Guia da Semana

DJ Privê

Saiba como escolher a playlist adequada para festas em casa e faça com que seus amigos agitem noite adentro.

Foto: Getty Images


Tudo pronto para aquela festinha em casa. Povo bacana, petiscos e bebidas no jeito. Mas o que tocar para deixar a galera animada a noite toda? Nem sempre é possível agradar a todos os gostos, porém você pode acertar na trilha sonora e tornar a noite ainda mais especial. Afinal, é o som da festa que proporciona aquele ambiente agradável que embala conversas, paqueras e que vira o comentário geral da turma.

Antes de selecionar o set list da night, é preciso ter em mente o tipo de festa, o público e o espaço da baladinha. "Em festas em casa, a diversão é mais intimista. Por isso, o legal é saber do que os convidados gostam. Não existe uma fórmula para satisfazer todas as pessoas, mas é preciso usar o bom senso. Eu já partiria para algo mais genérico, como hits consagrados", sugere o DJ e produtor musical Luis Depeche.

Para arrasar nos picapes

Para Depeche, quem comandará os picapes deve ter noção da quantidade de pessoas, da faixa etária dos convidados e do volume que se pode chegar. "Se não houver nenhuma restrição, é legal começar com frequências mais baixas, mas que já incitem as pessoas para dançar. Assim, para o famoso 'esquenta', o interessante é colocar algo mais chill, mas puxando para o soul. As batidas mais aceleradas devem ficar para pico da festa", afirma.

O DJ explica que é necessário trabalhar o case para criar um clima crescente. Para animar o público, os ritmos selecionados devem ser alegres em todos os momentos. "Independente de estilo, quem vai para uma festa quer se divertir. Por isso, é necessário pensar se o som é para cima e escolher músicas que criam uma vibe festiva. Isso pode acontecer com disco, pop, axé, enfim, com todos os estilos", diz.

Alto e bom som

Foto: Getty Images


Outro ponto importante para não fazer feio nos picapes é usar a aparelhagem adequada. De acordo com Depeche, independente de marcas, o legal é ter uma noção do layout do lugar do evento. "A festa pode ser dada em um espaço grande e você achar que duas caixas serão suficientes, mas que na hora não dão conta, pois muita gente fica sem ouvir o som", alerta.

Depeche explica que é bom ter uma noção de espacialidade para distribuir as caixas e fazer com que todos se divirtam. "Se for um lugar grande, contar com caixas grandes para que todos escutem. Também é importante distribuí-las de uma maneira que quem estiver do lado do DJ escute da mesma forma do que quem estiver do outro lado da sala", ensina.

O tipo de mídia usada também influencia a balada. O expert diz que o DJ deve usar um mixer com pelo menos quatro canais. Se houver trocas de DJs, a dica é já deixar os canais conectados, montados para cada pessoa que vai tocar, pra que não haja falhas e nem momentos sem música. "É legal colocar som para os amigos e mostrar suas habilidades nos picapes. Você pode apresentar novos estilos e até estimular novos gostos musicais".

Repertório alto-astral

Foto: Getty Images


Segundo ele, para acertar na seleção musical, basta sentir se a batida é capaz de entusiasmar os convidados. Para o produtor, ritmos mais românticos e melosos não combinam com momentos festivos. "Um estilo que não levo no case é samba de raiz, pois é mais melancólico. Pessoalmente, eu adoro, mas para uma festa não rola. As pessoas podem ficar um pouco down", opina.

Para o ator e professor Rogério Oliveira, que costuma organizar festas para os amigos em sua casa, o segredo é optar pelas músicas que estão em alta no momento. "Mesmo que as pessoas que curtem outro tipo som no dia a dia acabam se divertindo com levadas mais pop e até bregas. Trilhas sonoras que marcaram época, como hits dos anos 80 e 90, também sempre agradam", diz.

 Playlist
Confira as sugestões do DJ e produtor musical Luis Depeche para você mandar bem no som daquela festinha privê
Duas musas para o começo da noite:
Norah Jones - Chasing Pirates
Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own

Momento 80´s infalível:
Generation X - Dancing With Myself

Pop 90´s para quem já tomou umas e outras e gosta de engatar um "espírito de confraternização" na pistinha:
New Radicals - You Only Get What You Give
New Order - Regret

Algo eletrônico "pra cima" e que todo mundo conhece:
Chemical Brothers - Star Guitar (ou "Bad Romance" da Lady Gaga - se insistirem muuito, quase a ponto de quem estiver no comando do mixer levantar a plaquinha "DJ não é jukebox").

No meio do set, algo mais atual e remixado:
Gorillaz - Stylo (Alex Metric Remix)
Goldfrapp - Rocket (Richard X One Zero Remix)

Algo novo que remete ao passado:
Jennifer Lopez feat. David Guetta - On the Radio

Algo do pop/rock mais antigo e épico pra fechar:
Queen & David Bowie - Under Pressure

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Turma da Mônica passa a integrar a grade da TV Cultura a partir de outubro; saiba mais!

Estreia acontece no dia 9 de outubro, junto à novidade 'Mônica Toy'

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas da nova TV brasileira