Guia da Semana

Foto: Getty Images


Bastante conhecida por proporcionar bem-estar ao corpo, a aromaterapia também traz benefícios se aplicada em casa ou no escritório. O tratamento é feito a partir dos aromas de óleos essenciais, que são substâncias naturais extraídas de flores, folhas, sementes, cascas e raízes.

Além da sensação olfativa agradável que é despertada, tem também forte ação terapêutica provocada pelos ativos químicos, como explica a aromaterapeuta e aromatóloga, Sâmia Maluf. "Eles têm função antisséptica e energizante, que relaxa ou revigora, conforme a composição".

Cravo, canela e a teatree (planta australiana) tem poderosa atuação contra bactérias e fungos. Já as essência de camomila e lavanda, que são as mais usadas, acalmam as energias da casa.

Um fator bastante determinante na escolha do aroma é a temperatura local. Sâmia indica para os dias frios de inverno misturar gengibre, cravo e cítrica, que pdoe ser a bergamota ou tangerina. Já o verão, pede aromas refrescantes como eucalipto e hortelã-pimenta.

Há diversos aplicadores disponíveis no mercado, desde os mais simples aos mais sofisticados. Alguns já vêm com as essências, como é caso das velas, sprays, pout-porris e cerâmicas aromatizadas. Outra possibilidade é aplicar no piso, obedecendo sempre a proporção de 20 gotas de óleo, duas colheres de álcool e 100 ml de água.

Foto: Getty Images


Para cada ambiente da casa existe um aroma terapêutico mais indicado. Confira!

Cozinha: Como é um local onde sempre se regofa alho, cebola e mantém odor de gordura, é recomendável misturar óleo essencial cítrico, que pode ser o de tangerina e aplicar no piso, diluído em álcool e água.

Sala: Vale apostar nos óleos que trazem alegria, paz e serenidade como tangerina, gerânio e lemongrass.

Quarto: O óleo de lavanda é o mais indicado porque ajuda a dormir melhor. Pingue duas gotas numa bolinha de algodão e coloque-a entre a fronha e o travesseiro.

Jantar romântico: Combine ylanglang (flor da indonésia) , patchoulini (oriundo da Índia) e limão tahiti, que são aromas que estimulam a sensualidade.

Banheiro: Para deixar com cheirinho de limpeza, misture eucalipto e hortelã com uma essência cítrica, que além de ajudar a limpar, traz ao ambiente uma aura positiva.

Foto: Getty Images


Escritório: Deve ser, preferencialmente, um aroma que torne as pessoas relaxadas, mas que não as deixe com sono. A dica é combinar cinco gotas de lavanda, cinco de limão- tahiti e outras cinco de hortelã - pimenta.

Casa de praia: Para diminuir a umidade e evitar o mofo, coloque giz de lousa em saquinho, com dez cravinhos, pedaços de canela quebrada e dez pingos de óleo de laranja.

Outra receita interessante te ajuda a deixar desperto durante o dia. Para isso, basta pingar cinco gotas de óleo hortelã-pimenta no chão de onde estiver ou, ainda, no piso do box do banheiro. Ao abrir o chuveiro, o aroma irá se dispersar pelo ar e seus princípios ativos estarão presentes no banho.

Independente da fragância, uma coisa é certa: tanta energia da natureza só poderá te fazer bem. "A aromaterapia, seja no corpo ou na casa, acaba sendo um pequeno ritual que te tira do estresse do dia a dia e te faz relaxar", complementa Sâmia

Serviço:
http://www.bysamia.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.