Guia da Semana

Experiência Internacional

Convênios com universidades e intercâmbios de férias podem fazer a diferença.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ampla bagagem cultural, fluência em idiomas e experiência de trabalho fora do país contam pontos positivos. Mas como conseguir esses diferenciais que envolvem tempo, dinheiro e dedicação?

Para proporcionar novas experiências e garantir formação completa aos estudantes, muitas instituições de ensino já oferecem parcerias com centros universitários de outros países. Essa relação permite intercâmbios entre alunos e professores, visitas, pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro Universitário Senac tem parcerias com reconhecidas instituições estrangeiras de ensino superior, além de acordos institucionais com associações como o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), e multinacionais como a Microsoft e a IBM.

"Essas parcerias proporcionam aos alunos vivência internacional, contato com diferentes técnicas, aprendizado de idiomas e troca cultural. Tudo isso resulta em um profissional mais bem preparado para o mercado, maduro e flexível", diz Márcia Cavalheiro, diretora de Extensão do Centro Universitário Senac.

Um leque de opções

Os alunos de Bacharelado em Fotografia, por exemplo, têm a oportunidade de realizar intercâmbios em renomados institutos, como o Português de Fotografia (Portugal) e a Ecole Nationale Supérieure de la Photographie (França).

Já os estudantes das áreas de administração e negócios e de tecnologia da informação podem participar do programa de férias, com foco em empreendedorismo, da Universidade de Bridgeport (EUA).

Para quem ingressar na área de gastronomia e hotelaria, o Senac oferece a possibilidade de continuidade dos estudos pela escola suíça DCT Swiss Hotel Management School, bem como pela Ecole Lenôtre, primeira escola de confeitaria da França.

Para os interessados na elaboração de projetos acadêmicos, existem também trocas de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias com as Universidades de Québec (Canadá), Alicante (Espanha), Huelva (Espanha) e Indiana (EUA).

"Quando os estudantes têm essa experiência internacional, voltam com um novo olhar sobre o Brasil e a própria instituição. Enxergam as coisas boas que o país tem e o que pode ser aprimorado. Além disso, voltam com mais curiosidade e vontade de aprender. É, sem dúvida, um impulso, uma motivação profissional", completa Márcia.

Aprendendo nas Férias

Além de aproveitar as parcerias internacionais oferecidas pelas universidades, os estudantes podem usar as férias para fazer um intercâmbio e turbinar o currículo. "O período de férias da faculdade, sendo de quatro ou mais semanas, é oportuno, pois o jovem aproveita o momento de descanso para aprender e obter um conhecimento diferenciado, fugindo à rotina", diz Emília Miguel, gerente comercial da Experimento Intercâmbio Cultural.

Foi o que fez a universitária Marina Godoi Cardoso, de 20 anos, que em dezembro de 2009 embarcou para a França para um mês de intercâmbio. "Além de atingir meus objetivos de cultura e aprendizado do idioma, conheci muitas pessoas legais, amadureci e aprendi a me virar. Quando você está sozinho em outro país, a maturidade e o crescimento interior são enormes; me tornei uma pessoa muito mais ativa e aberta aos relacionamentos", conta a jovem.

Agências de Intercâmbio:

CI - Intercâmbio e Viagens
Avenida Paulista, 726, Loja 7, Térreo.
(11) 3371-2888
www.ci.com.br

Experimento Intercâmbio Cultural
Avenida Paulista, 688, conjunto 45, Edifício Santa Fellipa, Bela Vista
(11) 3262 0407
www.experimento.org.br

STB
Avenida Paulista, 2064, Center 3, Loja A35, Piso Augusta, Cerqueira César
(11) 3285-3161
www.stb.com.br

Foto: Getty Images

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Turma da Mônica passa a integrar a grade da TV Cultura a partir de outubro; saiba mais!

Estreia acontece no dia 9 de outubro, junto à novidade 'Mônica Toy'

"São Paulo nas Alturas" estreia na E! Entertainment Brasil em 29 de setembro

Bandas brasileiras tocam no topo de prédios históricos da cidade em novo programa do canal

7 programas da TV aberta que valem a pena

'Profissão Repórter', 'Masterchef' e 'Amor & Sexo' são algumas das opções

Transmissão ao vivo do Rock in Rio 2017 na TV e Internet

Multishow e Rede Globo vão transmitir as principais atrações do festival nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro

Anitta lidera indicações ao 'Meus Prêmios Nick 2017'; confira a lista completa!

Preamiação contece no dia 25 de outubro, com transmissão pela Nickelodeon

Rio de Janeiro: sinal analógico da TV termina no dia 25 de outubro; saiba como fazer a transição para o digital

O Guia da Semana tira todas as suas dúvidas sobre o assunto