Guia da Semana

Por Bruno Lofreta


São Paulo tem uma das maiores populações caninas do mundo, calcula-se que mais de metade das moradias do estado tenham ao menos um cachorro de estimação. Grande parte desses animais vive confinada em pequenos apartamentos, distante das ruas por semanas.

Diante dessa situação a equipe do CãoMinhando encontrou uma maneira de aliviar a solidão do melhor amigo do homem: o Dogwalker. O serviço, comum em diversos países, é uma maneira de distrair e exercitar os cães cujos donos não dispõem de tempo livre para o passeio. Profissionais habilitados em adestramento e primeiros socorros circulam pelas calçadas e parques da cidade conduzindo no máximo três cães cada. Os grupos são formados após os passeadores compararem as características comuns de cada animal, agrupando-os com seus semelhantes.
Ansiedade
A falta de exercícios pode causar problemas de hiperatividade e indisciplina. "Cachorros que vivem em apartamento devem passear diariamente por um período mínimo de 40 minutos a uma hora. É importante para esses animais gastarem energia e se socializarem com outros cães" explica a Dra.Vanessa Requejo, veterinária especializada em comportamento animal e criadora do CãoMinhando.

Ela ressalta que muitas pessoas adquirem cães de pequeno e médio porte na expectativa de que animais menores possam se adaptar melhor em apartamento. Entretanto, a despeito da pequenez, raças como Beagle e Border Collie são naturalmente ativas, exigindo atenção e passeios constantes. Lhasa Apso e Shih Tsu são espécies que apresentam um temperamento mais calmo, embora necessitem também de caminhadas diárias.
Esportes caninos
Outra forma de exercitar as habilidades do seu companheiro é estimular a prática de esportes especializados. Praticado por cães e donos, o agility é uma atividade que desenvolve a agilidade e esperteza dos animais, que devem atravessar obstáculos como rampas e túneis no menor tempo possível.

Adestramenrto: uma lição de disciplina

O adestramento canino auxilia no comportamento adequado do cão, criando um sentimento de obediência e disciplina. O ideal é que o cachorro inicie os treinos quando filhote, oferecendo assim, menor resistência durante o período de aprendizado. Ao colocar seu animal em treinamento, procure profissionais gabaritados e experientes, confira ainda se as técnicas por eles utilizadas respeitam o limite de seu cão.
Outros Cuidados
O Registro Geral Animal (RGA) é maneira mais segura de proteger seu cão em caso de perda. O número inscrito na plaqueta, que deve ser pendurada na coleira, garante que o animal, caso localizado e encaminhado ao Centro Controle de Zoonoses ou às clínicas veterinárias credenciadas, seja devolvido a seu proprietário. Recomenda-se também adicionar o número de telefone e nome do dono à plaqueta. Outro modo pouco conhecido de identificação animal é a implantação de um microchip sob a pele do animal, o minúsculo aparelho contém informações sobre o dono e seu pet.

Se você não pretende desembolsar uma grande quantia para adquirir um cão de raça, a solução pode ser a adoção. Feiras de doações oferecem animais esterilizados e vacinados, companheiros ideais, que por viverem longos períodos abandonados, retribuem carinhosamente a atenção do dono. Pondere, entretanto, sobre as condições que podem ser oferecidas ao animal, não se deixe impressionar pelo seu carisma, adotando-o impetuosamente.

Vacinas importantes para seu cão
  • 1º Dose - Vacina Múltipla (V10) - 60 dias de idade
  • 2º Dose - Vacina Múltipla (V10) - 90 dias de idade
  • 3º Dose - Vacina Múltipla (V10) - 120 dias de idade
  • Dose Anual - Vacina Anti-Rábica - Uma semana após a 3º dose da Vacina Múltipla
  • 1º Dose - Vacina contra Giardíase
    60 dias de idade
  • 2º Dose - Vacina contra Giardíase
    81 dias de idade
  • 3º Dose - A Vacina contra Giardíase exige reforço anual


  • Serviços CãoMinhando
    Telefone: (11) 5523-1070 / 7429-5456

    www.caominhando.com

    Centro de Controle de Zoonoses - São Paulo
    Endereço - Rua Santa Eulália, 86 - Carandiru
    Telefone: (11) 6224-5500

    Feira Permanente do Centro de Controle de Zoonoses de Osasco - Doação
    Telefone: (11) 3599-5088

    Cães Maravilhosos - Adestramento
    Telefone: (11) 3641-8478
    www.caesmaravilhosos.com.br

    ABRAFA- Agility
    Endereço - Rua Tavares Siqueira, 313 - Tatuapé
    Telefone: (11) 6197-8880
    www.abrafa.com.br

    Atualizado em 6 Set 2011.