Guia da Semana

Foto: Getty Images


Você sabe qual é o melhor investimento do mercado? Se souber, está enganado. O melhor investimento é uma ficção, ele não existe. Na verdade, qualquer investimento é bom quando o investidor está bem preparado e consciente dos riscos e oportunidades.

Milhares de pessoas enriquecem com ações, outros milhares com imóveis. Há quem construa sua fortuna com fundos ou então com os convenientes planos de previdência privada. O investimento inteligente é aquele que reúne as qualidades necessárias para realmente construir a independência financeira do investidor.

Por isso, entendo que um investimento só é inteligente se sua rentabilidade estiver acima da média, sem exigir do investidor muito tempo para se manter informado, sem tirar suas noites de sono e com a condição de que o investidor saiba exatamente aonde pode e quer chegar com sua aquisição. Se seu investimento lhe tomar mais tempo do que seu lazer ou lhe gerar preocupações ao invés de alegrias, ele certamente não é uma boa escolha.

Não tenho dúvidas de que enriquecer é uma questão de escolha. O que está faltando à maioria das pessoas é a percepção de que o planejamento financeiro de longo prazo é muito recompensador, que os bons investimentos estão disponíveis até aos poupadores iniciantes e que todos nós temos em nossas mãos a capacidade de melhorar sensivelmente a história de nossas famílias.

Para que isso aconteça, precisamos dar mais importância ao valor do dinheiro que temos em mãos, despertar para as oportunidades que podem garantir uma vida mais longa e próspera, como a maioria das pessoas fez quando se discutiu mais profundamente os benefícios de uma boa alimentação e dos cuidados com a saúde. Temos que buscar informações, para saber qual é o melhor investimento para cada um de nós.

Não tenho dúvidas de que o Brasil está passando por um forte processo de enriquecimento que afetará a todos os brasileiros positivamente. Porém, aqueles mais bem informados e predispostos a agir terão sua vida muito mais impactada do que aqueles que simplesmente estão satisfeitos com sua situação atual. Mais do que bons investimentos, o que ainda falta ao mercado são bons investidores.

Para investir bem, devemos ter em mente que jamais teremos em mãos toda informação disponível sobre qualquer investimento, que sempre haverá investimentos que rendem mais do que o que escolhemos, que rendimentos espetaculares dependem bastante de nossa sorte ou de um certo grau de especulação e que uma rentabilidade mediana e consistente produz mais resultados do que grandes rentabilidades sujeitas a muito risco.

O fato é que existem muitos investimentos simples e inteligentes sobrando no mercado e sendo desprezados por aqueles que foram contagiados pela febre dos ganhos espetaculares. Uma pena, pois os investimentos mais complexos consomem mais de nossa vida. Se seu investimento lhe toma mais tempo que seu lazer ou lhe rouba horas de sono ou então é fonte de preocupações e úlceras em sua vida, provavelmente você escolheu o investimento errado.

Um investimento inteligente é aquele que lhe traz uma sensação contínua de satisfação e segurança, que não o assusta nas crises e que não lhe toma muito tempo para que você se atualize sobre ele. Essas características são encontradas em qualquer mercado, e cabe ao investidor experimentá-las e aprová-las.

Quem é a colunista: Gustavo Cerbasi.


O que faz: Autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Editora Gente) e lança em agosto o livro Mais Tempo, Mais Dinheiro (Thomas Nelson Brasil).


Fale com ele: [email protected]




Não Perca! Pela 1ª vez no Brasil, o criador de "Pai Rico, Pai Pobre", Robert Kiyosaki, em palestra inédita na Expo Money São Paulo 2009. São mais de 150 palestras gratuitas, ministradas por experts no assunto. Os participantes aprendem sobre Planejamento Financeiro Pessoal e opções de investimentos disponíveis no mercado, para conquistar a independência financeira.




Atualizado em 6 Set 2011.