O primeiro turno das eleições se aproxima e promete muitas emoções na reta final. No dia 3 de outubro, cerca de 135 milhões de eleitores devem ir às urnas em todo o país. Ainda não se sabe ao certo se haverá segundo turno, pois dezenas de pessoas ainda não decidiram em quem votar. De acordo com a última pesquisa DataFolha para presidência, divulgada hoje (29), cerca de 4% dos entrevistados pretendem votar em branco, um ponto a mais do que o verificado há cinco dias. Já a taxa de indecisos oscilou dois pontos, de 5% para 7%.
Além de propagandas e entrevistas, a melhor forma de julgar os candidatos é pelo debate. Baseado na lei de representatividade na Câmara, as principais emissoras da TV aberta realizaram o encontro entre os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas. Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) já se enfrentaram, pela primeira vez na história do país, em um debate online promovido pelo jornal Folha de São Paulo e o portal UOL, na tela da Bandeirantes, RedeTV, Gazeta (onde nem todos compareceram), Record e agora se preparam para o derradeiro embate na Rede Globo.
A emissora realiza o debate nesta quinta-feira, 30, a partir das 22h30, após a novela Passione. Os convidados Dilma, Serra, Marina e Plínio serão mediados por William Bonner e o encontro será dividido em cinco blocos. O primeiro e o terceiro, com assuntos determinados, o segundo e o quarto, com temas livres, e o último para considerações finais dos candidatos. Os participantes terão 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Para o direito de resposta, que será analisado por Bonner e pela equipe, o tempo será de um minuto.
Preste atenção na sua escolha!
Considerada a eleição mais virtual de toda a história brasileira, a população deverá ir às urnas eleger Deputado Estadual, Deputado Federal, Senadores, Governador e Presidente. Antes de decidir em quem depositar sua confiança para os próximos anos, vale a pena prestar atenção em alguns pontos. Separamos algumas dicas para ajudar a escolher seus candidatos e exercer seu dever cívico da melhor forma possível.
- Assista aos telejornais, acompanhe as notícias das revistas e de jornais, e acesse diferentes tipos de sites de notícias para acompanhar de perto seu candidato; - O papo de que horário político é chato, realmente pode ser verdade. Não se deixe levar por apelo visual e veja realmente o que importa. É uma forma de ver as propostas do seu escolhido, que caso eleito, deverá cumprir o prometido e você saberá se isso irá mesmo acontecer; - Investigue o passado do candidato e acesse o site oficial do partido. Vale a pena ler a proposta de governo que seu ele expôs ali; - Verifique se seu candidato já se envolveu em caso de corrupção ou escândalos e qual o resultado final de cada denúncia; - Para ajudar na sua pesquisa, os portais www.camara.gov.br e www.senado.gov.br reúnem informações sobre os projetos lançados e os relatores de cada um; - Debata o assunto. Converse com amigos e parentes sobre voto e veja a opinião dos demais, afinal é uma forma de refletir sobre a escolha do seu voto; - Acompanhe os candidatos nas redes sociais. Grande parte deles possuem blogs e participam de plataformas como Twitter, Facebook e Orkut. Essa é uma forma de ficar mais próximo do seu escolhido e, quem sabe, debater diretamente com ele. |
Fotos:
Dilma: Roberto Stuckert Filho
Serra: Cacalo Garrastazu/ObritoNews
Marina: Thays Cabette
Plínio: Divulgação
Atualizado em 6 Set 2011.