Guia da Semana

A TV fechada não vive apenas de filmes ou séries dramáticas. Um de seus públicos mais cativos são os apaixonados por culinária. Além de Palmirinha, Ana Maria Braga e Edu Guedes - atrações nas grades das redes abertas -, os canais por assinatura abrem o leque e oferecem conteúdos diversificados em programas que ensinam receitas e que exploram a gastronomia pelo mundo.

Os já conhecidos Olivier Anquier, Jamie Oliver e Claude Troisgros dividem os holofotes com nomes como Nigella, Gordon Ramsay e Curtis Stone, que despontam como novos ídolos das panelas nos canais GNT (Globosat), FOX Life, Discovery Home & Health e Discovery Travel & Living. Conheça seus programas e em que horário pode se deixar encantar por eles:

Que Marravilha!
Em formato reality show, o francês Claude Troigros ajuda participantes que têm pouca ou nenhuma habilidade ou experiência na cozinha. São pratos "possíveis", mas que mantêm seu gosto pela alta gastronomia.
Exibição: GNT
Horário: Quinta, 22h; sexta, 10h; sábado, 12h30; domingo, 18h30.

Diário do Olivier
Olivier Anquier volta à televisão em nova temporada. Os cinco primeiros episódios foram gravados na França, ao lado de sua filha Júlia. No Brasil, ele encara roteiros de viagens, em busca de segredos e paixões da gastronomia brasileira. No fim, ensina como prepará-las.
Exibição: GNT
Horário: Quinta, 22h30; sexta, 10h30; sábado, 19h30; domingo, 12h30.

Jamie Oliver e a Revolução da Comida
Após encarar o desafio de mudar hábitos alimentares nas escolas inglesas, Oliver retorna com o mesmo espírito, mas agora nos Estados Unidos. Tudo para criar um menu mais saudável para um população com elevadas taxas de obesidade em crianças.
Exibição: GNT
Horário: Sábado, 19h. Quarta, 18h; quinta, 9h.

Nigella Express
Nada de receitas saudáveis aqui. A chef Nigella ensina pratos rápidos para quem quer saboreá-lo sem pensar nas calorias. Destaque para as criações açucaradas da profissional, sempre com muito chocolate e chantilly.
Exibição: GNT
Horário: Terça, 11h30; quinta, 18h; sexta, 9h; sábado, 12h.

Kitchen Nightmares
O experiente e polêmico chef Gordon Ramsay deixa seu restaurante cinco estrelas e tem uma semana para impedir que estabelecimentos vazios fechem as portas.
Exibição: FOX Life
Horário: Segunda, 23h; terça, 5h e 22h; quarta, 4h; sexta, 22h.

Chef a Domicílio
O chef australiano Curtis Stone invade a casa de estranhos e prepara pratos inspirados em sabores europeus para norte-americanos. Ele iniciou na carreira aos 18 anos e é autor de diversos livros, sempre pregando simplicidade e o uso de produtos naturais.
Exibição: Discovery Home & Health
Horário: Quinta, 20h.

Emeril Green: Eco-Gastronomia
Com mais de 30 anos de experiência em culinária orgânica, Emeril Lagasse dá dicas para uma refeição completa, desde a escolha dos ingredientes até o resultado final. O apresentador revela segredos de sua cozinha "verde" e ensina cardápios criativos.
Exibição: Discovery Home & Health
Horário: Sábado, 12h.

Anthony Bourdain: Sem Reservas
De maneira honesta e sarcástica, Bourdain percorre trilhas divertidas pelos cinco continentes e experimenta de tudo: de ensopado de língua de gado a cabeça de porco cozida a vapor. Gana, Namíbia, Xangai, Bavária e Nova Guiné são alguns dos países visitados.
Exibição: Discovery Travel & Living
Horário: Sábado, 21h; domingo, 20h.

Comidas Exóticas
Andrew Zimmern desvenda sabores e texturas pelo mundo, provando que tem um estômago resistente e a mente aberta. O chef se instala no local de origem do prato típico e pesquisa sua história junto do povo. Países da Ásia e Pacífico Sul são estrelas.
Exibição: Discovery Travel & Living
Horário: Quinta, 23h; sábado, 20h.

Cozinha Caseira
Liderado pelas chefs Mariana Valentini e Carole Crema, o programa é uma produção do BemSimples (grade de programação independente). Elas elaboram receitas fáceis e rápidas para a mulher que tem de combinar o trabalho com as tarefas do lar.
Exibição: FOX Life
Horário: Segunda e quarta, 9h30.

Atualizado em 10 Abr 2012.