Guia da Semana

Aquele mal-estar não te tira da cama? Então, a melhor coisa a fazer é procurar uma distração para esse repouso forçado. Se você estiver cansado da velha e nada criativa programação da TV, optar por um bom livro pode ser a solução. Além de fazer o tempo passar mais depressa, você ainda pode viajar em meio às aventuras das páginas, seja a história uma comédia romântica, uma aventura policial, uma narrativa humorística ou mesmo um apanhado de histórias em quadrinhos. O Guia da Semana destaca a seguir cinco livros para acompanhá-lo nessa empreitada. Aproveite sem moderação.

10 anos com Mafalda



Para os amantes dos quadrinhos, o álbum 10 anos com Mafalda (Martins Fontes) reúne em suas 192 páginas todas as tiras produzidas pelo quadrinista argentino Quino, com a trajetória de sua personagem Mafalda de 1964 a 1973. Seu trabalho, em preto e branco, apresenta ao público a polêmica menina de seis anos que odeia sopa, é fã dos Beatles e tem uma visão peculiar do mundo.

Em tiras simples, os assuntos abordam as relações de poder, desigualdades sociais e a degradação ambiental. Umberto Eco definiu a personagem como uma "heroína iracunca que rejeita o mundo assim como ele é (...) reivindicando o seu direito de continuar sendo uma menina que não quer se responsabilizar por um universo adulterado pelos pais".

Time dos Sonhos



Craque do humor brasileiro, Luis Fernando Veríssimo lança seu olhar astuto sobre o universo futebolístico em seu mais recente trabalho, Time dos Sonhos (Editora Objetiva). O livro reúne crônicas sobre um alienígena que visita esporadicamente a Terra e fica perplexo com o que vê. Mostrando o nosso planeta por ângulos inusitados, o escritor acaba surpreendendo os leitores com seus relatos.

De uma maneira exclusiva, Veríssimo observa os paradoxos do esporte bretão, que vai do céu ao inferno em uma rapidez semelhante à de um passe. Nas crônicas, aponta ser o futebol uma mistura de xadrez com boxe; em outras, estimula o humor e as risadas. Luis Fernando Veríssimo também é autor dos best-sellers O Melhor das Comédias da Vida Privada, Clube dos Anjos e tem sua obra traduzida para 17 línguas.

Diário de um Grávido



O que os homens pensam e sentem durante a gravidez? Como lidar com as inevitáveis alterações de humor das grávidas? O que fazer nos primeiros dias de convívio com o bebê? Tudo isso é visto e explicado pela ótica masculina nesta obra. Inspirado em um blog, no livro Diário de um Grávido (Mescla Editorial) o jornalista Renato Kaufmann conta com humor sincero e apaixonado as peripécias de uma gravidez sob o olhar deles.

Os relatos foram divididos em partes: os três trimestres que contemplam a gravidez, o nascimento e os primeiros dias de convívio com a filha. Assim, emoções como ver o feto no primeiro ultrassom, acompanhar o parto e os aprendizados necessários para ser pai são relatados ao longo das 112 páginas.

Hugh Laurie - O Vendedor de Armas



Um dos mais respeitados atores da TV americana, o doutor Gregory House da série House decidiu se aventurar no ramo da literatura. Em 1996, Laurie lançou seu primeiro romance, O Vendedor de Armas (Editora Planeta), que narra as aventuras de um militar aposentado que trabalha como guarda-costas. Após negar a proposta de US$ 100 mil para assassinar um empresário americano, o protagonista Thomas Lang se vê envolvido em uma rede internacional de espionagem, que passa por tráfico de armas e terrorismo.

De leitura fácil, inteligente e cheia de humor, a história policial à moda James Bond atravessa vários países, como EUA, Holanda e Marrocos, e ganhou adaptações para o mundo inteiro. O segundo romance de Laurie ( The Paper Soldier) vem sendo anunciado e adiado há pelo menos seis anos, mas ainda não tem prazo programado para sair.

Querido John



John, um jovem soldado americano, se apaixona por Savannah, uma estudante conservadora, sendo obrigado a optar entre o grande amor da sua vida e o alistamento para defender o país. Este enredo marca o romance Querido John (Editora Novo Conceito), escrito pelo norte-americano Nicholas Sparks, autor número 1 em best-sellers.

Para escrever o livro, ele se inspirou em um de seus filmes favoritos, Casablanca, no qual o casal se refugia nas memórias do tempo passado na França. Com 16 livros publicados e 50 milhões de cópias impressas no mundo todo, a maioria dos volumes lançados por Nicholas Sparks permanece por uma média de cinco meses na lista dos mais vendidos nos EUA.

*Fotos: divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.