fralda embebida em água filtrada já resolve. Com o surgimento da primeira dentição, os pais podem comprar uma escova dental infantil e fazer a escovação sem creme dental ou um sem flúor na sua composição.

Claudia explica que existem crianças que têm um espaço entre os dentes. Isso favorece a higiene. Para aquelas que não têm, o uso do fio dental uma vez ao dia é muito importante. "Hoje já existem fios com sabor, como de tuti fruti, que estimula os pequenos a usar. Além disso, os pais devem ficar atentos à quantidade de flúor correta para a idade. Em excesso, esse componente pode causar fluorose, que causa manchas brancas nos dentinhos", explica.

A ida ao dentista também é uma forma de evitar as tão indesejadas cáries. Fonseca afirma que desde os primeiros meses é bom ter um acompanhamento com um odontopediatra. Segundo ele, "uma consulta agradável, em um ambiente amistoso ajudará o estabelecimento de um vínculo afetivo, de programas de educação e de medidas preventivas".

Mesmo com escovação, bons hábitos alimentares e aplicação de flúor uma vez por ano, os pais podem recorrer a um produto chamado selante. Essa resina deixa a superfície dos dentes da garotada lisa, evitando a ação da bactéria. A aplicação só pode ser feita em um dente saudável e dura, em média, dois anos.

Foto: Sxc.hu/ Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.